VTEXDay 2022: Vem conferir o que rolou no evento!

Autor do artigo
por Thaís Serrano
19/04/2022
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Nos dias 12 e 13 de abril de 2022, aconteceu no SP Expo, em São Paulo, o VTEXDay, promovido pela VTEX.

O evento, que vem se firmando a cada ano como um dos maiores no segmento de tecnologia, negócios, empreendedorismo e tendências de mercado, reuniu grandes nomes do Brasil e do mundo para debater sobre assuntos quentes do momento.

Reunimos abaixo alguns highlights importantes para ficar no radar:

PONTOS DE REAFIRMAÇÃO

Alguns temas tratados nos mais de 20 encontros (entre debates, painéis, apresentações, etc) que ocorreram durante o evento não eram novidade, mas foram reafirmados devido a importância que tem no mercado atual e suas nuances e variações para os movimentos futuros nos negócios. Por exemplo:

- Integração: não dá para seguir adiante com a tecnologia sem falar sobre integração. Criar uma ferramenta ou recurso tecnológico que não se integra com outras já existentes no mercado é dar fim a algo que nem começou! Mas, durante o evento, o tema foi tratado de forma diferente, tirando um pouco a atenção das ferramentas integradas e dando luz à integração entre ferramentas e pessoas, afinal, a integração deve considerar também quem as utiliza e para qual fim ela deve ser desenvolvida. Quando falamos em integração, devemos elevar o pensamento em solucionar dores e promover facilidades para o dia a dia de um negócio.

- Omnichannel: a comunicação em múltiplos canais já é uma realidade para diversas empresas e, no evento, o foco desse tema foi tratar a importância de cruzar de forma extremamente eficiente os mais diversos canais de venda e comunicação para facilitar e tornar cada vez melhor a experiência do cliente com a marca. A equação entre tempo X espaço deve ser considerada, mas os rumos da tecnologia já nos permite realizar façanhas antes impossíveis. Há empresas que já oferecem experiências de compra no site com retirada do produto em loja física em menos de 45 minutos.

- Experiência do cliente: em sua apresentação, Brendan Witcher, VP Principal Analyst da Forrester, afirmou que é improvável que 61% dos consumidores retornem a um site que não ofereça uma experiência de compra satisfatória ao cliente. Ou seja, mais do que adquirir novos leads, o desafio das empresas está na retenção dos clientes e isso só é possível se elas oferecerem uma ótima experiência de compra a eles. Nunca se falou tanto na importância de investimentos em recursos e ferramentas que tornem a experiência do consumidor cada vez melhor com o objetivo de retenção.

- Jornada do consumidor: na apresentação sobre as "As tendências do comércio digital mais importantes do mundo", Julia Rueff, Head de Marketplace do Mercado Livre, comentou que o foco em aumento de receita nunca pode comprometer a jornada de compra do consumidor. Ou seja, a ambição em adquirir novos clientes a qualquer custo não pode interferir na jornada de compra bem sucedida. O objetivo - e também desafio - das empresas é ampliar as vendas sempre focando na boa execução da jornada de compra.

PONTOS DE ATENÇÃO

Novos comportamentos de consumo já foram constatados após o auge da pandemia. No painel especial "A preparação das marcas para o mundo pós-pandemia e o poder das tecnologias energéticas", Alex Brandstetter, Head of Retail Strategy da Gorilla Group, compartilhou um estudo que já mostra a mudança de comportamento de consumo em diversos países do mundo.

Essa tendência também foi discutida por Scott Galloway, palestrante, autor, empreendedor e professor clínico de marketing na Escola de Negócios Stern da Universidade de Nova York, durante o painel "Da crise a oportunidade: o que esperar da pós-pandemia", onde tratou sobre os desafios que as empresas estão ou estarão enfrentando e como é possível transformá-los em oportunidades de negócio.

PONTOS DE TENDÊNCIA

Muitas novidades já estão despontando no mercado e algumas delas já estão disponíveis. Grandes empresas estão focando seus recursos financeiros na abertura de novos canais de venda, de olho na nova geração de consumidores e também na mudança de consumo causada pela pandemia.

- Live shopping: se você nunca ouviu falar, se prepare: live shopping promete ser o mais novo e utilizado canal de compras das gerações mais jovens e antenadas. Trata-se da combinação do e-commerce com o live streaming, ou seja, um processo de compra ao vivo. Isso mesmo! É uma transmissão ao vivo com o objetivo de venda. A ideia é entrar ao vivo em uma live e promover os seus produtos para seus seguidores, mostrando detalhes, características e, por que não, oferecer descontos exclusivos em tempo real para quem está assistindo.

- Crossborder: o crossborder nada mais é que o comércio transfronteiriço, ou seja, que cruza fronteiras. Com o crescimento exponencial de grandes marketplaces europeus e asiáticos, o crossborder tem se tornado cada vez mais comum. Porém, seus desafios são grandes e estão relacionados, principalmente, à legislação, formas de pagamento e processamento, logística e logística reserva.

- Whatsapp: o app mais utilizado no Brasil para comunicação tem grande potencial para crescer como um canal de venda. Muitas empresas já o utilizam para esse fim, mas ainda há muitos gaps que precisam ser corrigidos para que elas consigam automatizar as vendas originadas ali.

- Metaverso: muito tem se falado sobre o metaverso, que é uma espécie de "mundo virtual" que tenta replicar a realidade através de dispositivos digitais. Mas, ainda há muitas dúvidas sobre o uso dele no "mundo real". Na apresentação "Metaverso: o futuro do Social Commerce?", Carlos Busch, Partner do Grupo Primo, comentou que o metaverso precisa ser visto e utilizado pelas empresas de forma útil e exemplificou como uma empresa de cosméticos poderia vender seus produtos deixando os clientes utilizarem eles antes, utilizando o Metaverso para testá-los. Seria sonho?

Algumas dessas tendências já estão se confirmando e outras ainda estão em curso, mas com certeza estamos atentos para garantir que nossos clientes tenham acesso ao que há de mais moderno e recente no mercado para transformar suas vendas.


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