4 estratégias de marketing para aumentar suas vendas

Autor do artigo
por Thaís Serrano
29/09/2022
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Estar em constante evolução e aprimoramento é fundamental para a prosperidade de um negócio.

Até pouco tempo atrás, as formas de realizar estratégias de marketing e buscar visibilidade para uma marca eram bem diferentes. Hoje, com a internet e sua popularização, o processo se tornou mais simples e barato.

Utilizar redes sociais, e-mails, sites, blogs entre outras estratégias, era considerado diferencial de mercado.

Hoje, esse tipo de estratégia de marketing é o básico que precisa ser feito. Quem não está presente no mundo digital está deixando dinheiro na mesa, perdendo visibilidade e um grande poder de crescimento e fortalecimento de marca.

Com a crescente utilização das redes, mais pessoas e empresas chegando e mais consumidores buscando serviços através das redes sociais, aumenta a responsabilidade das empresas em trazer bons conteúdos para o mundo online.

Não basta estar presente com um perfil do seu negócio. Precisa ser estratégico e agregar valor para seu cliente sobre o que é ofertado.

Dessa forma, para se destacar da grande massa, é preciso utilizar estratégias de marketing.

Assim, seu esforço não será em vão e cada vez mais seu público ficará satisfeito. Para te ajudar, trouxemos 4 técnicas que podem e devem ser implementadas no seu negócio para disparar suas vendas.

Personalização e Branding

O poder de marca é um fator imprescindível para seu negócio.

Em qual marca de bebida você pensa quando eu falo em um rótulo vermelho e branco? E quando falo da garrafa verdinha? Que tal um energético que dá asas?

Eu sei que as marcas nas quais você pensou foram: Coca Cola, Heineken e Redbull. Isso é poder de marca.

Você precisa trabalhar para ser a primeira opção na mente das pessoas no seu segmento. Tenha cores, tipografias, logo e personalidade bem definidas. Aprenda a se tornar parte do imaginário e vivência das pessoas.

Quem não é visto não é lembrado.

Mas aparecer de qualquer jeito não vai passar credibilidade e confiança para as pessoas. Você vai deixar seus clientes confusos se ficar mudando de cor e posicionamento, por exemplo. Isso irá gerar estranhamento e desconexão.

O objetivo de personalizar sua marca com os valores que você quer passar, tem o objetivo de se conectar com mais pessoas e construir vantagens competitivas para os negócios.

O branding foca no cliente, em se diferenciar e se destacar no mercado, melhorar resultados e, consequentemente, aumentar os lucros.

Estratégia de marketing de conteúdo

A estratégia de marketing de conteúdo é uma das técnicas mais interessantes e com excelentes resultados. Seu uso tem ganhado espaço e visualização porque gera resultados eficientes e rápidos.

Essa estratégia de marketing é de fácil compreensão, pois visa criar conteúdos específicos e estratégicos dentro das redes sociais.

Ou seja, planejar os assuntos que serão abordados e em quais formatos - posts estáticos, carrosséis, legendas longas ou curtas, utilizações de CTAs (call to action), vídeos, lives, reels, entre outros.

Dentro da produção de conteúdo se fala muito em funil de vendas e camadas de consciência do público-alvo.

Esses funis são o nível de compreensão das pessoas sobre determinado assunto. Portanto, é necessário entender qual tipo de pessoa você quer captar e trazer o conteúdo e formato correto para atender essa demanda.

Além de atrair as pessoas certas nos momentos desejados, a produção de conteúdo ajuda a educar o público-alvo, deixando-os alinhados com o posicionamento da marca.

Isso faz com que o potencial cliente seja mais qualificado e demore menos tempo para comprar.

Além dos benefícios para seu negócio, o público também sai beneficiado, já que recebe conteúdo de qualidade, se mantém informado e compra com mais segurança.

Google ADS

O Google ADS é uma das estratégias de marketing mais utilizadas. Significa links patrocinados que podem ser utilizados nas páginas de busca do Google, no Facebook ou em outras redes sociais.

Os links patrocinados são anúncios pagos, onde você investe uma determinada quantia para que seu site apareça nas primeiras posições.

Quando você fizer uma determinada pesquisa no Google, logo começam a surgir anúncios sobre aquilo. Isso significa que alguém investiu para que isso aparecesse para você - um cliente em potencial.

Além dos anúncios do Google é possível investir em anúncios dentro de outras plataformas, nos vídeos do Youtube, em display nos sites e blogs, entre outros.

O investimento nesse tipo de estratégia de marketing é vantajoso, pois o retorno é expressivo. Os anúncios nos locais certos e direcionados ao público correto, aumentam a chance de conversão, já que estão sendo exibidos às pessoas que têm mais propensão a adquirir seus serviços.

De maneira simplificada, os links patrocinados dentro de um buscador fará com que seu site apareça no topo da lista. Nas redes sociais também funciona como um anúncio que pode divulgar seus serviços ou produtos, trazendo maior visibilidade para a marca.

Benchmarking

Benchmarking consiste em acompanhar e entender como seus concorrentes estão atuando no mercado digital.

Nada mais é do que uma análise comparativa que utiliza técnicas e práticas para que sua empresa melhore os pontos fracos e otimize ainda mais os fortes. É um processo de busca por melhorias.

Nesse tipo de estratégia você pode utilizar ferramentas que mostram informações importante de outros sites como:

  • Conteúdos mais vistos;
  • Principais páginas;
  • Palavras-chave mais relevantes;
  • Tráfego orgânico;
  • Mapas de posicionamento.

Além dos sites que auxiliam a realizar essa busca de assunto e mapear o que é mais relevante no seu segmento, você deve utilizar as redes sociais.

Dentro das redes sociais você utiliza a biblioteca de anúncios, que vai mostrar e auxiliar na análise de campanhas do Instagram e Facebook.

Esse tipo de informação e análise de métricas é uma estratégia de marketing que vai deixar sua empresa no páreo dos assuntos mais relevantes, fazendo com que a assertividade seja muito maior e mais bem direcionada ao seu público.

Permite o aprimoramento do autoconhecimento, melhora processos, auxilia na motivação da equipe, otimiza custa e aumenta a produtividade.

Conclusão

Existem inúmeras estratégias de marketing que visam melhorar e aprimorar o posicionamento, aumentar as vendas e ganhar maior visibilidade no meio digital.

Mas o mais importante é entender aonde você e sua empresa querem chegar.

Tenha objetivos bem definidos, alinhe as metas de curto, médio e longo prazo. Entenda qual seu segmento de mercado e qual seu objetivo dentro do digital. Só assim será possível traçar as estratégias de marketing e técnicas corretas.

Afinal, nem toda estratégia é a melhor para seu negócio.

Compreender isso já é meio caminho andado. Depois, basta mapear como será feito e em quais redes sociais serão aplicadas as técnicas que você definir como melhor para seu negócio.

Mais importante que a velocidade é a direção.


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