Muitos restaurantes ainda não estão na internet e isso significa que estão perdendo uma grande oportunidade de ampliar os lucros!
O efeito pós-pandemia tem dificultado a recuperação do setor A&B e quem está buscando formas modernas de superar esse efeito tem encontrado no digital uma boa saída.
Invista em tecnologia para restaurantes
A primeira lição que a pandemia nos ensinou é que a internet é uma aliada! A segunda lição é que investir em tecnologia é necessário!
Dessa forma, investir em tecnologias próprias para restaurantes é um jeito eficiente de garantir a sobrevivência em tempos de crise e se destacar dos demais concorrentes.
E aqui não estamos falando em vender delivery através de aplicativos, ok? Essa é uma estratégia importante e interessante que pode ajudar alguns restaurantes, mas não é a única saída.
Tenha um site só seu!
Chega de terceirizar as suas vendas em sites e aplicativos que cobram comissões altíssimas.
Para iniciar verdadeiramente sua digitalização, invista em um site próprio e tenha total controle das suas vendas.
Com um site só seu, você determina como vender suas reservas e seus serviços e cria suas próprias estratégias para chegar até o seu potencial cliente.
Escolha como vai expor seus pratos, produtos e serviços da forma como achar mais adequado, divulgue fotos e vídeos que enalteçam seus diferenciais e garanta seu espaço na internet.
Com um site próprio será possível criar campanhas de marketing, como por exemplo, de mídia paga (Não sabe o que é? Calma! Aqui nesse link a gente explica!) levando tráfego de pessoas para o seu site, o que permitirá que mais e mais potenciais clientes conheçam a sua marca.
Configure suas regras de negócio em plataforma desenvolvida para o seu restaurante
Em plataformas especializadas para restaurantes é possível configurar suas regras de negócio e gerenciar tudo em um único lugar.
Automatizar processos garante mais rapidez na gestão, além de eliminar possíveis erros manuais.
Veja como funciona a gestão em uma plataforma própria para venda de reservas de restaurante:
- Divulgue em seu site seus produtos e serviços: indique aos seus clientes o que você vende. Por exemplo, pode ser a reserva de uma mesa para um almoço ou jantar acompanhado de um show ou, talvez, uma refeição que ofereça uma experiência diferenciada. Veja exemplo:
- Indique sua disponibilidade: esse serviço é oferecido todos os dias? Ou somente aos finais de semana? Independe do horário ou há horários específicos? Na plataforma, você consegue configurar tudo isso. Além disso, é possível indicar a quantidade oferecida desse serviço, por exemplo, se você só tem dez mesas para ofertar, quando atingir essa quantidade de vendas, o sistema automaticamente mostra como indisponível, evitando overbooking. A partir daí, seu cliente verá o calendário de disponibilidade com os dias e horários disponíveis para reserva.
- Configure suas tarifas: se achar adequado, é possível configurar diversas tarifas diferentes para cada tipo de público que seu restaurante atende. Por exemplo, se a reserva para um jantar de uma família conta com a presença de crianças, essas podem ter um valor menor a ser cobrado, já que, normalmente, crianças comem menos que adultos. Também é possível criar tarifas diferenciadas de acordo com o serviço que você oferece. Quer exemplos? Almoços tendem a ser mais “baratos” que jantares, dependendo do foco do restaurante.
- Configure o Mapa de Lugares: se oferece jantar com shows, por exemplo, pode cobrar mais caro pelas mesas mais próximas do palco. Fazer a configuração do Mapa de Lugares na plataforma é supersimples e quando o cliente realizar a compra em seu site, verá as opções de mesas e os valores cobrados para cada uma delas, podendo fazer a escolha que desejar.
Gerencie as reservas do seu restaurante em uma plataforma online
Ao iniciar as vendas online em seu próprio site, já é possível realizar a gestão delas pelo painel de controle da plataforma e analisar relatórios que mostram o desempenho das suas vendas. Ali é possível:
- Acompanhar quantas reservas foram vendidas: separados por dia e horário de acordo com as configurações que você realizou na plataforma;
- Saber quem são os compradores: você indica quais dados o cliente deve preencher e depois poderá gerenciá-los da melhor forma (respeite a LGPD, hein?!) para ações de remarketing e fidelização;
- Analisar quantos vouchers já foram consumidos: quantos clientes já usaram a reserva e quantos pediram alteração ou desistiram? Com essa análise é possível entender o comportamento do seu cliente e agir para minimizar os cancelamentos;
- Checar quais formas de pagamento são mais usadas: e a partir daí, promover a forma de pagamento mais adequada para o seu negócio. Por exemplo, oferecer um desconto para quem paga no PIX ou cadastrar juros para parcelamentos longos.
Venda reservas online de forma antecipada
Vender reservas antecipadas através de um site próprio traz inúmeras vantagens:
- Transforma seu site no seu principal canal de vendas: com isso, você tem controle do seu principal canal de vendas e deixa de depender de terceiros para isso, eliminando as altas taxas de comissão que eles cobram;
- Tem controle da sua base de clientes: ao vender as reservas em seu próprio site, você tem total domínio sobre a base de clientes que constrói e pode gerenciá-la da maneira que achar mais adequado, podendo criar ações de remarketing e fidelização;
- Diminui as filas na porta: se a sua ideia de sucesso é sempre ter fila na porta do seu restaurante, repense! Isso pode gerar desconforto em seus clientes e tornar a experiência ruim. Com as vendas antecipadas isso é automaticamente minimizado;
- Promove uma melhor experiência de compra para o seu cliente: com um site que vende as reservas antecipadas, seu cliente pode acessar quando quiser e de onde ele estiver, realizar a compra da reserva, escolher a mesa que irá se sentar, efetuar o pagamento, receber os vouchers de confirmação por e-mail e SMS e chegar ao seu restaurante apenas para usufruir dos seus serviços, sem preocupação ou stress;
- Minimiza custos operacionais: seu site funciona 24h e pode vender reservas o tempo todo sem que você precise dedicar um funcionário para isso. Além disso, com diversos processos automatizados, sua equipe dedica menos tempo às tarefas manuais e mais tempo para vender mais e atender melhor;
- Garante mais previsibilidade: vendendo as reservas de forma antecipada e online, você já sabe quantos clientes irá atender por dia e hora. Dessa forma, fica muito mais fácil preparar a equipe e gerenciar os insumos, evitando desperdício ou falta deles.
Já passou da hora do seu restaurante ser digital!
Aqui na Planne, podemos apoiá-lo nesse processo de forma fluída, oferecendo todos esses recursos (e muito mais), além de treinamento exclusivo e suporte dedicado para você vender reservas online de forma antecipada em seu restaurante!
O que acha de começar já?