Usar um bom software de gestão de reservas faz a diferença na administração de qualquer estabelecimento que trabalha diretamente com o público, como restaurantes temáticos e hotéis. Você já usa um sistema como esse no seu negócio?
Saiba que essa ferramenta vai além de controlar as vagas disponíveis, pois contribui ainda para gerir o fluxo de clientes e até mesmo otimizar o estoque. Ou seja, tudo o que garante um bom atendimento ao público.
E aí, quer aprender como usar esse sistema no seu negócio? Então, continue lendo para entender o que é e como fazer a gestão de reservas de mesas em restaurantes e eventos turísticos, assim como as vantagens de usar um software para este fim!
O que é gestão de reservas?
A gestão de reservas envolve administrar as vagas disponíveis no estabelecimento, por exemplo, no restaurante temático. O processo abrange tudo o que é necessário para atender às expectativas e oferecer uma boa experiência para o consumidor, como controle de datas, disponibilidade e envio de informações referentes à compra.
No caso, fazer a gestão de reservas de mesas em restaurantes temáticos possibilita acompanhar, em tempo real, quantos clientes são esperados para comparecer em determinada data.
Partindo disso, é possível comprar os insumos necessários para atendê-los, preparar o espaço para receber os visitantes e daí em diante.
Assim, evita-se as mesas vazias — o que pode gerar perdas financeiras para o estabelecimento — e o overbooking — quando você vende mais do que devia, por falta de um controle eficaz.
Entretanto, como fazer esse processo de forma efetiva? As ações são realizadas manualmente ou existe uma ferramenta para este fim? Bem, é isso que você aprende no próximo tópico. Continue a leitura e confira!
Como controlar reservas?
A melhor maneira de controlar a reserva de eventos turísticos ou em restaurantes temáticos, por exemplo, é por meio de um software específico. Também conhecido como Central Reservation System (CRS), essa ferramenta funciona de maneira on-line e integrada com as outras plataformas usadas pelo estabelecimento.
Desse modo, além de controlar as reservas de vagas ou mesas, pode-se receber pagamentos pela internet de modo prático e rápido. Fora isso, o software entrega insights valiosos para os gestores sobre o comportamento do consumidor.
Isso porque o gerenciador de reservas coleta dados sobre os clientes. Logo, permite descobrir qual é o perfil de público, as datas com maior fluxo e até prever a baixa temporada, a fim de se preparar melhor para as flutuações do mercado.
>>>> Veja também: seu restaurante temático já é digital?
Por que usar um software de gestão de reservas? Principais vantagens
Existem muitas vantagens ao adotar um software de gestão de reservas, tanto para os estabelecimentos quanto para os clientes. A seguir, falamos sobre as 4 principais!
1. Mais acessibilidade
Um dos principais benefícios de um software de gestão de reservas é a acessibilidade para o público. Com a ferramenta, é possível disponibilizar as vagas disponíveis e até mesmo fechá-las on-line, por intermédio da plataforma do estabelecimento.
Dessa maneira, os clientes não precisam se deslocar fisicamente ou perder tempo no telefone. Basta acessar o site ou canal de venda, conferir os dias e horários disponíveis e, em seguida, escolher a melhor opção.
2. Melhoria da gestão
O software de gestão de reservas também é uma “mão na roda” para a administração do estabelecimento. Afinal, ele ajuda a evitar erros, como overbooking ou agendamentos duplicados, como mencionamos no decorrer deste artigo.
Outro ponto é que a ferramenta, por ser integrada com outras funcionalidades, como a solução de pagamento on-line, reduz problemas com inadimplência e traz mais controle sobre a gestão de estoque, visto que você sabe quantas pessoas esperar no período.
Ao mesmo tempo, a ferramenta possibilita o reagendamento e propicia mais segurança, já que mantém os dados armazenados em nuvem. Como resultado, as chances de serem perdidos ou que o estabelecimento reserve a mesma vaga duas vezes são quase nulas.
>>>> Leia mais: fluxo de caixa em restaurantes — como controlar as entradas e saídas?
3. Maior previsibilidade nas vendas
A terceira vantagem da lista é a maior previsibilidade nas vendas. Imagine um restaurante temático no período de vendas sazonais. Na prática, já é esperado que o fluxo de visitantes seja maior do que em outras épocas do ano, concorda?
Porém, sem um software de gestão de reservas, fica difícil saber, com exatidão, quantos clientes o estabelecimento terá, pois depende dos atendimentos presenciais.
Como a ferramenta digital possibilita a marcação antecipada, você já sabe o que esperar do rendimento para o período e faz um planejamento financeiro mais assertivo.
>>>> Veja mais: como a previsibilidade pode salvar seu negócio?
4. Aumento das vendas
Para finalizar a lista de vantagens de usar um software de gestão de reservas, temos o aumento das vendas. De fato, esse é um investimento que se paga a longo prazo e ajuda a elevar as receitas do restaurante temático e de outros estabelecimentos.
E os motivos para esse benefício são bem simples. Primeiro, a possibilidade de agendar a visita on-line, que facilita o dia a dia dos clientes. Segundo, a ferramenta pode ser usada para oferecer diferentes pacotes e fazer promoções especiais, atraindo mais consumidores.
Por exemplo, essa tecnologia permite que um grupo agende seu restaurante para uma festa ou, em alguns casos, solicitem alterações para adequar o atendimento às suas demandas. Ficou claro?
>>>> Não deixe de conferir: reservas antecipadas podem aumentar o faturamento do seu restaurante temático
Como escolher um bom software de gestão de reservas?
Quer adotar um software de gestão de reservas, mas não sabe como escolher o melhor, dentre tantas opções disponíveis? Pois bem, primeiramente, é necessário ficar atento às integrações oferecidas pela plataforma.
É crucial que ela se conecte com os outros sistemas usados pelo estabelecimento, a fim de obter dados mais precisos e, ainda, concentrar as informações.
Além disso, é vital que a ferramenta entregue acesso aos relatórios operacionais, visibilidade, extratos financeiros e pagamento on-line, tendo mais controle sobre as operações de reservas.
Por último, é interessante ter uma página personalizada do negócio, que mostre sua marca logo de início e sirva como ponto de venda na internet.
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