Se você está buscando vender para o público correto, vender em mais canais, reduzir custos, evitar limitações geográficas e muito mais, você precisa começar a vender online!
Uma empresa que aposta em se posicionar online, vence a concorrência e sai na frente quando falamos de números de vendas. Pois, convenhamos, nos dias como são hoje, não começamos a planejar nenhuma viagem ou passeio sem abrir o Google no computador ou na tela do celular.
Mas, quais são as formas de fazer venda online?
Basicamente, há duas modalidades de plataforma de vendas na internet: marketplace e e-commerce. Talvez, você já tenha visto esses nomes por aí, mas não se deu conta de que eles são distintos. A seguir, entenda melhor como cada um funciona e de que forma eles podem ser úteis a vários tipos de empresas.
E-commerce
Esse é o modelo mais tradicional, que abrange as lojas online. São sites que vendem seus produtos, sendo responsáveis por todo o processo, desde o armazenamento até o envio ao consumidor.
Um e-commerce pode ser de uma própria empresa, em que ela venda os itens da sua marca, mas também há os sites de grandes varejistas, como os do setor esportivo. Nesse caso, eles vendem produtos de outras empresas.
O e-commerce é uma modalidade mais voltada às empresas que têm uma demanda sólida de produtos e um público bem segmentado. Nesse caso, vale a pena criar um site próprio para vender seus itens (se não souber como criar seu site próprio, você pode apostar em plataformas que ajudem você, como a nossa).
Os grandes varejistas também podem aproveitar essas vantagens, já que têm um grande alcance e ofertam produtos de diversas marcas.
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Marketplace
O marketplace tem um funcionamento bem diferente do e-commerce, a começar pela oferta de produtos.
Esse modelo de site tem uma amplitude alta de itens, e isso tem explicação: o marketplace vende itens de qualquer outra empresa.
Ele é, basicamente, uma grande vitrine virtual que reúne, expõe e vende produtos de outras marcas, seja de segmentos específicos, seja de qualquer tipo.
Algumas empresas escolhem expor seus produtos em marketplaces para terem mais visibilidade. Em contrapartida, quem controla essa modalidade de negócio busca um custo zero com logística, já que essas empresas apenas fazem o processo comercial, intermediando a compra.
Com isso, o faturamento é um percentual obtido em cada uma das vendas online realizadas no site.
E como fazer vendas online?
Vender online é muito mais do que apenas colocar um site no ar, diz respeito a como o seu cliente se sente no seu site e qual caminho ele percorreu para chegar até o seu link. Além disso, é uma atividade que requer muito planejamento estratégico. Dá uma olhada nessas dicas que separamos para você:
- Tenha um site responsivo: é indispensável ter um site responsivo, ou seja, que se adapte a qualquer formato de tela. Isso garante uma experiência de navegação e compra perfeita, que seja confortável e agradável.
- Defina sua persona: Uma empresa que vende na Web precisa definir bem para quem está vendendo. Para isso, conheça primeiramente seu público-alvo e defina a sua persona. A partir de então, você saberá como se comunicar com seus clientes, por quais canais realizar suas vendas e como abordá-los.
- Invista em múltiplos canais: Seu público pode realizar compras a partir de qualquer canal. Se você está pronto para atendê-lo em todos eles, isso significa que será capaz de aumentar seu faturamento. Por isso, não limite suas vendas apenas ao e-commerce. Anuncie nas redes sociais e também venda nos marketplaces.
- Faça um planejamento comercial: Um bom funil de vendas é capaz de converter alguém interessado em seus produtos em um cliente fiel. Para isso, capture leads e os eduque. Não tente vender imediatamente para um usuário que acabou de conhecer a sua empresa. Ele ainda precisa de mais informações para ter confiança. O funil de vendas ajuda a definir uma estratégia até o momento final da conversão.
- Foque na experiência do cliente: Atualmente, o consumidor quer mais do que somente um bom produto: ele precisa de uma experiência completa. Nas vendas online, isso significa um site de fácil navegação, um atendimento eficaz antes, durante e depois da compra, e uma postura adequada da empresa. É fundamental se comunicar com a linguagem apropriada, ter empatia e se mostrar próximo ao seu público.
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