Fluxo de caixa em restaurantes: como controlar as entradas e saídas?

Autor do artigo
por Gregório Nardini
08/09/2023
Capa do blog

Aprender a gerenciar o fluxo de caixa em restaurantes é importantíssimo para a saúde financeira da empresa e pode representar o sucesso - ou o insucesso - da sua jornada empreendedora.

Sabemos que administrar um restaurante não é fácil e traz diversos desafios, mas o controle do fluxo de caixa não precisa ser um deles.

Há desafios inerentes ao modelo de negócio, como a gestão dos insumos, horários de trabalho, funcionamento e toda a logística que a empresa exige.

Atualmente, a administração do restaurante exige que você tenha em mãos ferramentas que agilizem a gestão de seu negócio, principalmente quando falamos em fluxo de caixa.

Para que o fluxo de caixa funcione bem, é preciso que ele seja acessível, fácil de utilizar e possa ser personalizável conforme a realidade da empresa. E é para te ajudar nisso que escrevemos este conteúdo.

Aqui, você aprende o que é e como fazer o fluxo de caixa do restaurante de modo simples e personalizável. Além disso, compartilhamos dicas que vão te ajudar a tornar esse controle mais eficiente.

Siga com a gente para aprender tudo o que você precisa saber sobre fluxo de caixa em restaurante e, ainda, como alavancar suas vendas.

O que é fluxo de caixa?

O fluxo de caixa é o nome que damos ao registro de todas as transações monetárias realizadas por uma empresa, ao longo de um período específico, podendo ser diário, mensal ou conforme desejar. É nele que registramos as receitas (entradas de dinheiro) e despesas (saídas de dinheiro).

Dependendo da sua idade, talvez possa se lembrar de quando via aquele vendedor da padaria na esquina de casa anotando em um caderninho todo o dinheiro que entrava e o que saía. O que ele fazia ali era um tipo de fluxo de caixa.

Hoje, é claro, não utilizamos mais um caderno (ou, pelo menos, você não deveria fazer isso) para acompanhar os registros do seu fluxo de caixa.

Graças à tecnologia, podemos contar com recursos de automatização de processos, inclusive os financeiros, tornando esse acompanhamento muito mais ágil, seguro, confiável e, acredite, simples.

Continue lendo para aprender como fazer o fluxo de caixa de um restaurante.

Leia também: Reservas antecipadas podem aumentar o faturamento do seu restaurante temático

Como fazer o fluxo de caixa do restaurante?

Fazer o fluxo de caixa de um restaurante exige que você organize todas as informações de entrada e saída de dinheiro. A melhor forma de fazer isso é organizando esses dados em períodos diários e mensais, sempre anotando tudo aquilo que é receita ou despesa.

Para que tudo isso funcione, é preciso que você tenha estas informações organizadas em uma planilha de fluxo de caixa de restaurante.

Você pode criar uma planilha utilizando o Excel, o Google Planilhas ou qualquer outro programa de sua preferência. O mais importante aqui é saber dividir as informações e distribuí-las na ferramenta escolhida.

O que precisa estar na planilha de fluxo de caixa do restaurante?

Algumas informações que precisam estar na planilha de fluxo de caixa de restaurante são:

  • receitas organizadas por: vendas diárias, vendas mensais e outras fontes de recursos;
  • despesas fixas da empresa: como salários, luz, água e tudo aquilo que se encaixa em despesas fixas;
  • despesas variáveis: por exemplo, a compra de insumos para a produção dos alimentos, os gastos com manutenção e reparos e as compras de equipamentos.

Na planilha do fluxo de caixa, crie uma coluna ou aba para cada uma dessas informações e lembre-se de atualizá-la todos os dias. Preferencialmente, faça isso todas as vezes que realizar uma venda.

Crie uma linha que apresenta o resultado do dia, reduzindo as despesas do valor das receitas.

O fluxo de caixa positivo indica que houve mais entradas do que saídas. Por sua vez, o fluxo negativo mostra que você teve mais despesas do que o faturamento suportou.

Seu objetivo deve ser manter o caixa positivo, entretanto, é comum que alguns dias apresentem um resultado negativo, como datas de pagamento de funcionários e fornecedores.

Organize tudo isso em sua planilha de fluxo de caixa de restaurante de maneira que ela possa ser acessada online, pois, assim, você poderá atualizar e acessá-la de onde estiver. O Google Planilhas permite que você faça isso gratuitamente.

Leia também: 4 dicas para minimizar as taxas de no-show aplicando as vendas antecipadas

Como controlar o fluxo de caixa de um restaurante?

Para controlar o fluxo de caixa de um restaurante é essencial:

1. monitorar e registar sua movimentação diária de dinheiro; 2. criar um processo de previsão de fluxo de caixa; 3. otimizar o gerenciamento de estoque; 4. negociar prazos de pagamento com os fornecedores; 5. cortar as despesas desnecessárias; 6. manter sua contabilidade atualizada.

Junto a essas práticas, vale a pena criar atrativos para levar mais clientes para o estabelecimento. Uma dica interessante é transformá-lo, por exemplo, em um restaurante temático.

É claro que criar um ambiente temático pode ser uma mudança radical demais a princípio. Mas nada te impede de criar dias com comidas temáticas, cardápios temáticos ou mesmo pratos festivos para alguma ocasião especial. Eventos temáticos em restaurantes tendem a atrair muitos clientes.

Junto a isso, otimize seus pontos de conversão, criando um sistema de reservas online que facilitará o processo para os clientes.

Com esse tipo de solução, você pode aproveitar outros benefícios, como o aumento da previsibilidade, o que é muito benéfico para sua planilha de fluxo de caixa do restaurante.

Para tal, conte com a Planne, uma plataforma de e-commerce para restaurantes, que automatiza as vendas de suas reservas com soluções de pré-pagamento parcial convertido em consumação ou na forma de pagamento antecipada.

Tudo isso te ajuda a ampliar o faturamento e o ticket médio, além de trazer mais previsibilidade para seu negócio.


Compartilhe este artigo:
twitter social iconfacebook social iconlinkedin social iconWhatsapp social icon
divider graphic

Veja mais...

Ir ao topo