A importância de um site otimizado para vendas via mobile

Autor do artigo
por Thaís Serrano
11/05/2023
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As estratégias mobile são muito importantes para qualquer negócio que queira acompanhar o comportamento dos consumidores modernos e as demandas do mercado.

Elas são necessárias porque os usuários acessam a internet por meio de seus dispositivos móveis, ou seja, tablets, celulares e outros recursos que permitem se conectar com a internet, mas que não sejam os computadores comuns.

Entre as principais estratégias mobile está a criação de um site capaz de se adaptar a qualquer dispositivo para que as pessoas possam acessá-lo, sem problemas com sua experiência.

Mas assim como os acessos móveis cresceram, também cresceram as vendas por meio desses dispositivos, assim, qualquer marca que queira vender com mais facilidade, precisa otimizar seu site para as estratégias mobile.

É uma forma de garantir uma boa experiência de navegação e destacar a marca perante os concorrentes. Ao investir nessa prática, além de permitir o acesso pelo celular, a empresa não prejudica a experiência de quem acessa pelo computador.

Mas antes é necessário saber os impactos do site mobile para as vendas, quais são os elementos dessa plataforma, por que é importante fazer essa adaptação, quais são as dificuldades na hora de criá-la e como medir sua efetividade.

Impactos de um site otimizado

Muitos empreendedores se perguntam de que maneira um site mobile pode impactar as vendas. Em primeiro lugar, esse tipo de plataforma é mais rápida e por isso faz com que mais pessoas comprem.

Melhorar a velocidade aumenta as taxas de progressão em praticamente todas as etapas da jornada de compra, indo desde a página inicial até o checkout.

Mesmo que a loja venda seus produtos em um estabelecimento comercial com fachada em acm preto, também precisa vender pela internet, e um site mobile aumenta o tempo de permanência na página.

O tempo de carregamento foi reduzido em 0,1 segundo, oferecendo grandes ganhos em termos de desempenho, podendo aumentar as taxas de conversão em 8,4%, no caso do varejo.

Para se ter uma ideia, muitas marcas registraram um aumento de 9,2% e plataformas que vendem artigos de luxo cresceram 8%.

Por fim, uma plataforma mobile gera impactos nas vendas porque se trata de um site mais rápido e com taxas de rejeição menores.

Um a cada 5 sites de varejo reduziram as taxas de rejeição para 0,2%, ou seja, além de aumentar as vendas, melhora a experiência, reduzindo a quantidade de pessoas que saem sem realizar nenhum tipo de ação.

Elementos importantes do mobile friendly

Para que uma plataforma seja considerada mobile friendly, precisa contar com alguns elementos essenciais, como:

  • Design responsivo;
  • Seguir a regra do polegar;
  • Otimizar as imagens;
  • Cuidar do tamanho da fonte;
  • Ter boa navegabilidade.

Uma marca de bioestimulador de colágeno para pele precisa do design responsivo porque ele se ajusta a qualquer tamanho de tela, organizando os elementos e melhorando a experiência do visitante.

O desenvolvedor da plataforma precisa ter em mente que muitas pessoas usam os celulares por meio do polegar, ou seja, se elas querem rolar a tela, com a mesma mão que seguram o aparelho, fazem o movimento com o polegar para cima.

Mas além de ter uma plataforma acessível por meio do toque desse dedo em específico, as imagens também precisam ser otimizadas.

São essenciais para qualquer canal, mas se estiverem distorcidas ou com uma resolução ruim, o efeito será prejudicial.

O usuário que acessa a internet pelo celular precisa conseguir ler os conteúdos, então as fontes usadas no canal da marca precisam ser legíveis, mesmo que sejam acessadas em telas menores.

Por fim, é indispensável que a navegabilidade seja boa, sem que para isso o usuário tenha que dar zoom ou virar o aparelho na horizontal.

Importância de adaptar a plataforma

Uma empresa de envidraçamento de sacada retrátil precisa adaptar seu site para diferentes dispositivos porque o acesso mobile se tornou fundamental no dia a dia das pessoas.

De acordo com uma pesquisa realizada pelo IBGE, o celular se tornou o principal meio de acesso à internet no Brasil e a tendência é que isso continue crescendo.

Se a marca quiser ser notada e entrar na rota de pesquisa dos usuários, precisa investir em uma plataforma mobile.

A responsividade é uma estratégia que está diretamente relacionada à experiência do usuário, e se ela for negativa, os resultados também serão.

Mas quando a pessoa acessa a plataforma do negócio e se sente satisfeita com a experiência por conseguir resolver um problema ou porque encontrou facilmente o que procurava, as chances de conversão aumentam em 60%.

Outra razão que explica a importância da adaptação é o fato de que o próprio Google favorece plataformas responsivas, principalmente quando as pessoas fazem suas buscas por meio dos dispositivos móveis.

Em outras palavras, quando alguém procura, por exemplo, sobre aluguel máquina de criofrequencia, vai encontrar entre as primeiras posições os sites responsivos, e conseguir um bom posicionamento é essencial para ter mais acessos.

Mas assim como ajuda a atrair mais visitantes para o site institucional, as estratégias mobile também reduzem as taxas de rejeição, ou seja, pessoas que entram e saem do site sem realizar nenhuma ação.

Se o usuário tenta acessar, mas a página demora muito para carregar ou ele não encontra o que estava procurando, vai sair sem fazer nada, e quando essa taxa está muito alta, o Google entende que o site não é relevante.

Dificuldades da otimização

As empresas podem se deparar com algumas dificuldades na hora de otimizar seu site para as estratégias mobile, e uma delas é a velocidade lenta.

Para as estratégias de SEO, garantir uma boa velocidade de carregamento é algo fundamental, porque a partir do momento em que o site é mais rápido, o usuário se sente mais satisfeito e o Google melhora seu posicionamento.

Para alcançar esse objetivo, um fabricante de forno elétrico industrial novo precisa manter as páginas simples e limpas e evitar o redirecionamento 301.

Outra dica é ter cuidado com as imagens, principalmente na hora de fazer redimensionamento, procurando ferramentas que automatizam essas mudanças.

Também é muito comum ter problemas com conteúdos inexistentes, depois durante a reestruturação da página para que se torne mobile, o site pode ficar muito diferente do que é quando acessado no desktop.

Por conta disso, algumas partes deixam de carregar adequadamente ou não são adaptadas como deveriam. Acontece que o Google precisa rastrear o site sem dificuldades, por isso ele não deve ter problemas para carregar os elementos.

Uma empresa especializada em manutenção de piso de madeira também precisa estar atenta aos links cruzados, que são problemas relacionados às páginas com endereços errados.

Quando o redirecionamento é defeituoso, isso mostra que existe um problema na utilização do canal, principalmente quando existe uma página para desktop e outra para dispositivo móvel.

Para descobrir se esses ou outros problemas estão aparecendo, assim como saber um pouco mais sobre a efetividade do site otimizado para vendas via mobile, é necessário fazer uma medição.

Como medir a efetividade de um site?

A partir do momento em que um site é otimizado para vendas via mobile, é muito importante medir sua efetividade.

Uma das formas de fazer isso é medir os visitantes, usuários ativos, downloads e clientes. Na plataforma de vendas, o funil precisa ser o primeiro item analisado, mesmo que isso se aplique ao e-commerce, mas levando para o lado mobile.

Cada usuário que visitar o site de um fabricante de portão articulado para garagem passa pela jornada de compra, que vai transformar um visitante em cliente.

Para medir o funil de vendas é necessário analisar as taxas de conversão e isso vai ajudar a identificar qualquer gargalo que esteja acontecendo, do início ao fim do funil.

Outra métrica muito importante é a receita média por usuário, mas ela pode variar de acordo com o modelo de negócio.

Fazer esse cálculo é necessário porque a partir do momento em que a organização sabe o quanto de retorno cada usuário traz para seu negócio, consegue fazer as otimizações necessárias e o quanto pode gastar com cada estratégia.

Por fim, uma clínica de cuidados domiciliares para idosos pode analisar os níveis de engajamento para saber qual é o tempo por sessão, taxa de conversão em ações, interações, entre outros elementos importantes.

Considerações finais

A partir do momento em que as pessoas começaram a acessar a internet pelo celular, muita coisa mudou, e hoje em dia, os usuários preferem esse tipo de acesso porque ele é imediato e pode ser feito de qualquer lugar e a qualquer momento.

Se ninguém mais precisa ligar o computador para se conectar, então as organizações também não precisam esperar esse momento para vender.

Investir em estratégias mobile para o site de vendas é a melhor forma de atrair consumidores, oferecer uma boa experiência e fazer mais negócios.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


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