A 34ª edição do Festuris, considerado o maior evento de negócios turísticos das Américas, aconteceu no último final de semana, de 03 a 06 de novembro de 2022, em Gramado, no Rio Grande do Sul.
Com o tema “Ressignificando o Turismo”, a edição marcou a retomada dos eventos presenciais do setor, reunindo uma extensa programação de debates no espaço Meeting, e também a Feira de Negócios, com stands representando vários estados e cidades turísticas brasileiras, além de empresas do trade.
Dentre tantas novidades e informações de extrema relevância, destacamos alguns highlights:
Investimentos
Durante sua apresentação, Raphael Ayub, da Secretaria Estadual de Turismo do Rio Grande do Sul, destacou a importância dos investimentos que estão sendo feitos para o fortalecimento do turismo na região gaúcha.
Mas, ao longo do evento, a presença de stands com representantes de vários outros destinos turísticos brasileiros, prova a importância de investimentos fortes e constantes a partir do governo federal para o fortalecimento do turismo em todo o Brasil, comprovando a capacidade que nosso país tem de se transformar em uma grande potência turística mundial.
Tecnologia
Pauta presente em praticamente todos os eventos que participamos, a tecnologia não está mais apartada. Pelo contrário! Ela faz parte de toda e qualquer transação comercial.
Mas, existe ainda uma forte necessidade em educar o trade para que este possa utilizar a tecnologia a favor dos seus negócios e extrair ao máximo todos os benefícios que a inovação pode trazer para o setor.
Eduardo Bernardes Neto, Vice-presidente de Marketing e Vendas da GOL, deixa isso claro em sua fala durante sua apresentação: “A inovação é um processo que transforma o mundo, através da transformação das pessoas”.
Além disso, a área de inovação do evento reuniu diversas empresas que atuam com tecnologia para o setor, como a Planne, que, pela primeira vez, esteve presente com um stand em espaço estratégico, onde pôde receber diversos visitantes e realizar conexões importantes.
Durante o evento, nós promovemos uma gincana que agitou o stand e, como parte da premiação máxima, nossos convidados tiveram a oportunidade de experimentar na prática as facilidades que nossas soluções promovem nos e-commerces que desenvolvemos.
Sustentabilidade
Tema forte e que levantou uma série de discussões durante o evento, principalmente com a presença de representantes do Greenpeace. A busca por preservação e políticas públicas sustentáveis é uma necessidade para os destinos turísticos brasileiros, principalmente - mas, não somente - os naturais.
A preocupação com o uso excessivo de equipamentos turísticos naturais esbarra em uma série de questões que vão na contramão de interesses capitalistas e precisam ser discutidas de forma a encontrar soluções que atendam às necessidades de todos.
Conhecimento
Outro espaço bastante frequentado foi o de Mentoria, que reuniu uma programação focada em oficinas com temas variados sobre gestão, vendas e marketing para potencializar o conhecimento do trade.
Além disso, o espaço de Business & Innovation reuniu encontros com potências do setor compartilhando conhecimentos sobre um dos tipos de turismo que mais cresce no país: turismo de negócios.
Tendências
No evento, alguns espaços tinham a missão de promover temas que são tendências no setor turístico:
- Luxury: um mega stand com representantes das mais variadas empresas que atendem um nicho de mercado muito exigente. O turismo de luxo está em constante crescimento e promete aquecer ainda mais o setor, mas para isso, é preciso que as empresas se especializem cada vez mais e ofereçam experiências exclusivas e que surpreendam.
- LGBTQIA+: assim como o turista de luxo, o público LGBTQIA+ tem o desejo crescente de explorar destinos turísticos diferentes com a vivência de experiências inovadoras. O atendimento a esse público exige conhecimento e atenção aos detalhes que facilitarão a sua fidelização.
- Wedding: uma forte tendência do setor é a da realização de casamentos em destinos diferentes. Para a realização da cerimônia, uma série de serviços são contratados, o que potencializa a cadeia de serviços locais e fortalece os negócios regionais.
Muitas outras ações aconteceram durante o evento que foi finalizado com saldo positivo e sucesso!
A divulgação da 35ª edição que acontecerá em 2023 já começou e nós estaremos lá!