Imagine não precisar mais ficar atendendo inúmeras ligações de reservas. Já pensou se seu cliente ganhasse mais autonomia e você e sua equipe ganhassem mais tempo?
Focar as energias no lugar certo garante um dia a dia de trabalho mais otimizado e proveitoso.
As reservas online em restaurantes já são uma realidade e, você, como proprietário ou gestor deste tipo de negócio, precisa conhecer essa solução.
A administração das reservas não é tão simples quanto parece. Além da correria, é possível que fiquem mesas vagas ou haja falta de mesas.
A partir do momento que você começa a usufruir dos benefícios que o mapa de lugares para reservas em restaurantes oferece, você não irá mais querer voltar atrás.
É justamente sobre isso que iremos conversar hoje: como funciona essa solução e os benefícios desse tipo de implementação.
Com isso, é possível gerir o tempo da equipe de forma mais eficiente, fornecer maior autonomia e escolha para o cliente, realizar uma melhor gestão dos espaços - sejam em períodos que o restaurante lota ou quando poderiam ser realizadas mais reservas - além do aumento do faturamento.
Gestão: como administrar as reservas em restaurantes
Saber como manter o controle sobre as reservas é fundamental para uma boa gestão e administração do restaurante. Através do mapa de mesas seu cliente consegue realizar a reserva a qualquer momento e de qualquer lugar, para o dia e horário da sua preferência.
Enquanto o cliente consegue escolher a melhor mesa disponível para ele, você consegue controlar a quantidade de pessoas que recebe em cada dia e horário.
Dessa forma, é possível controlar a falta de mesa e evitar filas de esperas nos dias mais cheios, além de promover ações para atrair mais clientes nos dias de baixa movimentação.
As reservas em restaurantes, através do mapa de lugares, é uma solução que visa facilitar os processos manuais e automatizar a gestão. Você pode até cobrar mais, já que seu cliente terá a possibilidade de escolher, com antecedência, o local que quer se sentar.
O controle da disponibilidade de lugares é mais otimizado, uma vez que torna-se automático e flexível.
É possível estimular compras adicionais, oferecendo serviços e produtos que sejam do interesse do cliente, aumentando o ticket médio.
Em caso de imprevistos também é possível que o cliente agende a reserva em outro dia de forma simplificada e autônoma.
Soluções inteligentes
Outra solução interessante para as datas propícias a muitas reservas, como datas comemorativas, é realizar a gestão de tarifas, onde é possível configurar diferentes grupos, acompanhando a lógica de preços para essas datas.
Através das reservas em restaurantes automatizados você pode incluir ainda soluções de pré-pagamento, onde o cliente paga um determinado valor no momento da reserva, que é convertido em consumo para o dia que ele for frequentar o local.
Assim, você garante previsibilidade de faturamento.
Além de prever o faturamento, o pré-pagamento garante que o cliente vá ao restaurante ou evite cancelar em cima da hora.
Afinal, muitas pessoas ainda chegam depois do horário combinado ou não comparecem, fazendo com que a mesa reservada fique livre e o restaurante deixe de lucrar.
Também é possível prever a compra de ingredientes. Sabendo quantas pessoas frequentarão o local em determinado dia e horário, você controla com muito mais exatidão as compras para o dia, as preparações antecipadas de cada alimento e de bebidas.
Reservas em restaurantes: mais clientes
Já citamos alguns dos benefícios da implementação do mapa de mesas. Esse recurso é importante não só para o restaurante, mas também para o cliente, que prefere realizar o máximo de coisas possíveis através da internet.
Todo mundo quer evitar ligações, não é mesmo?
Veja mais algumas vantagens da reservas em restaurantes automatizadas:
- Disponibilidade de mesas em tempo real;
- Confirmação instantânea da reserva;
- Possibilidade de realização de reserva 24 horas por dia, 7 dias por semana;
- Cancelamento facilitado;
- Visualização do histórico de reservas por cliente;
- Realização de pesquisa de satisfação e feedback de cliente;
- Reserva para grupos ou para poucas pessoas.
Você pode automatizar ainda mais as reservas, permitindo que o cliente insira o número de pessoas que comparecerão ao local em determinado dia e horário. Assim, as mesas podem ser organizadas previamente de acordo com o número previsto de pessoas para cada reserva.
Esse cuidado evita que uma mesa fique com muitos espaços livres - ou muito cheia e desconfortável para o seu cliente.
Os benefícios podem e irão mudar de acordo com a necessidade individual de cada estabelecimento e com o plano contratado de reservas em restaurantes.
Mas o importante é estar preparado para as demandas e para atender ao seu cliente da melhor forma possível.
Conclusão
Lembre-se que o bom atendimento vai além do momento em que o cliente está em seu restaurante.
A experiência positiva começa antes mesmo dele chegar ao seu estabelecimento, por meio da implementação de ações que facilitem a vida dele.
É isso que torna muito maior a chance de fidelizá-lo.
As reservas em restaurantes de forma online e com o mapa de lugares é algo extremamente prático - e praticidade é algo que todo mundo busca.
Torna o processo fácil e simples, sem tomar tempo do cliente e nem dos colaboradores, que poderão focar suas energias em outras tarefas importantes de trabalho.
Um fator importante ainda é que muitos clientes desistem da reserva por conta da demora na resposta por parte do restaurante. Com as reservas em restaurantes online esse é um risco que você não corre mais.
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A Planne oferece soluções inteligentes para o seu negócio. O mapa de mesas é um sistema digital que vai possibilitar organizar melhor as reservas mostrando a disponibilidade das mesas para seus clientes.
Além de facilitar sua vida e a gestão do negócio.