Quando o assunto é aumentar as vendas, uma série de estratégias comerciais podem ser colocadas em jogo e os cupons de desconto merecem estar nos planos de ação da sua empresa.
Ainda que muitos empresários e empreendedores vejam os cupons como uma “prática negativa que afeta a margem de lucro”, alguns dados importantes do setor de e-commerce provam o contrário!
E é sobre isso que vamos falar agora.
O uso de cupons de desconto para compras, principalmente no varejo, nasceu nos Estados Unidos e vem crescendo a passos largos aqui no Brasil.
De acordo com um levantamento feito pela “Eu amo cupons” e divulgada pelo E-commerce Brasil, a utilização desse recurso aumentou 188% nos primeiros cinco meses de 2022 comparado com o mesmo período do ano anterior.
São Paulo é o estado cujo consumidores mais utilizam cupons, com uma taxa de 40%! Seguidos do Rio de Janeiro com 12%, Minas Gerais com 10%, Paraná com 6%, Rio Grande do Sul com 5% e Santa Catarina, Bahia e Distrito Federal empatados com 3% cada. O restante do país soma 17%.
O segmento de moda é o que mais vende com cupons, com 60%! Seguidos de móveis e decorações com 32% e eletrodomésticos e eletrônicos com 24%.
Mas, se engana quem acha que os cupons só servem para compras no varejo. O setor de viagens registrou um aumento de 20% nas vendas com cupons.
Esses dados mostram a efetividade dos cupons de desconto no aumento do volume de vendas independente do valor do produto.
Quais as vantagens de utilizar cupons de desconto?
Existem muitas vantagens em utilizar a estratégia de cupons de desconto em sua empresa.
Vamos listar aqui algumas delas:
Aumento no volume de vendas
Os cupons de desconto são uma boa pedida para empresas que querem aumentar o volume das vendas de determinado produto ou serviço.
Ao ajustar a margem de lucro de um produto, é possível ganhar no volume das vendas que ele vai gerar devido ao desconto atrativo.
Aumento do ticket médio
Outra ideia é oferecer um cupom de desconto para compras acima de um determinado valor. Por exemplo, 10% de desconto para compras acima de R$300,00. Ou, 10% de desconto na compra do segundo produto.
Isso estimula o cliente a comprar mais, aumentando o valor da despesa.
Diminuição de abandono de carrinho
Os cupons de desconto também se tornam aliados quando o assunto é abandono de carrinho. Oferecer uma porcentagem de desconto nos produtos que o cliente deixou no carrinho, mas não finalizou o pagamento, o induz a efetivar aquela compra que estava “perdida”.
Fidelização de clientes
O que acha de oferecer um cupom de desconto para aquele cliente que sempre compra seus produtos ou serviços? Além de agradar seu cliente fiel ainda estimula o famoso “marketing boca a boca”, onde seu cliente satisfeito poderá indicar sua empresa para outras pessoas, transformando-o em um promotor da sua marca.
Aumento de novos clientes
Os cupons de desconto também podem servir de chamariz para atrair novos clientes. Atualmente, é bem comum ver empresas que oferecem, por exemplo, 10% de desconto na primeira compra.
Aqui vale um ponto de atenção: oferecer uma boa experiência de compra, principalmente, nesse primeiro contato é primordial para que ele se torne um cliente recorrente.
Programa de Afiliados
Os cupons de desconto são amplamente utilizados nas tratativas de programas de afiliados. Isso porque, os descontos são a “moeda de troca” que seus afiliados usam para vender seus produtos e serviços. Você determina um desconto para que o seus afiliados possam oferecer para os clientes deles, que por sua vez, compram seus produtos e serviços aumentando sua receita.
Nova funcionalidade da Planne ajuda você a vender mais
Agora, a nossa plataforma permite a configuração de cupons de desconto por produto.
Mas, o que isso significa?
Nossa plataforma já conta com o recurso de configuração de cupons de desconto e muitos de nossos clientes já utilizam essa estratégia há muito tempo! Mas, até então, só era possível vincular o cupom do desconto para a venda total, independente dos produtos que continham no carrinho.
A partir de agora, é possível configurar cupons de desconto específicos para cada produto, facilitando a gestão deles e, principalmente, a margem de lucro de cada um, afinal, cada produto tem um valor de venda e nem todos podem ter a mesma porcentagem de desconto sem afetar o lucro, não é mesmo?
Com a nova funcionalidade, além de cadastrar os cupons de desconto personalizados para um ou mais produtos determinados, também é possível visualizar os valores atualizados no final da venda conforme a aplicação do desconto.
Acesse agora mesmo a plataforma Planne e configure todos os cupons de desconto que desejar.
Ahh, ainda não é cliente Planne? Então, acesse agora mesmo nosso chat e solicite uma demonstração.