Como aumentar o ticket médio do restaurante de forma simples? 7 dicas!

Autor do artigo
por Gregório Nardini
08/11/2022
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Aumentar o faturamento do negócio é um dos principais objetivos do empreendedor. E uma pergunta que não sai da cabeça é: como alavancar as vendas, sem ampliar os gastos proporcionalmente? Um dos caminhos para responder a essa pergunta é aprendendo como aumentar o ticket médio do restaurante, por exemplo.

Investir em ações que visam ampliar esse indicador vai te ajudar a fazer com que um comprador que já está no seu estabelecimento gaste mais.

E, acredite, o cliente vai ficar feliz, porque esse gasto não foi em vão. Ele pagou uma conta mais alta, porque consumiu mais produtos e serviços.

Perceba, então, que aumentar o ticket médio não é sinônimo de aumentar o preço dos seus serviços, ok?

O que é ticket médio de um restaurante?

O ticket médio de um restaurante é um indicador que representa a média de gastos de um cliente durante uma visita ao estabelecimento ou a quantia média gasta em uma refeição. Para calcular esse valor, divida o custo da receita total pelo número de clientes ou transações.

A fórmula para calcular é:

Ticket médio = receita total / número total de clientes ou transações

Essas variáveis devem ser consideradas em um mesmo período. Por exemplo, se um restaurante teve uma receita total de R$ 10.000 em uma semana e atendeu 300 clientes no período, o indicador deve ser calculado da seguinte forma:

Ticket médio = 10000 / 300 Ticket médio = 33,33

Esse número indica que, durante essa semana, cada cliente que visitou seu espaço gastou o valor médio de R$ 33,33.

A partir desse valor, você pode criar ações que te auxiliem a aumentar o ticket médio.

Afinal, um ticket mais alto indica que os clientes estão gastando mais em cada visita, o que, geralmente, é um sinal de sucesso.

Contudo, tenha atenção! Lembre-se que, como empreendedor, é importante buscar aumentar o faturamento sem ter que subir os preços e arriscar perder uma possível disputa com a concorrência direta, ok?

Por isso, hoje apresentaremos como melhorar o ticket sem elevar o preço do cardápio.

Leia também: Reservas antecipadas podem aumentar o faturamento do seu restaurante temático

Como melhorar o ticket médio? 7 dicas práticas

Para melhorar o ticket médio do restaurante, as dicas são:

1. crie combos exclusivos; 2. divulgue promoções sazonais; 3. treine sua equipe; 4. invista em programas de fidelidade; 5. venda ingressos para datas especiais; 6. faça cobrança antecipada pela reserva (convertida em consumação); 7. monte seu próprio motor de reservas online.

Conheça mais detalhes sobre como alavancar as vendas, a seguir.

1 Crie combos

Por que você não paga mais barato em um McDonalds sem batata e refrigerante? Porque acredita que é vantagem investir alguns reais a mais e ter uma refeição completa, correto?

É essa a ideia por trás da primeira dica de como aumentar o ticket médio do restaurante: investir na criação de combos.

A existência deles não é novidade no ramo da alimentação. Essa prática consiste na criação de opções de refeição nas quais é possível adicionar itens extras pagando apenas uma fração do preço original.

Desse modo, o cliente pode incluir molhos, sobremesas e bebidas ao seu pedido e pagar um valor promocional.

Só não se esqueça: é importante focar na experiência oferecida e não nas combinações mais rentáveis.

Os consumidores estão extremamente cuidadosos com esse tipo de prática e reconhecem quando a proposta não é vantajosa (seja pelo valor ou sabor do que é oferecido).

Tente observar o comportamento dos seus clientes e proponha alternativas interessantes para seu fluxo de caixa e para o comportamento do consumidor.

Por exemplo, se você gerencia um restaurante temático de futebol e esportes em geral, pode montar um combo que incentive os torcedores a comer os famosos petiscos, com a tradicional cervejinha.

Algo como “4 garrafas de cerveja de 600ml mais uma porção de batata frita com cheddar e bacon por R$ 60”, pode ser bem interessante.

Lembre-se também de contabilizar o desconto ao calcular sua nova margem de lucro.

2 Promoções sazonais

Todo estabelecimento enfrenta aqueles dias do ano em que as pessoas não virão por estarem envolvidas em outros compromissos ou porque sua cidade está no período de baixa temporada.

Aproveite os dias da semana de menos movimento e períodos de baixa temporada para oferecer opções diversificadas no cardápio ou praticar preços especiais visando incentivar os potenciais clientes a frequentarem o ambiente.

Apostar no público local, que acredita no seu trabalho, também faz com que ele seja indicado mais vezes para turistas e visitantes da cidade.

Noites de double de bebida, rodízios especiais, pratos típicos e eventos podem ajudar a movimentar o restaurante.

3 Treine sua equipe

“Cobertura extra por mais 1 real”? Temos certeza que você já ouviu essa frase.

Quando o atendente oferece as condições especiais para o cliente, é importante cuidar para que a comunicação e a venda ocorram de forma correta, clara e objetiva.

Querendo ou não, o atendente (ou até mesmo o garçom) são vendedores quando se trata de um restaurante.

Logo, se você quer saber como aumentar o ticket médio do restaurante, é fundamental treinar sua equipe para apresentar os benefícios da oferta e dos produtos.

Por exemplo, se a empresa trabalha com drinks, você pode criar versões especiais, como: “Uma caipirinha tradicional custa R$ 20? Uma com picolé pode sair a R$ 22!”

Lembre-se, então, de incentivar sua equipe a oferecer esse upgrade sempre que um cliente pedir por uma caipirinha tradicional.

Depois, bonifique os colaboradores que melhor souberem usar essa ferramenta. Um cenário de bonificações faz com que maiores esforços sejam tomados, contribuindo para que você fature mais com o mesmo cliente.

Leia também: Pontos de conversão: explore os canais disponíveis e aumente suas vendas online

4 Invista em programas de fidelidade

Os populares “cartões fidelidade” ou até outros prêmios para clientes frequentes são uma febre no mercado há muitos anos.

Eles tendem a tornar as visitas mais recorrentes e transformam os clientes em promotores da marca.

Por exemplo, se o cliente é fiel, é possível oferecer porções maiores de um prato com um percentual de desconto no preço.

Há, ainda, a alternativa de propiciar vantagens para receber grupos de pessoas, como “compre quatro porções e ganhe uma bebida grátis”.

5 Venda ingressos para datas especiais

Se você vai oferecer uma atração especial, como um músico, uma opção que vai te ajudar a encontrar a resposta para “como aumentar o ticket médio do restaurante” é vender ingressos antecipados.

Esses ingressos podem ser o couvert da atração ou mesmo convertidos em consumação, como você achar melhor!

Com esse tipo de solução, você amplia o valor que cada cliente paga dentro do estabelecimento, oferece algo em troca e traz mais comodidade, uma vez que ele sabe que, com a reserva antecipada, terá o conforto que deseja para curtir o momento.

Veja o exemplo abaixo do Hard Rock Café de Gramado, que usa o motor de reservas online da Planne para vender reservas e muito mais. A solução já inclui:

  • construtor de sites otimizado para buscas e responsivo para vários tamanhos de tela;
  • recurso de mapa de lugares com possibilidade de cobranças personalizadas;
  • backoffice;
  • uso da plataforma de pagamentos Planne Pay;
  • entre outros recursos.

hard-rock-cafe-gramado.png

Outras datas que podem ser usadas para vender voucher de reserva são ceia de Natal e Ano Novo, Dia dos Namorados e afins.

6 Faça cobrança antecipada pela reserva (convertida em consumação)

Seguindo uma ideia similar a de cima, a cobrança pela reserva é uma ótima solução para aumentar o ticket médio. Mas, fique tranquilo, porque você não vai afastar ninguém do seu restaurante. A ideia é que o valor seja convertido em consumação, assim, todo mundo fica feliz.

Entre os benefícios que você terá está a redução de no-show, o que evita que você fique com uma mesa vazia porque um cliente não apareceu.

Outro resultado sentido pelos clientes da Planne que utilizam o recurso de cobrança antecipada por meio de sistema agendamento online é um aumento de ticket médio de até 30%, apenas com a introdução do pagamento pela reserva.

De maneira geral, o cliente que já pagou antecipadamente pelo voucher de reserva e pode usá-lo para abater parte do valor da conta, geralmente, gasta mais.

7 Crie seu próprio motor de reservas online

Nossa última dica de como aumentar o ticket médio do restaurante é investir na contratação de um motor de reservas online (como o do Hard Rock Café), que oferece uma excelente experiência ao cliente que visita seu restaurante temático.

Um sistema de agendamento online permite que você crie o próprio canal de vendas e facilita o processo de compra do cliente, que passa a resolver todas as questões da reserva online, sem precisar falar com um atendente.

A ferramenta também possibilita a escolha das mesas, de acordo com o mapa de assentos que pode ser disponibilizado.

Ele também pode comprar adicionais, como um bolo de aniversário ou uma garrafa de vinho para deixar a noite mais especial.

Acredite, se você quer aprender como alavancar as vendas de um restaurante, precisa investir em tecnologia.

Esse tipo de solução que os clientes estão buscando, segundo o relatório de 2022 da Zendesk. O estudo mostra que 83% dos compradores esperam que uma empresa tenha um portal de autoatendimento para que eles possam solucionar suas demandas, sem interagir com um atendente!

Aí, vem a questão: como criar um sistema de agendamento online que seja seguro, eficaz e fácil de usar?

A Planne é um motor de reservas online que possibilita que você cria um e-commerce para seu restaurante, com facilidade e sem depender de programadores, designers e desenvolvedores. Você faz tudo sozinho, de ponta a ponta, contando com nossa equipe de suporte.

Além das vendas online, você pode implementar as nossas dicas de como aumentar o ticket médio do restaurante com o recurso Planne Pay, uma ferramenta de pagamentos nativa, moderna e feita para vendas online. Solicite agora mesmo uma demonstração do motor de reservas online.


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