Como funciona o e-commerce de ingressos? Saiba como vender online!

Autor do artigo
por Gregório Nardini
25/10/2023
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O e-commerce de ingressos é um canal que ajuda a aumentar as vendas e a visibilidade do seu estabelecimento, já que garante que ele esteja presente on-line e atinja pessoas de todos os cantos do país.

Na prática, ele pode funcionar por tiqueteiras ou por uma plataforma de vendas de ingressos. Aliás, cada uma tem suas próprias características, mas os benefícios para as vendas costumam ser os mesmos.

Quer aprender mais sobre o assunto? Então, siga a leitura para conferir:

  • como o e-commerce de ingressos funciona;
  • quais as vantagens;
  • como escolher uma boa plataforma.

Não perca tempo e confira!

Como funciona o e-commerce de ingressos?

O e-commerce de ingressos pode funcionar de duas maneiras: tiqueteiras e plataformas de venda de ingressos.

As tiqueteiras são sistemas externos que comercializam os ingressos e cobram uma taxa — uma porcentagem do valor — em cima de cada venda.

Por sua vez, as plataformas de venda de ingressos possibilitam a criação de páginas personalizadas — com domínios próprios — para os estabelecimentos. Aqui, geralmente, é paga uma taxa para ter acesso às funcionalidades diversas, como pagamento on-line, página própria, mapa de lugares etc.

Ambas as modalidades permitem que os clientes acessem e comprem seus ingressos pela internet. Inclusive, é possível realizar o pagamento on-line das mais diversas formas.

>>>> Confira também: qual a diferença entre e-commerce e loja virtual?

Quais os benefícios do e-commerce de ingressos?

O e-commerce de ingressos traz os seguintes benefícios:

  • otimiza o planejamento de estoque;
  • amplia as vendas;
  • melhora a visibilidade do negócio;
  • traz mais acessibilidade.

Para compreender melhor, confira o que cada uma dessas vantagens representa na prática!

1. Otimiza o planejamento de estoque

Para compreender melhor esse benefício, imagine o exemplo do restaurante de um parque temático. No caso, é preciso se atentar a diversos detalhes para atender bem os clientes, como os ingredientes para preparo dos pratos e a decoração, especialmente em dias de eventos.

Nesse cenário, o e-commerce de ingressos possibilita saber, com exatidão, a quantidade de pessoas que têm reservas antecipadas. Logo, é possível otimizar o planejamento de estoque para atendê-las, sem faltar ou sobrar nenhum item.

Caso os ingressos sejam vendidos apenas no local — e na hora de chegada — há o risco de faltar insumos essenciais para os pratos do cardápio. Isso gera insatisfação entre os clientes e ninguém deseja passar por essa situação, concorda?

2. Amplia as vendas

Outra grande vantagem do e-commerce de ingresso é que a prática tem o potencial de ampliar as vendas. Voltemos ao exemplo do parque temático.

Com o modelo de vendas tradicional — presencial — o cliente precisa se deslocar até o local, gerando mais gastos e transtornos para ele, já que corre o risco de enfrentar filas ou chegar em um dia que não tenha mais vagas disponíveis. Isso, por sua vez, aumenta as taxas de desistência.

Ao vender ingressos on-line, esses problemas são eliminados. Afinal, o cliente precisa apenas entrar na página do estabelecimento, conferir os dias com ingressos disponíveis e fazer toda a transação on-line.

Logo, mais pessoas são atingidas, você tem um maior controle sobre as vendas e, consequentemente, consegue atender mais pessoas.

>>>> Veja também: como gerar mais vendas de ingressos por meio de parcerias?

3. Melhora a visibilidade do negócio

O e-commerce de ingressos também tem a possibilidade de melhorar a visibilidade do seu negócio. Afinal, a estratégia faz com que seu estabelecimento fique disponível on-line até para pessoas que vivem em outras regiões e visitam sua cidade.

Para ficar mais claro, imagine o caso de uma empresa de turismo receptivo. Com a venda de ingressos on-line, mais pessoas encontram o serviço, já que o anúncio pode aparecer em buscas sobre a cidade onde ele se encontra.

Isso acontece ao criar uma página para a venda dos ingressos, que é personalizada com todas as informações essenciais, como vantagens, valores, datas disponíveis etc.

Ao encontrar essa opção em buscadores como o Google, os potenciais clientes ficam a par dos benefícios de contratá-la, sem precisar sair de casa.

4. Traz mais acessibilidade

Por último, o e-commerce de ingressos proporciona mais acessibilidade, pois não apenas elimina as filas intermináveis, como também permite que pessoas de outros lugares do país façam suas reservas remotamente.

Imagine que um turista agende uma viagem para determinada cidade. Ao pesquisar as atrações do local, ele descobre seu parque temático e deseja ir.

Pois bem, vender ingressos on-line possibilita que você já garanta a presença dele, mesmo com meses de antecedência. Além do mais, as plataformas costumam disponibilizar sistemas de pagamento on-line.

Sendo assim, as partes mais burocráticas do processo — como agendamento e pagamento — são resolvidas pela internet e em poucos minutos, tornando a visita mais acessível.

Como escolher uma boa plataforma de venda de ingressos?

Resolveu que quer investir no e-commerce de ingressos? Então, chegou a hora de escolher um bom canal ou plataforma de venda de ingressos.

Para acertar nessa escolha, fique atento aos seguintes pontos:

  • regras de disponibilidade, para trazer mais controle sobre as vendas;
  • integração com Google Analytics e Google Ads para monitorar os acessos;
  • sites personalizados, responsivos e com domínios próprios;
  • sistema de checkout e pagamento on-line fácil de usar;
  • mapa de lugares para que os clientes possam escolher onde sentar;
  • visibilidade dos resultados financeiros para controle dos rendimentos.

Sabe qual é a plataforma que oferece tudo isso e muito mais? A Planne. Com ela, você faz a gestão de todas as etapas da venda de ingressos on-line em um só lugar. Solicite uma demonstração gratuita e confira como essa solução funciona na prática!


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