Parcerias podem gerar mais ganhos para a sua empresa. Saiba como!

Autor do artigo
por Gregório Nardini
01/09/2023
Capa do blog

No mundo dos negócios, uma coisa é certa: nenhuma empresa cresce sozinha.

Isso porque é inviável abrir uma empresa que elabore e desenvolva sozinha toda a tecnologia, suprimentos e logística necessários para que ela seja totalmente independente no mercado.

Para crescer com mais rapidez e segurança, o ideal é focar na sua principal força e se unir em parceria com outras empresas que possam oferecer aquilo que você precisa, mas não tem, ajudando o seu negócio a ir mais longe.

Por isso, as parcerias comerciais são tão importantes.

A prática de fechar parcerias é bastante comum em diversos setores da economia porque tende a ser benéfica para ambas as partes. Normalmente, são realizadas entre empresas do mesmo ramo ou que sejam complementares.

Em alguns segmentos, como é o caso do Turismo, as parcerias são fundamentais para que todo o ecossistema funcione.

Vamos entender com alguns exemplos:

As companhias aéreas e hotéis tendem a fechar parcerias comerciais com agências de turismo que possam revender as passagens e os quartos, por exemplo.

Isso acontece para que essas empresas - tanto as companhias aéreas quanto os hotéis - consigam ter uma visibilidade maior, impactando não somente seu próprio público como também o público das agências. Nestes casos, os acordos comerciais tendem a ter como principal objetivo o aumento no volume de vendas.

Já as agências de turismo fecham parcerias com empresas que oferecem passeios, transfers, entre outros serviços que complementam uma viagem e assim por diante.

Por que sua empresa deve ter parceiros?

Porque é uma grande oportunidade de ampliar o alcance da sua marca e ainda aumentar suas vendas, melhorando o posicionamento da sua empresa no mercado.

É possível tanto disponibilizar seus produtos e serviços para outras empresas revenderem como revender produtos e serviços de outras empresas também.

Quando outras empresas revendem seus produtos

Neste caso, o ideal é elaborar um plano para criar essa rede de parceiros ou rede de afiliados dentro da sua empresa.

Organizar exatamente como essa estratégia vai funcionar facilita a gestão diária e, principalmente, a sua relação com os parceiros, evitando dificuldades no cumprimento de prazos e análise de resultados.

Aqui neste conteúdo a gente explica direitinho o que deve conter nesse plano.

Ao prospectar seus parceiros, não se limite somente às empresas.

As redes de afiliados permitem que pessoas físicas sejam revendedoras de produtos e serviços de empresas parceiras, o que aumenta ainda mais a possibilidade de ampliar seus pontos de vendas.

Quando você revende produtos de outras empresas

Aqui, o cuidado ao fechar a parceria é basicamente o mesmo. Neste caso, o ideal é analisar primeiramente como é o posicionamento da empresa e a aceitação dos produtos e serviços dela no mercado.

Em seguida, avaliar as regras do programa de afiliados e, principalmente, como funciona o comissionamento das vendas.

Pense que é possível ser afiliado de vários programas ao mesmo tempo, ampliando sua atuação e aumentando sua fonte de renda.

Atualmente, muitos influenciadores digitais se utilizam de parcerias com empresas para divulgar seus produtos e serviços e receberem por isso.

Neste caso, quanto maior sua rede de conexões e engajamento nas redes sociais, melhor será seu desempenho nas vendas.

Acompanhe e analise os resultados

Para uma empresa que conta com muitos parceiros de venda, nem sempre é fácil fazer o acompanhamento e avaliar o desempenho de cada um deles. Principalmente se esse acompanhamento é feito de forma manual.

Por isso, o ideal é contar com ferramentas tecnológicas que permitam organizar, acompanhar e metrificar as vendas oriundas de redes de afiliados.

Com essas ferramentas, é possível realizar o cadastro dos parceiros e acompanhar individualmente as vendas geradas por cada um deles de maneira automatizada.

Além disso, fica muito mais fácil calcular os valores a serem pagos para cada um de acordo com as vendas lançadas ali.

A Planne conta com uma área totalmente dedicada à criação e gestão de rede de afiliados dentro da sua plataforma.

Nela, é possível gerenciar e automatizar processos operacionais, desde a aprovação dos parceiros até o pagamento das comissões, ampliando a eficiência das suas estratégias de venda!

Fale com nossos consultores e entenda como iniciar essa inteligente manobra de vendas agora mesmo.


Compartilhe este artigo:
twitter social iconfacebook social iconlinkedin social iconWhatsapp social icon
divider graphic

Veja mais...

Ir ao topo