Atualmente, toda pessoa que possui um celular e perfil ativo nas redes sociais pode ser um vendedor em potencial para sua marca.
Com o aumento do uso da internet e das redes sociais praticamente dominando as decisões de compra, principalmente com a ajuda dos influenciadores, é cada vez mais comum que os consumidores utilizem esses canais online para basear sua decisão e determinar qual produto comprar.
Dentre as estratégias existentes, a de rede de afiliados tem ganhado espaço e adeptos nos mais variados segmentos de mercado pela eficiência.
O que é uma rede de afiliados?
A rede de afiliados pode ser considerada um tipo de programa de indicação, onde uma pessoa física ou mesmo uma pessoa jurídica indica produtos e serviços de empresas terceiras.
Normalmente, isso já acontece há muito tempo e de forma natural quando uma pessoa experimenta determinado produto ou serviço, gosta do resultado e indica para outras pessoas.
Hoje em dia, com a forte presença dos influenciadores digitais, essa indicação passou a ser monetizada, onde as empresas criam uma rede de afiliados que indicam seus produtos e serviços e ganham comissão por cada venda realizada.
Por ser uma parceria, ambas as partes ganham. Ela se torna vantajosa para o afiliado que pode transformar essa prática em uma fonte de renda e para a empresa que pode ampliar sua visibilidade e suas vendas de forma fácil e sem o custo dos vínculos empregatícios padronizados.
Onde as redes de afiliados funcionam melhor?
Até então, as empresas de varejo eram as que vinham conquistando os melhores resultados com o uso da estratégia de rede de afiliados. Inclusive, foi a empresa Submarino que iniciou essa prática no Brasil em 1999.
Isso porque, na maior parte dos casos, se trata de indicar um produto físico e de baixa complexidade de compra, logística de entrega e pagamento de comissão.
Mas, atualmente, diversos outros segmentos vem registrando bons números de vendas e de alcance, incluindo aí as que atuam no segmento de Turismo.
É cada vez mais comum encontrar influenciadores digitais e/ou blogueiros que falam sobre viagens e indicam companhias aéreas, agências de passeios, restaurantes, parques, atrações e outros negócios nos destinos de interesse.
Ainda que nesses casos a complexidade de compra possa ser um pouco maior, mesmo que os afiliados não executem a venda de fato, podem ser bons geradores de leads, auxiliando as empresas na captação de potenciais clientes.
Como criar uma rede de afiliados?
Agora que você já sabe o que é uma rede de afiliados, pode considerar essa uma potencial estratégia para ampliar suas vendas.
Para as empresas:
Para criar uma rede de afiliados em sua empresa é preciso, primeiramente, estruturar um plano onde alguns pontos importantes serão definidos, como por exemplo:
- Definir a prospecção e forma de cadastro para afiliação;
- Identificar os produtos ou serviços que estarão disponíveis para a revenda;
- Definir as comissões que serão pagas para cada tipo de venda realizada;
- Definir os prazos e formas de pagamento aos afiliados;
- Estabelecer metas, caso isso faça sentido para o seu negócio;
- Registrar as regras em contrato para não ter problemas futuros.
A partir daí, é preciso divulgar o programa de afiliados no intuito de gerar interesse nos participantes. Você pode utilizar os canais de comunicação oficiais da empresa para realizar essa divulgação e/ou entrar em contato diretamente com potenciais afiliados para apresentar o seu programa e oferecer a parceria.
Para os afiliados:
Para fazer parte da rede de afiliados de uma empresa e ter sucesso sendo um afiliado é preciso, inicialmente, verificar o tamanho da sua rede de conexões e o quão influente você é dentro dela.
Isso porque, quanto mais influência você exerce sobre sua rede de conexões, mais chances tem de fechar bons negócios. A partir daí, é importante pesquisar e verificar os programas de afiliados que tem mais familiaridade com seu estilo e que ofereçam benefícios que estão de acordo com o que você acredita.
Verifique se:
- A empresa tem bom posicionamento no mercado que atua;
- O programa de afiliados oferece algum tipo de acompanhamento das suas vendas;
- A empresa presta suporte caso você tenha alguma dificuldade com a venda de um produto ou serviço;
- A empresa oferece a criação de vouchers ou cupons de desconto para você veicular em seus canais;
- O programa oferece algum tipo de cortesia.
Dessa forma, quanto mais transparente for a relação de parceria entre ambos, mais chances de sucesso.
Como a Planne pode ajudar?
Para potencializar ainda mais as vendas das empresas do segmento do Turismo e Entretenimento, a Planne oferece uma gama de recursos específicos para a gestão de parcerias e afiliados, tornando essa estratégia possível para você.
Com um painel de controle fácil de gerenciar, é possível automatizar uma série de tarefas operacionais, desde a aprovação dos parceiros até o pagamento das comissões, ampliando a eficiência das suas estratégias de venda!
Fale com nossos consultores e entenda como iniciar essa inteligente manobra de vendas agora mesmo.