Seu estabelecimento está presente on-line? Caso ainda não esteja, esse é o momento de considerar o investimento em estratégias de marketing digital para restaurantes. Afinal, é preciso ser visto para ser lembrado, concorda?
A melhor — e mais prática — maneira de fazer isso é criando uma presença digital forte, com base nas melhores táticas de marketing. Se ainda não sabe como fazê-lo, estamos aqui para te ajudar.
Neste artigo, você aprende qual é a importância do marketing digital para restaurantes e, ainda, confere as melhores dicas de como vender mais pela internet. Boa leitura!
Por que investir em marketing digital para restaurantes?
Não é novidade para ninguém que a internet está cada vez mais presente nas vidas de todos. Segundo dados do Statista, há mais de 5 bilhões de usuários de internet no mundo, sendo que, desse total, 4,8 bilhões estão presentes nas redes sociais.
Outro levantamento do mesmo site mostrou que, só no Brasil, são mais de 200 milhões de pessoas conectadas à internet. Já a pesquisa do Google indica que 9 de cada 10 brasileiros pesquisam na internet antes de adquirir um produto ou serviço.
Esses dados, por si só, mostram que é essencial ter uma forte presença on-line.
Entretanto, fica a questão: como vender mais pela internet?
Para isso, é crucial investir em ações de marketing para restaurantes, especificamente voltadas para o mundo digital, visando apresentar os serviços para os clientes e conquistar mais público.
Se você está se perguntando “como divulgar meu restaurante na internet?”, confira as 5 dicas que trouxemos no próximo tópico!
Como fazer marketing digital para restaurante?
Para investir assertivamente em marketing digital para restaurantes, as dicas são:
- esteja presente nas redes sociais;
- tenha um site próprio;
- faça parcerias estratégicas;
- crie uma identidade visual;
- cultive um bom relacionamento com os clientes.
Abaixo, nós explicamos como colocar cada uma dessas dicas em prática. Confira!
1. Esteja presente nas redes sociais
A primeira dica de marketing digital para restaurantes é estar presente nas redes sociais. Tenha em mente que o Brasil é o 5º maior mercado do mundo quando se trata das redes sociais, com mais de 160 milhões de usuários em 2022, segundo o Statista.
Com tantos usuários, é de se esperar que uma boa parcela do seu público-alvo esteja presente on-line, concorda?
Além do mais, as redes sociais levam seu negócio mais longe. Assim, os clientes não precisam estar na cidade para saber da existência do seu estabelecimento. Eles podem apenas ver um post no Instagram.
>>>> Leia também: marketing de redes sociais — 6 dicas para engajar
2. Tenha um site próprio
Além das redes sociais, ter um site próprio e responsivo — que funcione em diversos dispositivos — é crucial para uma boa estratégia de marketing digital para restaurantes.
Isso porque a página traz detalhes sobre o estabelecimento, como localização, cardápio, valores, horário de funcionamento, diferenciais etc. Fora isso, o site demonstra profissionalismo, o que também ajuda a atrair consumidores interessados em fazer uma visita.
>>>> Não deixe de conferir: a importância de um site otimizado para vendas via mobile
3. Faça parcerias estratégicas
Fazer parcerias estratégicas com influenciadores digitais também é bastante eficaz para divulgar seu estabelecimento na internet. No caso, você atinge o público dessas pessoas e, ainda, faz uma divulgação poderosa.
O segredo aqui é escolher influencers alinhados com seu negócio. Por exemplo, você tem um restaurante temático sobre um filme. Nesse caso, uma boa parceria pode ser com influenciadores que falam sobre cinema.
>>>> Veja mais: como gerar mais vendas de ingressos através de parcerias?
4. Crie uma identidade visual
A identidade visual envolve tudo referente à parte gráfica, como cores usadas no site e nos posts das redes sociais. Por isso, sempre use elementos semelhantes, como fontes e padrões de postagens.
Isso cria identificação e permite que os clientes reconheçam seu perfil à primeira vista. Ao mesmo tempo, aposte em imagens com boa qualidade. Afinal, ninguém se atrai por um restaurante que mostra prato feio, não é mesmo?
Fora isso, uma boa identidade visual deve transmitir a temática do restaurante, incluindo a paleta de cores, o estilo, a iluminação das fotos e até as letras escolhidas.
Isso significa não usar cores neon (com um ar mais futurista) se o estabelecimento seguir uma temática vintage, por exemplo.
5. Cultive um bom relacionamento com os clientes
Para finalizar a lista de dicas de marketing digital para restaurantes, a chave do sucesso é cultivar um bom relacionamento com os clientes. Sim, não adianta criar publicações mirabolantes e um site maravilhoso, se você não atender bem os consumidores.
Sendo assim, invista em uma equipe para responder às solicitações dos usuários pelas redes sociais. E, quanto mais rápido, melhor, viu? Em relação ao site, é interessante apostar no atendimento via chatbot para tirar dúvidas mais simples.
De qualquer forma, recomendamos manter um alto nível de engajamento, já que isso ajuda a manter o interesse do público no seu restaurante e, ainda, propicia um bom diferencial competitivo.
>>>> Aprenda mais em: experiência do consumidor de serviços — dicas para melhorar e lucrar!
Como escolher uma boa plataforma para marketing digital para restaurantes?
E aí, vai investir em marketing digital para restaurantes após a leitura deste artigo? Então, vale muito a pena contratar uma plataforma para vender serviços on-line, incluindo recursos para viabilizar as reservas antecipadas.
Tais soluções tornam seu estabelecimento mais acessível e, ainda, reduzem as temidas filas, uma vez que os clientes já chegam no local com hora marcada, o que é mais cômodo para todos os envolvidos.
No mais, é vital que essa plataforma tenha integração com outros sistemas e redes sociais, além da conexão com ferramentas de pagamento on-line e garantia da segurança dos usuários.
Uma plataforma que disponibiliza tudo isso e muito mais é Planne, que dispõe de:
- Planne Pay, para receber pagamentos on-line sem burocracia;
- criação de vouchers;
- domínio próprio para criar páginas personalizadas e responsivas;
- integrações, inclusive com Google Analytics e Facebook Pixel;
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