Marketing de influência: descubra como essa estratégia pode impulsionar suas vendas

Autor do artigo
por Thaís Serrano
13/09/2022
Capa do blog

Em busca de novas oportunidades e vendas diárias, novas raízes têm surgido no marketing todo mês. Os empresários têm aprendido cada vez mais que sem boas estratégias de marketing, as vendas não se movem sozinhas gerando contatos o suficiente.

Entre essas novas estratégias, surge também o Marketing de Influência.

Uma estratégia de marketing que consiste em estratégias que utilizam pessoas influentes com um determinado público, que pode vir a se interessar pela sua marca. Essa estratégia pode ser utilizada tanto para gerar novos contatos para sua empresa quanto para ações voltadas para venda.

Para Mike Schimidt, fundador da Dovetale (plataforma de análise de mídias sociais), o mercado total do marketing de influência pode ultrapassar os 10 bilhões de dólares entre 2019 e 2020. Para se ter uma ideia, esse mercado movimentou US $1,07 bilhão apenas no Instagram no ano de 2017.

Em outras mídias sociais, o marketing de influência também impacta na decisão de compra. 40% dos usuários do Twitter que fizeram uma compra tiveram como ponto de partida para o interesse um tweet de influenciador. No YouTube, 70% dos usuários adolescentes consideram ter um relacionamento melhor com os influenciadores digitais do que com as celebridades de outros meios de comunicação.

E como definir o influenciador certo?

O primeiro passo para definir um influenciador certo é saber quem é a sua persona. Você precisa entender quem é o seu cliente e quem ele gosta de ver para depois entender quem influencia as decisões de compra.

Um ator de novela, dificilmente irá influenciar um fã de futebol, concorda? Ao contrário, uma campanha com o Ronaldinho Gaúcho, um dos grandes ídolos do futebol mundial, poderia surtir total efeito para a sua ação de marketing.

Mas só influenciadores fazem marketing de influência?

Por conta da nomenclatura, muitas pessoas ligam o marketing de influência apenas com o trabalho dos influencers. Mas engana-se quem pensa dessa forma, a influência pode acontecer de várias formas:

Marca: marcas influenciam em decisões de compra tanto quanto pessoas podem influenciar. Você provavelmente liga ações como tomar uma cerveja, com comprar amendoim salgado. Ou a compra de pão de forma com a compra de queijo e presunto, certo? É dessa forma que as marcas trabalham com influência e podem te ajudar.

Fãs: quantos proprietários de iPhone você vê falando para outras pessoas comprarem iphone? Quantas pessoas que foram para a Disney voltam falando frases como “você precisa visitar!”? Fãs têm um poder enorme de influência de compra sobre seus amigos e seu círculo de convivências. Eles podem ser fortes vendedores da sua marca.

E como o Marketing de influência vai me ajudar a vender?

Na prática, o marketing de influência funciona com ações de marketing feitas por pessoas influentes. O objetivo é simples, criar conexão entre a marca e o público, e assim:

  • gerar valor e confiança para a marca;
  • conquistar novos clientes;
  • reter clientes já existentes;
  • influenciar na decisão de compra;

A sensação de proximidade que os seguidores têm com quem indica seus produtos faz com que queiram se vincular com itens e serviços já aprovados por eles.

Se você está buscando mais dicas de marketing e de vendas online, já sabe onde encontrar: acesse o nosso blog!


Compartilhe este artigo:
twitter social iconfacebook social iconlinkedin social iconWhatsapp social icon
divider graphic

Veja mais...

Ir ao topo