Uma das datas mais importantes do setor varejista americano, a Black Friday surgiu em meados dos anos 90 em um momento em que a economia do país estava em queda e os comerciantes precisavam sair do vermelho. Como forma de “antecipar” as compras natalinas e recuperar o fôlego do setor, as lojas decidiram promover um dia de grandes promoções logo após o Dia de Ação de Graças, um dos feriados mais importantes dos Estados Unidos (até mais que o próprio Natal).
Com o sucesso, os comerciantes decidiram repetir a dose anualmente, transformando a Black Friday - que acontece sempre na última sexta-feira do mês de novembro - em um dos dias de maior transação de vendas do país.
Aqui no Brasil, a Black Friday chegou bem depois, mas vem se tornando ano após ano um dia de bastante movimento no comércio, principalmente, eletrônico. De acordo com dados da Noetrust, foram realizadas cerca de 7,6 milhões de compras online na Black Friday de 2021 e o ticket médio das compras ficou em R$ 711,38, 6,4% maior que o ticket médio registrado na Black Friday de 2020.
Por isso, a Black Friday precisa fazer parte do seu calendário de ações anuais já que, principalmente aqui no Brasil, ela também marca o início da alta temporada, proximidade do verão e férias de fim de ano. Ou seja, ótimos motivos para impulsionar suas vendas e fechar o ano no azul.
Como funciona a pré Black Friday?
Planejamento
Para que os seus clientes possam estar preparados para comprar seus produtos e serviços na Black Friday, é preciso que você os divulgue com antecedência. E para que isso aconteça, é necessário que você se planeje com mais antecedência ainda!
Dessa forma, este é o momento ideal para começar!
Pense no tipo de promoção: para compensar mesmo, é preciso que seja uma promoção vantajosa para o seu cliente, então, pense no tipo de ação que irá promover. Quer alguns exemplos?
- Descontos: tem o desconto em porcentagem, desconto para compras coletivas com quantidade mínima (no caso de passeios em grupo), desconto “leve 2, pague 1” etc.
- Composição: ao invés do desconto em si, é possível criar promoções que agreguem valor ao seu produto ou serviço principal, como por exemplo, na compra de um jantar em seu restaurante, ofereça um vinho que combine com o prato principal. Na compra de um day spa em seu hotel, ofereça um programa especial de massagens ou uma aula esportiva diferenciada. Na compra de um ingresso do seu parque, ofereça um brinde interessante etc.
- Condições especiais: caso não haja espaço no orçamento para ofertas, é possível ainda tirar algum proveito da ação. Veja se cabe ofertar, por exemplo, uma forma de pagamento diferenciada, que normalmente você não aplica em seu comércio.
Pense nos produtos e serviços que farão parte da promoção: nem todos os produtos e serviços custam o mesmo valor para a sua empresa, ou seja, nem todos os produtos e serviços possuem a mesma margem de lucro para você. Dessa forma, é muito importante elencar quais produtos ou serviços farão parte dessa ação para que ela não se torne um prejuízo para o seu negócio. Lembre-se de deixar claro em todas as comunicações o que está válido na promoção.
Pense no regulamento: um item importante que poucos dedicam a devida atenção e que pode gerar muita dor de cabeça no pós venda. Redigir um regulamento apropriado pode evitar transtornos e chargebacks futuros (você sabe o que é um chargeback? Descubra aqui e saiba como evitá-lo). Dessa forma, é importante esclarecer no regulamento como a promoção funciona, qual a validade dela e qual a validade de uso do produto ou serviço adquirido, caso possa ser usado posteriormente, se vale alterar o produto/serviço ou a quantidade ou a data de uso, quais as regras de cancelamento (lembre-se do Código de Defesa do Consumidor, hein?!) etc.
Pense na divulgação: esse é o ponto que separa os amadores dos profissionais. De nada adianta criar uma promoção incrível se seus clientes não souberem dela. Sendo assim, é importantíssimo dedicar esforços para criar divulgações eficientes que chegarão ao seu público de forma efetiva. Nesse caso, vale tudo: banners e imagens promocionais em seu próprio e-commerce divulgando a promoção e explicando os pormenores, posts nas redes sociais, anúncios patrocinados em Google e Meta, e-mail MKT para clientes da sua base, Newsletter para leads que já tiveram contato com sua empresa em algum momento, mas ainda não se tornaram clientes, linha de transmissão no WhatsApp para clientes que forneceram o contato e permitiram receber informações pelo telefone, panfletos, folders, flyers distribuídos na região que atua etc.
Pense na preparação: para que o dia de vendas ocorra de forma fluída, é importante preparar todos os envolvidos. Sua equipe precisa estar a par de todas as informações referentes a ação para saber orientar os clientes e agir rápido em momentos de stress. Promova, ao menos, uma reunião com todos os envolvidos, esclarecendo dúvidas e elegendo os responsáveis por cada etapa. Unir sua equipe dessa forma gera espírito de colaboração e fortalece sua empresa.
Como funciona durante a Black Friday?
Ação
Se o planejamento foi bem feito, não há o que temer! Durante a Black Friday é importante acompanhar o movimento, esclarecer as dúvidas dos clientes e fechar as vendas.
Ofereça informações claras e objetivas: lembre-se que seu e-commerce funciona 24h/7, mas sua equipe não. Ter as informações detalhadas em seu site dá ao seu cliente segurança para efetivar a compra de forma autônoma e independente. Mas, ainda assim, é possível que ele tenha dúvidas ou dificuldades em realizar a compra. Para isso, tenha uma equipe pronta para atendê-lo, evitando perder vendas por bobeira.
Atente-se às transações: infelizmente, ninguém está a salvo de sofrer um golpe e na Black Friday, há uma incidência maior de golpes cibernéticos. A plataforma Planne atua com uma série de mecanismos que promovem a máxima segurança nas transações, incluindo certificados de segurança, dupla camada de confirmação de compra, entre outras. Ainda assim, esteja atento a possíveis compras “suspeitas”.
Tenha um plano B: esteja preparado para possíveis problemas de conexão, telefone e afins e trace um plano B para que os efeitos disso possam ser os menores possíveis durante seu dia de vendas.
Como funciona o pós Black Friday?
Saldo
Passada a Black Friday, é hora de verificar o saldo da ação. Dependendo do tipo de promoção ofertada e do tipo de produtos e serviços vendidos no dia, o período pós Black Friday pode ser diferente, mas, de maneira geral, é importante analisar o que deu certo, o que não deu e como é possível melhorar.
Analise as vendas: o objetivo da Black Friday é um só: vender mais! Então, a primeira coisa que precisa saber é se isso deu certo. Mas, não basta olhar apenas para os números vendidos. Quantidade nem sempre corresponde a qualidade e essa análise é bastante particular de acordo com o segmento que atua. Às vezes, vender poucos produtos e serviços com ticket médio maior compensa mais do que vender muitos produtos e serviços com ticket baixo. Tenha atenção nessa análise.
Organize as entregas: seja um produto físico ou um serviço, é hora de entregar o que foi vendido. No caso dos produtos físicos, organize a fila de produção para que a expedição seja feita de forma rápida e eficiente, atente-se aos prazos de entrega e cumpra o que foi prometido. No caso, dos serviços, esteja atento aos prazos para utilização das reservas, ingressos e vouchers vendidos e prepare sua equipe para coordenar essa demanda de clientes oriunda da promoção.
Agradeça seus clientes: enviar uma mensagem ou um e-mail agradecendo pela compra é uma forma de reconhecer seu cliente como parte importante da sua empresa e criar um laço. Esse tipo de ação gera empatia por parte do cliente, tornando-o fiel à sua marca.
Fidelize seus clientes: o que acha de fazer algo a mais e surpreender seus clientes? Enviar um mimo ou oferecer um novo desconto para uma próxima compra pode ser uma ideia bacana de fidelizar seu cliente e transformá-lo em defensor da sua marca.
Cuide das reclamações: nem tudo são flores e algo pode dar errado em algumas vendas. Acontece! Ignorar é o pior que se pode fazer. Nesses casos, faça uma averiguação sobre a reclamação para tentar identificar onde ocorreu o erro. Caso o erro tenha sido cometido pela sua empresa, é importante reconhecê-lo, pedir desculpas e oferecer uma solução plausível. Caso o erro tenha sido cometido pelo cliente, é importante alertá-lo de forma pacífica e educada e, quem sabe, oferecer uma ajuda para solucionar esse problema.
Se a sua empresa ainda não conta com uma plataforma eficiente que possa apoiar sua ação de Black Friday, vem ser Planne! Mas, corra! Coloque esse item como o primeiro da lista de planejamento e acione nossos especialistas para ter seu e-commerce no ar em até 7 dias úteis.