Como organizar as reservas do meu restaurante?

Autor do artigo
por Gregório Nardini
22/11/2022
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Nem sempre é uma tarefa fácil controlar as reservas feitas por clientes no seu restaurante. Quando isso não é feito da forma correta, você pode correr o risco de não ter uma mesa sobrando para o cliente no momento em que ele chegar e, essa situação vai contra o Código dos Direitos do Consumidor. Além, é claro, de gerar uma má experiência para o seu cliente, que muito provavelmente, se torne um detrator da sua marca.

Quando um cliente faz uma reserva em qualquer restaurante, é seu direito ter a mesa reservada no dia e no horário marcados, podendo exigir do proprietário ou do gerente do estabelecimento o que havia sido acordado no momento da reserva.

Também é certo que você, sendo gestor de restaurante, tem a opção de permitir reservas ou não, um direito seu. Porém, oferecer reservas é uma opção bastante interessante para aumentar o número de clientes cativos.

Como administrar as reservas na gestão de restaurante

Na gestão de um restaurante, o administrador deve saber como manter o controle sobre as reservas, evitando que pessoas formem filas esperando sua vez para serem atendidas. Além disso é fundamental que você não favoreça pessoas em uma eventual fila de entrada para as reservas pois, fazer isso, acarreta em discriminação e também pode ser sim reclamada perante ao código do consumidor.

A administração das reservas pode ser feita através de um software específico, um sistema de reservas ou outros meios, não deixando de atender qualquer cliente e mantendo as mesas solicitadas garantidas, deixando o cliente satisfeito e criando condições para se tornar mais um cliente fidelizado.

Existem restaurantes que ainda utilizam o antigo sistema de fazer reservas por telefone. É uma condição que vai exigir a presença de uma pessoa apenas para atender telefone e fazer as marcações das reservas, havendo a possibilidade de cometer erros com relação a dias e horários.

Por isso, a melhor opção é você informatizar a sua gestão de reservas, assim é possível criar uma página apenas para reservas e oferecer a ferramenta aos clientes que entrarem em contato por telefone ou através das suas redes sociais, permitindo que eles façam a reserva online, vendo a disponibilidade de mesas nos dias que pretendem e fazendo o seu agendamento com maior facilidade.

Um sistema digital vai possibilitar organizar melhor as reservas e manter a gestão de restaurante em pleno funcionamento, mostrando a disponibilidade de mesas para que o próprio cliente faça sua reserva.

No caso de o restaurante oferecer mesas de tipos diferentes, elas podem ser incluídas no sistema, como, por exemplo, se o cliente solicitar uma mesa próxima à janela ou mesmo maior quantidade de lugares. Essa administração das mesas é feita através do Mapa de Lugares, onde um mapa com a localização das mesas é exibido ao cliente e ele pode demarcar a mesa que deseja utilizar. Cada mesa ou área pode ter valores diferenciados de acordo com as regras de negócio do estabelecimento.

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