Entenda sobre o marketing como decisão de compra para vendas

Autor do artigo
por Thaís Serrano
28/06/2022
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O marketing é uma ferramenta fundamental para qualquer negócio, seja em companhias que realizam vendas de produtos ou até mesmo para empresas que vendem serviços. Isso porque, essa prática consiste em algumas estratégias.

Essas estratégias são adotadas por ações que as companhias criam para influenciar o cliente de que ela é a melhor do mercado, convencendo-o, inclusive, de que ele precisa do produto vendido pela empresa.

Por esse motivo, o marketing acabou virando objeto de estudo fundamental para diversos cargos nas diferentes empresas que existem atualmente no mercado. Dessa forma, o estudo do marketing chega até mesmo a ser necessário em cursos, como, por exemplo, gestão comercial ead.

Pensando nisso, confira a seguir tudo o que você precisa saber sobre marketing, suas principais características, bem como as etapas de compra do cliente e o que é necessário para que seja possível converter ações em vendas.

Como o marketing influencia na decisão de compra?

O marketing pode influenciar a compra de um cliente de várias formas.

Isso porque, o marketing possui diversas áreas de atuação, seja na internet, através do marketing digital, ou até mesmo de forma presencial, quando o vendedor usa estratégias para o cliente efetuar a compra.

Justamente por isso, cada vez mais a área do marketing busca estudar o consumidor, descobrir sua rotina, desejos, anseios, para, assim, estipular estratégias que possam conversar de forma pessoal com o consumidor.

Dessa forma, cada vez mais, o marketing e suas estratégias tem se tornado essencial no mercado, sendo cotado como crucial em graduações e cursos profissionalizantes, como por exemplo a faculdade de gestão de vendas.

Em suma, é importante saber que a questão central do marketing é justamente o conhecimento e a criação de laços afetivos com o cliente. Isso porque, só é possível saber quais as estratégias que devem ser tomadas, partindo do princípio de que você sabe do que o seu cliente precisa.

Portanto, para conseguir influenciar a compra de seus clientes e realizar as estratégias de marketing de forma efetiva, é necessário ter em mente quem é seu público alvo, bem como qual o seu perfil.

Dessa forma, será possível realizar estratégias que vão trazer benefícios efetivos e que poderão fazer a diferença em relação ao crescimento e desenvolvimento da companhia.

Combinado com boas gestões e funcionários bem formados, como por exemplo, formação em curso de gestão financeira empresarial, será possível ver um desempenho excelente

Portanto, é possível concluir que o investimento em marketing só pode ser vantajoso para qualquer companhia, uma vez que ele só tende a ajudar no aumento de vendas, bem como no aumento de clientes e fidelização dos mesmos.

Como é o processo de compra?

Uma vez que foi possível entender qual a importância do marketing para uma companhia, bem como, a forma com que as suas estratégias podem aumentar as vendas e transformar potenciais clientes em vendas efetivas, é necessário ter conhecimento sobre outra questão.

Veja a seguir quais as etapas de compra com que o cliente acaba passando e saiba identificar essas etapas em seus clientes para descobrir quais são as melhores estratégias.

Com isso, sua companhia pode conseguir com que ele de fato efetive a compra e faça com que sua companhia aumente cada vez mais os lucros, mesmo sem faculdade gestão financeira a distância.

1. Aprendizado e descoberta

Esta é a primeira etapa de compra de qualquer cliente em qualquer companhia de vendas relacionadas tanto a produtos quanto a serviços.

Nesta primeira etapa na caminhada da compra, é necessário saber que o cliente ainda não sabe direito o que ele de fato deseja.

Portanto, essa fase é nomeada descoberta e aprendizado. Justamente porque ele vai conhecer os produtos e se informar sobre eles, descobrindo se ele realmente necessita dos produtos e serviços vendidos pela sua companhia.

As estratégias de marketing para esta etapa acabam sendo realizadas a partir do sentido da atração. Ou seja, o trabalho de marketing vai ser atrair a atenção do cliente ou público-alvo em geral, para que seja possível despertar nele o interesse por algum tema específico.

Dessa forma, ao buscar entender o problema que o cliente acredita que pode ter, o consumidor pode acabar entrando em contato com sua companhia, principalmente se a sua companhia conseguiu se posicionar como autoridade no assunto.

2. Reconhecimento do problema

Essa segunda etapa é marcada como um avanço desse primeiro momento em que o cliente faz a descoberta do problema, passando a reconhecer essa questão e a identificar que é necessário buscar por um produto ou serviço que solucione sua necessidade.

Além disso, essa etapa também pode ser marcada pelo fato de que o cliente passa a acreditar que ao comprar ou adquirir um determinado produto ou serviço, este pode ser configurado ou caracterizado como a solução para o problema que agora ele sabe que enfrenta.

Ele acaba se vendo mais disponível para responder aos estímulos eventuais feitos pela empresa. Para entender mais sobre isso é possível fazer cursos de especialização e graduação, como por exemplo, o curso de gestão financeira ead.

3. Consideração das opções disponíveis

Depois de reconhecer que tem um problema e enxergar em um determinado produto uma possível solução para essa questão, o próximo passo nessa caminhada de compra é a etapa das opções que estão disponíveis no mercado.

Para entender melhor, basta fazer o exercício de se colocar no lugar do cliente e de imaginar que, ao reconhecer uma necessidade, você já se deu conta de que precisa comprar determinado produto.

Por esse motivo, é natural que você passe a buscar opções de produtos dentro do mercado.

Nessa etapa, é importante se atentar para não perder o cliente. Este, por sua vez, costuma ser exigente, prestando atenção não só na qualidade do produto oferecido ao consumidor em si, mas também no atendimento.

Para isso, é necessário uma boa formação gestão de recursos humanos presencial, para entender como tratar os clientes de forma personalizada, a fim de criar laços afetivos e conquistá-los de vez.

4. Decisão de compra

Se encaminhando da compra em si, depois de conquistar o cliente e mostrar para ele os motivos pelo qual a sua marca se diferencia no mercado, chegou a hora em que cliente finalmente está pronto para decidir qual a solução que ele vai adquirir.

Entretanto, é necessário ter em mente que o jogo só acaba quando termina. Isso porque, nessa etapa, é importante mostrar para o consumidor que a sua companhia estará a disposição mesmo após o ato da compra e que ele ainda terá suporte da empresa mesmo depois da efetiva e tão almejada compra.

Isso porque, assim como é aprendido no curso de gestão financeira ead preço, mais importante do que a compra em si, é a fidelização do cliente. Pois, ao invés de contar com uma compra isolada, é possível contar com um cliente que você sabe que voltará sempre.

Vale lembrar que mesmo em casos onde o cliente já aceitou realizar a compra, ainda é possível efetuar estratégias.

Com isso, na situação em que a venda é realizada de modo B2B, os dados, pesquisas, casos de sucesso e a persuasão se tornam as principais ferramentas de convencimento.

A emoção também é uma parte importante e uma aliada para a comercialização de produtos e serviços da empresa. Os sentimentos geram impacto e, consequentemente, a vontade de continuar adquirindo e sendo fidelizado.

5. O pós-venda

Por último, mas não menos importante, depois que o cliente comprou o produto ou serviço, o caminho de venda ainda não se encerrou. Isso porque, esse cliente vai estar atento ao pós-venda e a forma como este será tratado nessa última etapa do processo.

A forma como ele será tratado em caso de dúvida, necessidade de troca, ou até mesmo problemas que possam existir e defeitos irá contar muito para que esse cliente volte a comprar em sua empresa.

Em suma, é possível dizer que, mesmo tendo um produto excelente, uma compra pode ser totalmente arruinada pela forma como você trata seu cliente no pós-venda. Portanto, mesmo se sentindo satisfeito em relação ao produto, o cliente pode acabar não voltando somente devido a forma como foi tratado no pós-venda.

Para saber mais, é possível pesquisar e procurar entender mais sobre estratégias de marketing e formas de atendimento personalizados. Há diversos cursos de graduação nessa área, como por exemplo o curso de gestão de pessoas a distância.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog It Business Fórum, site voltado para a veiculação de conteúdos relevantes sobre negócios, startups e estratégias para pequenas, médias e grandes empresas.


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