A relação entre turismo e sustentabilidade é uma das principais pautas de discussões referentes à proteção das riquezas ambientais do país.
No contexto econômico, as estatísticas revelam a importância das reservas naturais: segundo dados do Governo Federal, 1 a cada 4 viagens de lazer no Brasil são associadas ao turismo ecológico.
Pensando nisso, preparamos um artigo para explicar a relação entre os conceitos, com o passo a passo para elaborar um plano de sustentabilidade no empreendimento, com foco nas questões socioambientais.
Afinal, como turismo e sustentabilidade se conectam?
Em tempos de crescente conscientização ambiental, as práticas de sustentabilidade são relevantes em todas as áreas, sobretudo no setor turístico. Aqui, estamos falando de um segmento que depende intrinsecamente da preservação das atrações naturais, como praias, cachoeiras e florestas.
O cuidado com o meio ambiente se reflete não somente na construção de infraestruturas sustentáveis, mas também na gestão adequada de resíduos e no uso de automatização de processos para reduzir os desperdícios.
Ao minimizar o impacto das intervenções humanas na natureza, todo mundo sai ganhando: a fauna e flora são preservadas, os empreendimentos turísticos se mantêm ativos e as comunidades são protegidas.
E isso vale não somente para grandes hotéis e parques temáticos, mas para pequenos estabelecimentos localizados em reservas verdes.
O que são reservas verdes?
Reservas verdes, também conhecidas como áreas de reserva natural, são espaços regidos por normas ambientais específicas visando resguardar a natureza.
Em tais regiões, é possível desenvolver atividades econômicas desde que sejam respeitadas as regras de conservação e proteção da fauna e flora silvestre.
A propósito, as reservas verdes são bons exemplos de como turismo e sustentabilidade funcionam bem juntos!
Para mais detalhes, confira o código floresta divulgado pela Embrapa.
Como reduzir o impacto ambiental do turismo?
Sabemos que começar um plano de sustentabilidade nem sempre é fácil. Para simplificar a adequação do seu hotel, parque ou restaurante temático, por exemplo, listamos algumas dicas que vão beneficiar - e muito - o meio ambiente.
Siga conosco para conhecer boas práticas de como reduzir o impacto ambiental do turismo!
Conscientização ambiental dos clientes
Um bom começo é usar os meios de comunicação para divulgar as práticas de turismo e sustentabilidade:
- use as redes sociais para incentivar ações sustentáveis;
- escreva sobre o ecossistema local em um blog, ressaltando a importância de proteger a fauna e flora;
- elabore manuais que incentivam seus clientes a manter práticas sustentáveis, como a separação do lixo do café da manhã para a reciclagem;
- instrua os clientes a não invadir e desrespeitar o espaço dos animais silvestres, nem prejudicar as árvores da reserva;
- realize campanhas em parceria com órgãos e instituições ambientais de sua região.
Dica: distribua painéis ilustrados contendo mensagens de práticas sustentáveis em parques e outros estabelecimentos, lembrando de forma leve e divertida a relevância de cuidarmos da natureza.
Uso de materiais biodegradáveis
Antes de mais nada, saiba que não há necessidade de trocar todos os materiais e ingredientes da noite para o dia. Aos poucos, busque substituir o uso de produtos nocivos ao ambiente por itens biodegradáveis, o que contribui para a preservação da natureza.
Essas são dicas para todos os tipos de empreendimento turístico:
- troque copos plásticos pelos de papel;
- evite usar embalagens descartáveis excessivamente;
- faça parcerias com fornecedores de produtos orgânicos;
- ofereça a possibilidade de reutilização de materiais.
Uso de fontes de energia e práticas sustentáveis em parques
Os parques temáticos e de diversão são famosos pelo alto consumo de energia e uso de combustíveis de fontes não renováveis. Nesse caso, dê preferência às opções sustentáveis para minimizar a poluição atmosférica e conservar o meio ambiente.
Avalie a possibilidade de implementar tecnologias específicas para gerar energia e aquecimento com os recursos solares e eólicos.
Os geradores e equipamentos necessários requerem um bom planejamento financeiro da empresa, já que os custos costumam ser elevados. A longo prazo, esse investimento vale a pena, considerando o impacto benéfico na relação entre turismo e sustentabilidade.
Sobre a frota de automóveis corporativos, avalie o orçamento para adquirir veículos flex que podem ser abastecidos, por exemplo, com etanol.
Sistemas digitais de vendas antecipadas e reservas
Para completar, a sustentabilidade também pode ser colocada em prática com o uso de sistemas digitais de automatização.
Isso porque as plataformas de vendas antecipadas reduzem significativamente o gasto desnecessário com a impressão. Os ingressos e reservas ficam armazenados digitalmente, evitando o desperdício de papel, tinta de impressora etc.
Lembre-se que a plataforma de automatização de vendas deve ser segura, confiável e multifuncional, como a Planne, que pode ser sua aliada na redução do impacto ambiental no turismo.
Planne: sua parceira na automatização de reservas
Conte com a expertise dos especialistas da Planne: avaliamos e implementamos os melhores recursos de gestão automatizada de reservas e vendas antecipadas, especialmente para setores ligados ao turismo.
Com um portfólio contendo mais de 1600 clientes atendidos, garantimos as melhores soluções para que sua empresa torne-se uma referência de mercado ao conectar turismo e sustentabilidade!
Ao se cadastrar no Plano Único da Planne, você garante inúmeros benefícios práticos, como:
- mapa de lugares e motor de reservas com proteção contra ataques cibernéticos e tentativas de roubo de informações;
- possibilidade de personalizar a página de vendas com o domínio exclusivo do seu estabelecimento;
- opção de pré-pagamento parcial, como ferramenta para redução de eventos de no-show;
- interconexão com Google Analytics, Facebook Pixels, Google Ads e Google Tag Manager para acompanhamento dos dados digitais;
- páginas fáceis de realizar check-in e check-out.
- integração com o sistema ERP, otimizando a gestão de estoque.
Além disso, nossa equipe técnica fica à sua disposição para resolver eventuais problemas e esclarecer dúvidas quanto ao funcionamento das páginas de vendas!
Finalmente, você já conhece as principais abordagens de como elaborar planos de turismo e sustentabilidade, então, é hora de colocar a mão na massa!
Além das dicas de práticas sustentáveis em parques e resorts, não deixe de implementar um sistema de automatização para gerir suas vendas antecipadas e reservas, sem impactos nocivos ao meio ambiente.
Solicite uma demonstração gratuita da Planne e confira os recursos personalizáveis para sua empresa!