A implementação de um sistema de reservas online é uma forma eficiente de alcançar resultados importantes para a companhia, como:
- redução de no-show;
- melhoria da experiência do cliente com agendamentos virtuais;
- aumento da eficiência operacional;
- ampliação do ticket médio.
Não está acreditando? Então, vamos a alguns números: com a adoção do sistema de reservas online, o parque temático Thermas do Vale, em São José dos Campos, registrou um aumento nas vendas de aproximadamente 400% com relação ao ano anterior, quando não tinha a ferramenta como parte de suas operações.
Para ver o case de sucesso do parque aquático, você pode acessar o material: “Um banho de inovação nas vendas do Thermas do Vale”.
Mas esse é apenas um exemplo de todas as vantagens e dos resultados positivos que um gerenciador de reservas online pode trazer para sua empresa.
É claro que, para isso,é essencial criar boas táticas de vendas e marketing, que utilizem os canais digitais de maneira estratégica. Ou seja, ultrapassa os limites de uma simples bilheteria online e te move para plataformas exclusivas de e-commerce.
Vamos começar entendendo o que é um sistema de reservas online e como você pode aproveitá-lo em seu negócio, seja um parque, restaurante temático, spa com day use ou outro serviço similar.
O que é um sistema de reserva online?
O sistema de reserva é uma plataforma online que permite às empresas aceitarem reservas, agendamentos e compras de ingressos de clientes, a partir de uma ferramenta virtual, que processa pagamentos e oferece a possibilidade de pagamento adiantado e outros benefícios.
O motor de reservas simplifica o processo de agendamento, tornando-o mais eficiente e conveniente, tanto para as empresas, quanto para os clientes.
Essa facilidade contribui para a experiência dos consumidores, que podem reservar uma mesa e comprar ingressos sem sair de casa ou precisar se comunicar com um atendente da empresa.
O que parece um detalhe, na verdade, pode ser a diferença entre conquistar ou perder um cliente.
Segundo o relatório de 2022 da Zendesk, 83% dos compradores dizem que esperam que uma empresa tenha um portal de autoatendimento para que eles possam solucionar suas necessidades sem precisar interagir com um profissional de atendimento.
Além disso, o mesmo relatório mostra que 96% dos consumidores gastam mais com empresas que lhes permitem encontrar respostas online sem ter que entrar em contato com ninguém.
Incrível, não é mesmo? Tudo isso pode ser alcançado com a implementação correta de um sistema de reservas online, que oferece recursos inteligentes, como:
- pagamentos antecipados;
- compras virtuais;
- mapa de assentos;
- pacotes diferenciados;
- promoções;
- reagendamento;
- contratação de adicionais;
- e mais.
Leia também: Crie seu próprio canal de vendas e lucre mais!
Vantagens de adotar um sistema de reservas online
Já começamos a dar um gostinho dos benefícios de implementar um sistema de reservas online para seu resort com day use, museu, parque temático ou restaurante. Contudo, a lista ainda não acabou!
Existem outras vantagens que não podem ficar de fora dessa lista e vão te ajudar a tomar uma decisão final sobre a criação do seu ponto de conversão digital.
Então, vamos lá!
Fidelização de clientes
Um motor de reservas fideliza clientes e faz com que a experiência deles seja ainda melhor com sua marca, a partir do acesso a serviços como:
- pagamento virtual;
- data de entrega do voucher;
- contato com a marca;
- experiência 360º no seu site.
Tudo isso melhora a retenção dos usuários e faz com que eles fiquem mais tempo com você.
Melhor margem de lucro
A automação dos processos de agendamento leva a uma redução nos custos operacionais, pois menos recursos humanos são necessários para gerenciar o agendamento digital.
Em paralelo, você cria um canal de vendas que fica disponível 24 horas por dia, nos 7 dias da semana.
Esse conjunto de funcionalidades amplia as possibilidades de venda e atende às demandas dos clientes por soluções virtuais, que permitam que resolvam suas demandas digitalmente.
Logo, ao oferecer um gerenciador de reservas online, você sai na frente da concorrência, como uma opção simples e fácil para o comprador.
Melhor ticket médio
Imagine que você gerencia um restaurante temático e, dentro do sistema virtual, oferece uma área de adicionais, que pode incrementar a experiência do seu cliente.
Isso pode acontecer, por exemplo, com o oferecimento de uma bebida que só é vendida pelo sistema, uma garrafa de espumante para uma ocasião especial ou mesmo a compra de um bolo de aniversário.
E, se trabalha com parques temáticos, uma sugestão para ampliar o ticket médio é vender um pacote promocional de fotos no site.
Outra opção é cobrar uma taxa de reserva convertida em consumação. Esse tipo de ação ajuda a aumentar o ticket médio porque é comum que clientes que já pagaram um valor antecipado gastem mais no dia em que visitam o local.
Esses são apenas alguns exemplos de como trabalhar com a venda de adicionais para ampliar o ticket médio, antes mesmo do comprador chegar à sua empresa.
Leia também: Seu restaurante temático já é digital?
Redução de no-show
Alguns sistemas de reservas online permitem enviar lembretes automáticos aos clientes, o que ajuda a reduzir o número de no-shows.
Ao já ter realizado o pagamento antecipado, o cliente tem menos chances de faltar ao compromisso estabelecido.
Na prática, isso significa mais segurança para o estabelecimento ao reduzir as chances de você ficar com uma mesa vazia.
Maior conversão no site
Você pode aumentar o número de clientes oferecendo reservas antecipadas. Para isso, basta ter um motor de reservas com bom layout, fácil usabilidade e que considera a experiência do cliente.
Esse conjunto de cuidados fará com que você aumente sua conversão em vendas e lucre ainda mais.
Mais segurança nas transações on-line
Escolha um sistema de agendamento online com pagamento, seguro e já integrado para transações virtuais, como a Planne.
Quando um cartão é clonado na internet, dificilmente o usuário irá atrelar a “clonagem” ao hacker e sim à falta de segurança que o site propicia para a compra.
Com um sistema seguro, você elimina esse tipo de problema e gera mais confiança, mantendo a reputação do negócio intacta.
Otimização de tempo
Uma plataforma de e-commerce para venda de ingressos, vouchers e reservas é intuitiva, fácil de manusear e flexível, que possibilita configurar as regras de negócio conforme o formato de atuação no mercado, proporciona maior autonomia e otimização de tempo.
Como disponibilizar a agenda online para clientes?
Para disponibilizar a agenda online para clientes, você precisa contratar uma ferramenta que dispõe desse tipo de tecnologia, unindo segurança e facilidade de cadastro, adição de produtos e serviços e inclusão de funcionalidades, como mapas de mesas, pagamentos virtuais, gestão de tarifas, reagendamento e muito mais.
Todas essas características fazem parte do motor de reservas da Planne, que permite que você obtenha os melhores resultados com acesso a recursos tecnológicos eficientes e simples de gerenciar.
Conheça outros casos de sucesso dos nossos clientes, como o crescimento das vendas de ingressos do parque aquático Thermas do Vale, e tenha certeza de contar com uma máquina de vendas efetiva.
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