Seu estabelecimento usa um sistema de agendamento on-line? Caso a resposta seja negativa, saiba que está perdendo uma ótima oportunidade de não apenas ter mais previsibilidade, mas também vender mais, inclusive em baixa temporada.
A propósito, saiba que o sistema de agendamento é um software que possibilita que os clientes confiram a disponibilidade das mesas em um restaurante e façam uma reserva para o futuro, inclusive pagando antecipadamente.
Essa ferramenta é extremamente útil e fácil de usar, tanto para os estabelecimentos quanto para os clientes.
Quer aprender como? Continue lendo e confira como funciona, os benefícios e, ainda, como divulgar a agenda do seu restaurante temático!
O que é e como funciona um sistema de agendamento on-line?
O sistema de agendamento on-line é, em suma, um software que permite que os clientes façam reservas de mesas em restaurantes. Em outras palavras, o estabelecimento divulga sua agenda na internet e os interessados podem marcar o dia e horário que desejam ir, além de fazer o pagamento antecipado.
Ao usar este sistema para restaurantes temáticos, por exemplo, é possível sincronizar a reserva com o calendário pessoal dos clientes e, ainda, enviar mensagens. Tudo para garantir que o compromisso não seja esquecido.
Para que isso aconteça, é vital que um software de reserva para mesas em restaurantes temáticos tenha: sistema de reagendamento, caso ocorra um imprevisto com os clientes;
- envio de notificações;
- mapa de lugares, possibilitando a escolha das mesas na hora da reserva;
- cobrança antecipada e pagamentos on-line para reduzir os riscos para o estabelecimento;
- compra de adicionais;
- sistema antifraude para mais segurança em todos processos;
- checkout prático e rápido;
- gestão de tarifas.
Essas são apenas algumas das funcionalidades que podem estar presentes em um sistema de agendamento on-line para restaurantes. Na prática, é possível ter muitas outras, como integração com outras plataformas, vouchers e cupons de desconto.
>>>> Aproveite e leia: ficha técnica para restaurante — como fazer? Passo a passo completo
Por que usar um sistema de agendamento on-line? 5 benefícios
Além de facilitar o acesso à agenda, um software de reserva para mesas em restaurantes temáticos traz muitas vantagens, como o melhor controle do público e do estoque, assim como o aumento das vendas em períodos de baixa temporada.
Confira, a seguir, como um sistema para restaurantes temáticos pode fazer seu negócio decolar!
1. Reduz o no-show
No-show é o termo usado quando o cliente faz uma reserva, mas, no dia marcado, não comparece, nem reagenda o compromisso. Como consequência, o estabelecimento perde uma mesa, que fica reservada enquanto poderia gerar lucro com outro consumidor.
Aliás, a maneira como o sistema de agendamento on-line resolve esse problema é simples: pode-se cobrar uma taxa ou o pagamento antecipado — nos casos em que os clientes escolhem um menu. Mesmo que não apareçam no dia, o restaurante não perde, pois já recebeu pelos serviços.
>>>> Leia mais: 4 dicas para minimizar as taxas de no-show aplicando as vendas antecipadas
2. Facilita o controle durante os eventos sazonais
É comum que, durante eventos sazonais, os restaurantes e outros estabelecimentos — como hotéis — recebam um fluxo maior de pessoas. Nesses casos, o sistema de agendamento on-line ajuda a manter o controle de clientes.
Um dos motivos é que é possível marcar os dias dos eventos no calendário e até oferecer diferenciais exclusivos para estas datas. Assim, os consumidores já ficam sabendo das atrações e podem se preparar para participar delas.
O software ainda permite, por exemplo, que você não venda mais do que consegue atender, porque tudo fica registrado na plataforma. Além do mais, essa tecnologia evita filas, pois a reserva é feita inteiramente pelo meio digital.
Como consequência, isso possibilita saber, com exatidão, quantos clientes esperar no dia e, assim, preparar-se adequadamente para recebê-los e entregar a melhor experiência possível.
3. Otimiza o gerenciamento de estoque
O sistema de agendamento on-line otimiza o gerenciamento de estoque, visto que há o controle de quantas pessoas visitam o restaurante, tendo essas informações em mãos antecipadamente.
Graças a isso, o gestor pode comprar os insumos — como ingredientes, contratar mais pessoal para atender à alta demanda etc. — e ficar preparado para enfrentar qualquer desafio.
No mais, não há o risco de não ter como fazer aquele prato que é a assinatura do estabelecimento, porque os ingredientes acabaram de última hora ou esperava menos pessoas.
4. Melhora as vendas na baixa temporada
A quarta vantagem envolve melhorar as vendas na baixa temporada. Isso porque o software propicia conferir os preços e, em paralelo, pode ser usado para oferecer serviços adicionais — como uma nova sobremesa — e disponibilizar cupons de desconto.
Assim, os clientes são atraídos para condições melhores e percebem que vale a pena visitar o local, mesmo fora das épocas mais procuradas.
5. Dá mais previsibilidade para as vendas
Para finalizar, o uso do sistema de agendamento on-line dá mais previsibilidade para as vendas. Isso significa que, no final do mês, você já consegue fazer uma previsão de como será o período seguinte, baseado na quantidade de reservas.
Vale a pena destacar que essa característica não é apenas benéfica para o setor financeiro, mas também para o dia a dia do restaurante. Isso inclui, por exemplo, programar a contratação de colaboradores temporários ou contatar fornecedores.
>>>> Aprenda mais: como a previsibilidade pode salvar seu negócio?
Como disponibilizar a agenda on-line para clientes?
Para disponibilizar o sistema de agendamento on-line, é necessário usar uma plataforma específica para este fim. Nela, é possível criar uma página que exibe o calendário e marcar datas e horários disponíveis, bem como fazer a reserva e o pagamento digital.
No mais, é preciso divulgar nas redes sociais — disponibilizando o link — que o restaurante trabalha com reservas on-line, viu? E quer saber qual plataforma usar? Pois temos uma dica: a Planne.
Com ela, você tem acesso a todas as funcionalidades que citamos no início do artigo, como reagendamento, mapa de lugares, cobranças antecipadas e mais:
- integração com Google Analytics, Google Ads e Facebook;
- visibilidade financeira;
- Planne Pay, nossa ferramenta de pagamentos nativa;
- termos de uso;
- domínio próprio, com uma página 100% personalizável e responsiva; e muito mais.
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