Aumentar o ticket médio significa gerar mais faturamento e, consequentemente, ampliar o lucro, sem que, para isso, você precise fazer um investimento na mesma proporção. Essa é uma maneira bem resumida de entender o que é e para que serve o ticket médio.
Pense conosco: quando você faz um anúncio de marketing visando atrair um comprador para sua empresa, é preciso investir um certo montante de dinheiro, correto?
Quando esse cliente opta por fazer a compra, isso significa que o anúncio deu certo e que o valor que ele gastará te ajudará a recuperar a quantia aplicada na campanha.
Agora, considere que você gastou R$ 10 para atrair o cliente e que ele fez uma compra de R$ 100. Nesse exemplo, você teve um retorno de R$ 90. Mas e se esse mesmo cliente fizer um pedido de R$ 200? O retorno será de R$ 190! No caso, o valor gasto na campanha foi o mesmo, porém, o ROI (retorno sobre o investimento) foi maior.
Mas o que esse exemplo tem a ver com o que é ticket médio?
Basicamente, uma estratégia para ampliar o ticket médio impulsiona esse aumento de receita e, portanto, traz mais lucratividade para o negócio.
Quer saber como colocar isso em prática e elevar a lucratividade ao entender o que é e para que serve o ticket médio? Siga a leitura!
Como funciona o ticket médio?
O ticket médio representa o valor médio gasto por um cliente. Para calculá-lo, basta dividir o valor total das vendas pelo número de compradores, em um certo período. Aliás, pode-se calcular o ticket médio total, bem como segmentá-lo em categorias, como tipos de serviços e perfil de público.
Se a empresa vendeu um total de R$ 50.000 em um mês e teve 400 clientes nesse período, o ticket médio é de R$ 125.
Para facilitar o entendimento, vamos aplicar a fórmula para calcular o ticket médio considerando os dados acima:
Ticket médio = valor total de vendas / nº de clientes Ticket médio = 50000 / 400 Ticket médio = 125
Se invertermos o cálculo, percebemos que, ao aumentar o ticket médio, mesmo que o número de clientes seja mantido, teremos um maior valor total de vendas. E é isso o que todo empreendedor espera!
Continuando com o exemplo, considere que, no mês seguinte, o ticket médio da empresa foi de R$ 200 e que você manteve os mesmos 400 clientes. Isso significa que a receita alcançou R$ 80.000!
Perceba que, ampliando em R$ 75 o valor gasto por cada comprador, você gera um faturamento de R$ 30.000 a mais!
Qual a importância do ticket médio? Para que serve?
O ticket médio é uma importante métrica para medir o retorno sobre o investimento da empresa, comparando o custo de aquisição de clientes com o valor gasto nas compras deles. Isso também favorece as estratégias de precificação e vendas, a segmentação de clientes e a avaliação de desempenho do negócio.
Como dissemos acima, você pode calcular o ticket médio geral da empresa, mas também avaliar o indicador de acordo com determinadas categorias.
Elas podem ser criadas conforme a estratégia e te ajudar a entender, por exemplo:
- qual é o perfil de cliente que gasta mais;
- quais canais de aquisição geram maiores valores de ticket médio.
Por sinal, vivemos em um mundo cada vez mais digitalizado, sendo que a maioria dos processos acontece por meio da internet. Pensando nisso, é vital refletir se o negócio está otimizado o suficiente para aproveitar todos os benefícios da era digital.
Já imaginou aumentar o ticket médio de venda do seu parque temático com uma loja virtual de souvenirs? Essa é uma boa estratégia, mas não a única.
Imagine, por exemplo, que você tem um restaurante e disponibiliza um sistema de reservas online. Junto a isso, faz a venda antecipada de serviços e produtos, como uma garrafa de espumante ou um bolo de aniversário especial.
Quando um cliente acessa a plataforma de reservas e se depara com a opção de venda desses adicionais, ele é estimulado a aumentar o ticket médio já nesse momento.
Logo, o investimento em um sistema de reservas online é uma maneira de alcançar múltiplos benefícios, entre eles, o aumento do ticket médio por meio da venda antecipada.
Isso significa que, se você ainda não começou a vender ingressos online para seu parque de diversão, museu ou não aceita reservas online para seu restaurante, está perdendo tempo e deixando dinheiro na mesa.
Como aumentar o ticket médio? 5 dicas práticas
Reforçar sua presença digital certamente ajuda a vender mais, aumentar o lucro e melhorar a experiência do cliente. Com tudo isso em mente, siga a leitura para saber como aproveitar as oportunidades de alavancar os resultados, contando com um sistema de reservas online.
1. Entenda o perfil do seu cliente
Para vender, é necessário conhecer o perfil do seu público. A venda até pode ser realizada sem conhecê-lo mais a fundo, porém, ela não se sustenta de forma satisfatória e nem é consistente no médio e longo prazo.
Conhecer o cliente vai além de saber se ele tem ou não afinidade com determinado tema. É necessário realizar uma pesquisa mais profunda.
Esse entendimento permite que você amplie a oferta de produtos e serviços mais conectados com as demandas do seu cliente.
Se o restaurante temático recebe muitos casais, por exemplo, é interessante oferecer produtos associados a esse perfil. Na hora da reserva, que tal oferecer também uma uma garrafa de espumante para que alguém surpreenda o(a) amado(a) em uma noite romântica.
Com o sistema certo, você pode usar uma ferramenta de pagamento online para garantir o recebimento antecipado deste produto, facilitando também a previsibilidade de vendas.
Como conhecer seu cliente?
Antes de escolher o que oferecer para ampliar o ticket médio, entenda aspectos como:
- quais são os meios de divulgação mais eficazes;
- em qual região a maioria do seu público se encontra;
- quais são suas preferências de consumo;
- qual tipo de entretenimento eles mais consomem;
- quais as formas de pagamento que eles preferem.
Cada detalhe é importante, possibilitando que você planeje adequadamente quais produtos e serviços vão estar disponíveis em cada momento, quais saem com maior frequência e, ainda, quais são mais passíveis de personalização.
Saber o perfil do seu cliente ajuda a corresponder às demandas do público comprador, direcionando os produtos que combinam com suas preferências, especialmente quando falamos de entrega de conteúdos ou anúncios.
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2. Fique atento ao calendário de vendas
É crucial estar atento à sazonalidade, considerando eventos, datas comemorativas, promoções, feriados e datas em geral. Tudo tende a influenciar o processo de compra.
Vale a pena lembrar que, de maneira geral, as pessoas compram mais em épocas especiais.
É importante verificar se há algum evento próximo, programar-se com a fabricação ou encomenda dos produtos e até mesmo oferecer a oportunidade dos clientes personalizarem os itens. Essa é uma excelente forma de agregar mais valor ao que você oferece.
3. Faça promoções e delimitação de produtos em estoque
Quem não se sente estimulado a fazer uma compra, mesmo não precisando, só porque o item está em promoção?
Temos um alerta em nós, dizendo para não perdemos boas oportunidades. A isso chamamos de gatilho mental.
Como empreendedor, lembre-se sempre de investir e caprichar nas promoções para sua empresa.
Outro alerta acende em nossa cabeça quando vemos que os produtos estão em suas últimas unidades.
Ninguém quer perder a chance de comprar algo com o valor mais em conta, em especial se for um produto diferenciado e personalizado.
Essa técnica, atrelada à urgência em comprar, garante que seu cliente não perca uma oportunidade - e também o ajuda a não deixar a compra para depois e esquecer de fazê-la.
Em um restaurante temático com personagens, por exemplo, você pode criar uma bebida especial, vinda de algum livro ou filme muito querido por seus clientes (Harry Potter, Senhor dos Anéis, Star Wars…) e colocar apenas algumas unidades disponíveis por dia.
O cliente pode reservar a mesa online e já comprar a bebida. Contudo, informe que são poucas unidades e que, quando acabar, já era!
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4. Crie combos e programas de fidelidade para a loja online
Trabalhe sempre pensando na melhor forma de atender seu cliente e corresponder às expectativas dele.
Aproveitando a entrada do seu museu ou parque de diversões, por exemplo, você pode pensar na venda de combos para aumentar o faturamento, tais como:
- ingresso + souvenir;
- ingresso + foto + souvenir.
As possibilidades de combinações são enormes e dependem das atrações que você oferece. Em todo caso, a criação e oferta de combos tem eficácia comprovada no aumento do ticket médio.
Se realizada corretamente, essa prática revela ótimas opções do aumento do faturamento e você pode escolher quais itens extras adicionar.
A vinculação dos souvenirs nos combos é uma excelente forma de vender mais, entretanto, lembre-se que lucro não é tudo.
Você precisa oferecer opções de combinações que foquem na experiência oferecida ao cliente.
Além disso, considere investir em programas de fidelidade que ofereçam mais desconto ou brindes a cada certa quantia de compras ou pontos acumulados.
5. Use um sistema de reservas online para impulsionar os resultados
Contar com um bom sistema de reservas online, como a solução da Planne, torna a experiência do cliente ainda melhor, aumentando as chances de efetivação da compra, sem abandonar o carrinho.
Tais recursos viabilizam tudo o que você precisa para facilitar a reserva online, a compra de ingresso ou até o oferecimento de itens adicionais.
Toda a transação pode ser feita pelo celular do cliente, com pagamento online, o que simplifica todo o processo.
A propósito, implantar uma plataforma como essa possibilita o acompanhamento dos resultados por parte da empresa, observando de perto o aumento dos lucros e das vendas antecipadas, além de rastrear os dados por tipo de promoção e época do ano.
Enfim, agora que você sabe para que serve o ticket médio e conhece algumas das melhores dicas para aumentá-lo, chegou a hora de colocar a mão na massa.
Conheça mais sobre a Planne e encontre a solução ideal para que seu negócio crie uma presença ativa online, melhorando a relação com seus clientes e gerando mais lucro!