Em tempos de transformação digital dos empreendimentos turísticos, é fundamental saber como aumentar as vendas usando as redes sociais.
Aliás, as estatísticas não mentem: segundo o estudo divulgado pela Opinion Box, cerca de 75% dos consumidores consultam as redes sociais antes de fazer uma compra ou reserva online.
Inclusive, a pesquisa indica que 74% dos entrevistados realizam compras por meio de plataformas como Instagram e Facebook.
Se você ainda não sabe como aumentar as vendas usando suas redes sociais, não se preocupe. Confira, a seguir, um conteúdo completo sobre o assunto: como usar as plataformas online, como focar as abordagens no marketing de turismo e muito mais!
Qual é a importância das redes sociais para as vendas?
As redes sociais não estão para brincadeira: conforme o Relatório Sales Trend 2023, 50% dos entrevistados consideram tais plataformas como a melhor ferramenta de vendas.
Veja como as mídias sociais impactam positivamente o faturamento empresarial:
- amplo alcance de audiência, permitindo o aumento da exposição da marca a milhões e até bilhões de usuários;
- segmentação eficaz, já que as plataformas oferecem configurações avançadas para filtrar o público atingido, potencializando a eficácia das campanhas;
- marketing de conteúdo, considerando que o compartilhamento de materiais ricos e educativos fortalece a autoridade da marca perante o mercado;
- análise de dados em tempo real, uma vez que os indicadores podem ser monitorados 24 horas por dia para identificar a evolução das estratégias;
- compartilhamento social entre os próprios usuários, fortalecendo a rede de alcance da marca e atingindo potenciais novos clientes.
Vale ressaltar que o constante aprimoramento das funcionalidades oferecidas pelas redes sociais propicia a integração das plataformas aos sistemas de vendas e armazenamento das empresas.
Para saber como aproveitar a tecnologia a seu favor, continue lendo!
Afinal, como aumentar as vendas usando redes sociais? Veja 5 passos
A seguir, confira o passo a passo completo para usar a tecnologia a seu favor e alavancar o faturamento da empresa.
1. Planeje os investimentos
O primeiro passo é consultar seu planejamento financeiro empresarial e definir o teto de orçamento disponível para as estratégias de redes sociais.
Em seguida, avalie as expectativas de faturamento e estipule metas que sejam realistas e mensuráveis. Esse é um bom começo para desenvolver abordagens de marketing digital mais assertivas e direcionadas.
2. Conheça seu público alvo
Sejamos sinceros: nem todas as pessoas preferem as mesmas redes sociais. Portanto, é necessário entender qual é a plataforma mais usada pelo seu público-alvo. Caso a empresa já tenha perfis nas redes, basta monitorar os respectivos indicadores e métricas.
No entanto, se você ainda pretende criar as páginas, saiba que é possível elaborar questionários para consultar diretamente seus clientes e descobrir em qual aplicativo direcionar os esforços de marketing.
3. Crie cronogramas de postagens
Além de escolher a melhor rede social, é preciso manter o ritmo adequado de postagens diárias. Por sinal, o mecanismo de divulgação das plataformas considera a frequência de fotos, lives e vídeos publicados na página.
Uma dica é usar o recurso de programação de postagens para dias específicos. Assim, os administradores da rede não arriscam esquecer o post do dia!
4. Ative a função “loja”
Sim, é possível usar as mídias sociais na modalidade “loja”. É o caso do Instagram e do Facebook, que oferecem o espaço digital de marketplace, no qual as marcas podem criar prateleiras de produtos com etiquetas de preço.
As empresas podem optar pelo pagamento na página da rede social ou por redirecionar com um link para sua própria plataforma de check-out.
5. Realize eventos de promoções
Lives para divulgação de promoções e descontos são duplamente vantajosas: impulsionam o engajamento e, também, impulsionam a taxa de conversão.
Para elaborar as transmissões ao vivo, comece a divulgação alguns dias antes e ative a função de contagem regressiva. Essa é uma boa estratégia para quem quer saber como aumentar suas vendas usando as redes sociais por meio do “suspense”.
Leia também: Como aumentar as vendas com cupons de desconto?
5 dicas para ampliar visibilidade do negócio pelo Instagram
Ainda que plataformas como Facebook e WhatsApp desempenhem importante papel nas vendas, o Instagram costuma ser o carro-chefe do marketing de muitas empresas. Aqui, estamos falando de uma rede com eficazes recursos visuais e poderosas ferramentas de engajamento.
Pensando nisso, listamos 5 dicas para ampliar visibilidade do negócio pelo Instagram:
- priorize conteúdos em vídeo e reels, por questões do funcionamento do algoritmo da rede;
- estimule seus seguidores a reagir às postagens, aos stories e às transmissões ao vivo;
- esteja sempre atento às mensagens (inclusive DMs), prontamente respondendo às dúvidas dos clientes;
- use os anúncios pagos para potencializar a segmentação do público atingido;
- faça testes com diferentes tipos de anúncios e postagens, identificando qual o modelo que ganha a atenção do público-alvo.
Como vender ingressos temáticos nas redes sociais?
Seja em parques temáticos, hotéis ou resorts, o setor de turismo e hotelaria se beneficia do potencial de alcance das redes sociais.
Se você atua nesse segmento de mercado, confira as dicas de como aumentar as vendas usando suas redes sociais:
- destaque a experiência, enfatizando a atmosfera e a sensação que seus serviços promovem, incluindo imagens e vídeos dos diferenciais do seu negócio;
- crie uma seção de stories sobre as perguntas mais frequentes, fortalecendo o posicionamento como uma empresa acolhedora e atenciosa;
- divulgue promoções exclusivas, como valores reduzidos para day use no resort e para restaurantes temáticos, por exemplo;
- compartilhe o feedback dos clientes para estimular o gatilho mental da prova social.
Além disso, as redes sociais podem facilmente ser integradas aos links de vendas antecipadas. Para isso, temos uma dica de ouro: conte com os recursos da Planne para promover a melhor gestão de reservas!
Como aumentar suas vendas com a Planne?
A Planne é especialista em garantir as melhores ferramentas de venda antecipada de ingressos, principalmente para o setor de serviços temáticos.
Veja algumas das múltiplas funcionalidades, que são seguras e protegidas:
- motor de reservas com proteção anti-fraude e barreiras contra eventuais ataques cibernéticos;
- mapa de lugares interativo;
- reservas com pré-pagamento parcial;
- integração com o sistema ERP usado pelo cliente, facilitando o gerenciamento de recursos;
- interconexão com Google Analytics, Facebook Pixels, Google Ads e Google Tag Manager;
- recursos de inclusão de pedidos adicionais, elevando assim o ticket médio;
- relatórios de alta velocidade;
- página de vendas personalizada para o domínio da empresa;
- ferramentas práticas e eficazes para check-in e check-out.
Agora que você sabe como aumentar as vendas usando suas redes sociais, conectadas ao sistema Planne, não perca mais tempo: solicite uma demonstração gratuita!