Com base nos dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a Fecomercio/SP identificou que o faturamento do turismo no Brasil cresceu 28% em 2022, em relação a 2021. Com um cenário positivo para 2023 e 2024, mais pessoas buscam saber como ganhar dinheiro com turismo receptivo.
Esse formato desempenha um papel importante para elevar a qualidade da experiência dos visitantes, oferecendo mais conforto e segurança.
O turismo receptivo tende a enriquecer os dias que os viajantes passam em uma cidade com vivências inesquecíveis, ao mesmo tempo que impulsiona o comércio e os negócios locais.
Para que esses resultados sejam alcançados, os agentes de turismo receptivo devem oferecer experiências autênticas e de alta qualidade.
Para tal, é preciso aprender como trabalhar com turismo receptivo e isso exige conhecer seu conceito.
O que é turismo receptivo?
O turismo receptivo envolve a criação de experiências relacionadas à recepção de visitantes. Em outras palavras, ele tem como foco atender aos turistas que chegam a um local, contribuindo para que tenham uma boa experiência, possam explorar atrações, gastronomia, cultura, história e tudo o que o destino oferece.
Por exemplo, uma empresa de transporte realiza um tipo de turismo receptivo, o transfer, garantindo que o turista chegue do aeroporto ao hotel em segurança.
Não será necessário que o viajante encontre um motorista de táxi ou pegue um ônibus sem saber direito para onde vai e quanto custa chegar até o endereço desejado.
O motorista do transfer oferece todo esse serviço por um preço já combinado, com tranquilidade e conforto.
Além disso, o cliente não precisa esperar pelo transporte. Ao contrário, quando ele chega ao aeroporto ou rodoviária, o carro ou a van já está esperando para realizar o trajeto.
Como você verá ao longo deste guia sobre como ganhar dinheiro com turismo receptivo, o principal objetivo é fornecer uma experiência acolhedora aos visitantes desde antes de chegarem ao destino.
Isso envolve serviços como transporte, informações turísticas, assistência geral durante a estadia e muito mais.
Como ganhar dinheiro com turismo receptivo? 8 dicas infalíveis
A seguir, elencamos 8 dicas para ganhar dinheiro com o turismo receptivo. Confira!
1. Faça vendas online 2. Ofereça passeios exclusivos e temáticos 3. Disponibilize serviços de transporte 4. Crie pacotes de viagem personalizados 5. Organize atividades de aventura ou lazer 6. Apresente a gastronomia local 7. Disponibilize serviços de fotografia ou vídeo 8. Faça parcerias com empresas locais
Como você pode ver, existem muitas formas de aproveitar o turismo receptivo, concentrando-se nos turistas que chegam até sua cidade.
Confira mais detalhes sobre como trabalhar com turismo receptivo e lucrar com ele.
1 Faça vendas online
Se você tem uma agência de turismo, pode criar um e-commerce de experiências, no qual venderá os diferentes tipos de serviço que sua empresa oferece.
Criar esse ponto de conversão digital é uma maneira de tornar a experiência do cliente mais eficiente, afinal, ele consegue acessar seu portfólio de serviços e os preços sem precisar ligar para você. Tudo pode ser feito 24 horas por dia, nos sete dias da semana.
Essa funcionalidade facilita o planejamento do cliente e a organização do roteiro dele, o que é ótimo para a relação que vocês vão estabelecer!
E, se você não sabe como criar sua loja virtual, conheça a Planne e veja uma demonstração do nosso serviço. Em poucos minutos, você cria seu site e pode vender passeios, viagens e experiências.
Sobre esse assunto, vale lembrar que nove em cada dez brasileiros pesquisam na internet antes de realizar uma compra, é o que diz o levantamento da Math Ads.
Isso significa que não manter um posicionamento digital pode colocar seu negócio fora da briga pelo cliente.
2 Ofereça passeios exclusivos e temáticos
Seguindo a lista de como ganhar dinheiro com o turismo receptivo, vamos a um clássico: a criação de um itinerário de turismo em que você, ou um profissional da sua equipe, acompanha o cliente por pontos turísticos importantes da cidade.
O passeio com guia turístico proporciona informações culturais, históricas e de entretenimento aos visitantes e é um clássico muito procurado por quem viaja.
O pulo do gato é pensar fora da caixa e oferecer pacotes de passeios diferentes dos tradicionais.
Mora em uma região produtora de vinho? Então, crie um passeio pelas vinícolas.
A gastronomia local é muito famosa? Que tal propor um tour pelos melhores restaurantes temáticos?
Crie passeios temáticos específicos, como tours gastronômicos, passeios de aventura e tours históricos para atender a interesses específicos dos turistas.
3 Disponibilize serviços de transporte
Ofereça serviços de transporte para buscar e levar os turistas do aeroporto ou rodoviária até seus destinos, bem como para levá-los a locais de interesse durante a estadia.
Como apresentamos na introdução do artigo, esse é um modelo clássico do que é turismo receptivo.
4 Crie pacotes de viagem personalizados
Monte pacotes de viagem exclusivos e completos, com os quais os turistas não vão precisar se preocupar com nada.
Nos pacotes, não deixe de incluir serviços como:
- acomodação;
- atividades;
- transporte;
- ingressos para parques temáticos e day use;
- e mais.
Esse é um tipo de serviço VIP que tem um valor agregado interessante e tende a ampliar seu ticket médio.
5 Organize atividades de aventura ou lazer
Organize atividades como:
- passeios de barco;
- caminhadas;
- mergulho;
- visita a parques temáticos;
- day use;
- passeios de bicicleta e outras atividades.
Veja o que sua cidade oferece e o que pode ser melhor aproveitado para explorar positivamente o turismo.
Disponibilize o voucher online para essas atrações dentro do seu site para o cliente adquirir a experiência antes mesmo de sair da cidade natal.
Entre as vantagens que seu negócio aproveita com esse tipo de oferta é a ampliação da previsibilidade.
6 Apresente a gastronomia local
Alguns restaurantes são verdadeiros pontos turísticos da cidade, não é mesmo?
Além de boa comida, eles propiciam o contato com a cultura local ou um clima descontraído (e até mesmo sofisticado) que os clientes procuram.
Cada noite, ou dia, pode ser mais especial com um bom restaurante temático, por exemplo.
Ofereça o serviço de reserva e aproveite mais uma forma de ganhar dinheiro com turismo receptivo.
7 Disponibilize serviços de fotografia ou vídeo
Forneça serviços de fotografia ou vídeo para capturar momentos memoráveis dos turistas durante sua viagem.
Esse tipo de experiência tem um ótimo valor agregado e costuma gerar ótimas referências no futuro, transformando seus clientes em promotores do seu trabalho.
8 Faça parcerias com empresas locais
O turismo receptivo desempenha um papel importante na economia de muitos destinos, contribuindo para a geração de empregos e receitas.
Para impulsionar isso, faça parcerias com os estabelecimentos da sua cidade, de modo que você possa oferecer benefícios aos clientes que forem até os locais.
Como lucrar com o turismo?
Há várias maneiras de lucrar com o turismo, entre elas: oferecer serviços de hospedagem, transporte, alimentação, passeios com guias, venda de vouchers, pacotes de viagem, experiências especiais e mais. Além disso, o sucesso do empreendimento de turismo depende da qualidade dos serviços oferecidos, do atendimento e da autenticidade das experiências.
Toda essa qualidade de suporte necessária para ganhar dinheiro com o turismo receptivo começa desde o contato inicial do viajante com a sua empresa. E isso pode ser feito online, quando ele ainda planeja os dias de folga.
Um sistema de agendamento facilita todo o processo de reserva online, independentemente do local de origem do turista.
Com a Planne, você pode criar um e-commerce para a venda de vouchers de reservas e receber os pagamentos online, dentro da sua plataforma.
Em poucos cliques, você personaliza sua loja e oferece múltiplas opções aos clientes, que podem fazer todo o planejamento da viagem online, com muita facilidade.
Assista a uma demonstração gratuita e entenda como a tecnologia de reservas online da Planne funciona.