Essa pergunta do título vem sendo muito feita por empresários do ramo do turismo. Afinal, o termo “marketing digital” subiu de 26 para 90 pontos de popularidade no Google Trends em menos de 5 anos.
Hoje em dia, Marketing Digital é praticamente a base de qualquer marketing feito. Não se faz mais quase nenhum tipo de divulgação sem que a internet seja usada para isso. Alguns especialistas já consideram que o “marketing digital” hoje pode ser chamado apenas de “marketing”.
Por isso, nós da Planne decidimos listar 5 tópicos que vão ajudar você a aumentar suas vendas do ramo de turismo através de marketing digital;
1) Influencers: o termo “human to human” é um dos mais buscados da década que se iniciou em 2020. Ele vem com força para explicar que B2B e B2C ficaram na década passada e que, atualmente, as pessoas gostam de comprar de pessoas. Elas escutam opiniões, ouvem podcasts, assistem vídeos e tudo mais de pessoas que são como elas falando de experiências que podem ser vividas por elas. Por isso, aposte em influencers que tenham a cara da sua persona para divulgar o seu negócio e fazer com que você alcance mais o seu público.
Dica: se você está ligado diretamente com “experiências”, proporcione isso para um influencer e deixe ele divulgar como foi a vivência dele para a comunidade que o cerca.
2) Blog: pouca gente acredita, mas os blogs são hoje os maiores geradores de autoridade que uma marca pode ter. Quando você busca resolver situações simples do seu dia a dia (como “o que fazer em Gramado”, por exemplo) você provavelmente lerá sobre isso na internet em blogs que já geraram conteúdo de qualidade sobre isso.
Geralmente esses blogs estão atrelados à uma marca e, quando você busca por um produto que essa marca tenha, por mais caro que ele seja, provavelmente você optará automaticamente por comprar dessa marca pois seu cérebro sente uma necessidade de “retribuição” pela informação que a marca lhe deu anteriormente.
3) Mídia Paga: é certo que após definir a sua persona, existem muitas formas de alcançá-la na internet. Mas, ainda mais certo é que dificilmente você alcançará todo o seu público potencial sem investir um pouco de dinheiro. Especialistas em Ads podem auxiliar você na hora de criar suas segmentações e definir sua verba. Procure um de confiança antes de fazer com que seu investimento se torne gasto.
4) Redes Sociais: Reels, Tiktok, vídeos no Youtube, publicações no Instagram… Quanto tempo do seu dia você investe nessas redes citadas? Pois é, com o seu cliente também é assim! Por isso, invista em criar conteúdo nas redes sociais que você acredita em que ele está presente e busque com a sua equipe o que seu público gosta de ver para saber qual tipo de conteúdo criar.
Dica: definir sua persona é fundamental para que você poupe tempo e se comunique de forma certa com o seu cliente. Se você ainda não tem sua persona definida, invista nesse como primeiro passo da sua estratégia de Marketing Digital.
5) Automação de Marketing: se você tem em mãos as métricas do seu site, provavelmente já sentiu que o número de visitantes dele não é o mesmo número de contatos que seu time comercial recebe dentro do mesmo período. Se sua estratégia já for um pouco mais avançada, invista em ferramentas de automação de marketing que farão com que cada vez mais esses visitantes deixem informações para você e que você se aproxime cada vez mais de fazer esse visitante virar um contato comercial. RD Station, Sharpspring, Pipz e outras várias ferramentas podem ser úteis nesse caso.
E aí, gostou das nossas dicas para fazer com que o marketing digital gere mais clientes para a sua empresa? Essas e muitas outras dicas para o seu negócio podem ser encontradas no nosso blog. Confira mais conteúdos clicando aqui.