Qual a diferença entre e-commerce e loja virtual? Descubra!

Autor do artigo
por Gregório Nardini
22/11/2021
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Você sabe qual a diferença entre e-commerce e loja virtual? Diferentemente do que muita gente acha, esses dois termos não são sinônimos. Mas o que faz com que eles sejam diferentes?

E, entendendo esses dois conceitos, como dar o próximo passo para aproveitar a movimentação das vendas online, visando elevar os resultados do seu negócio?

As respostas para essas e outras perguntas você confere ao longo deste material.

Qual a diferença entre e-commerce, loja virtual e marketplace?

Para começar, é essencial compreender o que é e-commerce e loja virtual, para, depois, diferenciar seus conceitos diante do marketplace.

O que é e-commerce?

O e-commerce é um mercado online que visa comercializar produtos e serviços de forma não presencial, utilizando equipamentos eletrônicos, como computadores, tablets, smartphones e totens, por exemplo.

Nesse caso, os consumidores não realizam uma compra com a assistência frente a frente de um vendedor. Em vez disso, tudo é feito via autoatendimento, com autonomia do consumidor.

Leia também: A importância de ter um site otimizado para vendas via mobile

O que é loja virtual?

Já a loja virtual é um formato de vendas no mercado de e-commerce, em que os consumidores acessam o site, escolhem produtos e realizam a compra de modo autônomo.

Em outras palavras, a loja virtual é uma das maneiras por meio das quais um empreendedor pode vender produtos no mercado de e-commerce.

Trata-se de um complexo online dotado de páginas de categorias, produtos, pagamento e check out, entre outras.

O consumidor acessa uma loja virtual, clica no produto e, assim, é conduzido a uma página de vendas. Ele lê as descrições e, se gostar, clica no botão “Comprar”.

Abre-se, então, a página de checkout e pagamento. Ele paga. Por fim, escolhe receber o produto em casa ou retirá-lo em um ponto físico.

Nesse cenário, existe outro termo muito comum: marketplace. Para solucionar todas as suas dúvidas, aproveitamos para conceituar esse termo logo adiante.

Marketplace

Marketplace é um espaço de venda na internet que reúne diferentes empresas vendendo produtos.

Nesse local, os usuários podem encontrar o mesmo produto, com diferentes opções de preços e modelos.

Existem diferentes empresas que disponibilizam estrutura para os vendedores apresentarem seus produtos e vendê-los com facilidade.

Trata-se de uma empresa maior, que disponibiliza a plataforma para que você possa anunciar, juntamente com outros empreendedores.

Esse é um espaço de venda online que reúne muitas empresas, oferecendo aos usuários diversas opções de produtos e preços.

Além de sua loja virtual, o marketplace pode ser o espaço ideal para ter contato mais direto com seu cliente.

Leia também: Marketplace para vender experiências turísticas existe!

E-commerce e loja virtual: qual a diferença?

A diferença entre e-commerce e loja virtual está no fato de que o primeiro envolve vários processos e não se restringe apenas ao seu site hospedado; isso, na verdade, é o que chamamos de loja virtual. Assim, a loja virtual é uma parte no próprio e-commerce.

Na prática, isso significa que a loja virtual não é o único canal de vendas que um e-commerce possui, o que ainda pode incluir redes sociais, e-mail marketing e outros.

Por falar nisso, alguns especialistas explicam a diferença entre e-commerce e loja virtual da seguinte forma:

“E-commerce é o mercado virtual onde as vendas onlines ocorrem e loja virtual é o conjunto das ferramentas com que se torna possível comercializar produtos e serviços dentro desse mercado.”

Qual é a diferença entre marketplace e loja virtual?

**A principal diferença entre esses dois canais está no fato de que a loja virtual é uma plataforma de propriedade de um único vendedor. Já no marketplace, o canal de vendas é de outra pessoa e você cadastra seus produtos para serem vendidos junto com as mercadorias de outros lojistas. **

Na loja virtual própria, são vendidos apenas os seus produtos. Já no marketplace, outros vendedores também usam o canal para vender suas mercadorias.

Na prática, o marketplace funciona como um tipo de shopping, em que várias lojas “alugam” um espaço e realizam suas vendas.

O marketplace fornece a infraestrutura, enquanto os vendedores são responsáveis por gerenciar seus próprios produtos e atendimento ao cliente.

Qual formato é melhor para vender online?

Agora que você já sabe qual a diferença entre e-commerce, loja virtual e marketplace, qual é a melhor opção para sua empresa?

Isso depende do seu cliente e dos objetivos do negócio. E nada impede que você tenha uma loja virtual (dentro do e-commerce) e um marketplace, por exemplo.

Como foi dito, a loja virtual é apenas uma das formas de vender produtos na internet.

Você pode, possivelmente, vender os mesmo produtos nas redes sociais, em marketplaces, por e-mail e outras formas de e-commerce.

Como vender serviços usando um e-commerce? 5 dicas

Sabendo qual a diferença entre e-commerce e loja virtual, é hora de entender como aplicar esse formato de venda online para o nicho de serviços.

Talvez você ainda não saiba, mas mesmo que tenha um restaurante temático, parque temático, museu ou outro tipo de negócio, também pode aproveitar os canais digitais para aumentar a previsibilidade e o faturamento.

Por meio de canais que possibilitam, por exemplo, a venda antecipada de uma entrada ou a reserva online de uma mesa, é possível alcançar melhores resultados comerciais, como:

  • redução de no-show;
  • aumento do ticket médio;
  • ampliação da conversão.

A propósito, hoje em dia, a busca por soluções e atendimento online é uma demanda que não para de crescer.

Considerando esses pontos-chave, vem a questão: como vender serviços online? Confira as dicas abaixo.

1. Determine o investimento que deseja fazer

O primeiro passo para montar uma loja virtual é determinar o investimento que você deseja fazer. Para isso, analise:

  • os produtos que deseja vender;
  • a logística e os processos;
  • as estratégias de marketing;
  • como será o controle das finanças.

Não ter esse cuidado pode colocar suas operações em risco, comprometendo o fluxo de caixa e o pleno funcionamento do negócio.

2. Regularize sua empresa

O primeiro passo para essa regularização é abrir um CNPJ. Se você está começando o empreendimento por conta própria, o ideal é que se regularize como Microempreendedor Individual.

Isso garante seus direitos trabalhistas, agindo conforme a lei e podendo emitir notas fiscais.

3. Contrate a Planne

Se você busca uma plataforma de e-commerce focada no mercado de serviços e turismo receptivo, não deixe de conhecer a Planne, especialmente pensada para:

  • parques temáticos;
  • museus;
  • restaurantes temáticos;
  • agências de turismo;
  • e mais.

Sabemos qual a diferença entre e-commerce e loja virtual e, ainda, compreendemos que o comércio eletrônico deixou de ser o futuro para se transformar no presente.

Tecnologia está na nossa essência e, portanto, será muito fácil criar sua própria plataforma de e-commerce para venda de ingressos, vouchers e reservas.

4. Mapeie seu público-alvo

Ao mapear seu público de interesse, você estabelecerá os produtos que deverão ser oferecidos com maior facilidade.

Aliás, entender quem é o seu público-alvo e como ele se comporta facilitará sua comunicação, tanto nas promoções quanto nas campanhas de marketing, por exemplo.

5. Defina a estrutura de vendas da sua loja virtual

Por último, mas não menos importante, está a definição da estrutura de venda. É de suma importância avaliar os pontos de venda (PDVs).

Uma vez que você já sabe qual a diferença entre e-commerce e loja virtual, entende que, se a ideia for vender somente no próprio site, será preciso investir em marketing e anúncios pagos, por exemplo. Isso se faz necessário para os usuários encontrarem os produtos no universo digital.

Quais as principais vantagens de ter um e-commerce ou loja virtual?

Na lista de principais vantagens de ter um e-commerce ou loja virtual, estão:

- capacidade de alcance global; - disponibilidade para vendas 24 horas por dia, 7 dias por semana; - baixo custo operacional; - maior escalabilidade; - mais facilidade para segmentação e personalização; - fácil acesso de dados para tomada de decisões.

Com tudo isso em mente, é hora de criar o seu e-commerce com a Planne e ampliar os resultados de seu restaurante, parque temático, museu ou agência de turismo.

Converse com um de nossos especialistas e entenda tudo o que podemos fazer por você


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