As parcerias são ótimas estratégias para ampliar o alcance da sua marca e multiplicar seus pontos de vendas, aumentando sua receita.
Mas, organizar e acompanhar o desempenho de todas as parcerias exige tempo e dedicação que muitas vezes os donos dos negócios não tem.
Com isso, muitas empresas acabam por limitar as parcerias e, consequentemente, limitam também o potencial de suas vendas.
Mas, como resolver isso? Automatizando processos.
Utilizar ferramentas tecnológicas que facilitem a gestão dos processos é a melhor forma de gerenciar essa tarefa e estreitar a relação da sua empresa com seus parceiros.
Normalmente, esses sistemas contam com diversos recursos que automatizam as etapas comuns de gerenciamento de parcerias, agilizando o trabalho da equipe e minimizando possíveis erros. Por exemplo:
1) Cadastro de parceiros
Ao iniciar um programa de parcerias, muitas empresas recorrem às planilhas do Excel ou ao Google Forms para gerar os cadastros dos parceiros e armazenar os dados mais importantes.
Mas, em uma plataforma automatizada é possível cadastrar seus parceiros diretamente no sistema e criar um banco de dados inteligente para consulta posterior.
Neste caso, inclusive, ao invés de você cadastrar, é possível disponibilizar uma tela onde o próprio parceiro interessado realiza esse preenchimento.
2) Definição de produtos e serviços
Dependendo do seu negócio, nem todos os produtos e serviços estarão disponíveis para que os parceiros realizem a revenda. Os motivos podem ser desde a margem de lucro até a complexidade da venda, passando por uma série de outras possibilidades.
Neste caso, em um sistema automatizado será possível determinar e deixar visível para os parceiros quais produtos eles poderão vender.
Assim, eles poderão avaliar o custo do produto, a comissão e ficará mais fácil analisar a viabilidade da venda.
3) Determinação de comissões
Por falar em comissão, ela é um dos fatores mais importantes em uma parceria, certo?
Nem todos os produtos podem ser vendidos com o mesmo comissionamento, por isso, utilizando uma plataforma adequada, é possível indicar exatamente qual a comissão a ser paga por cada produto ou serviço que faz parte da parceria.
4) Análise de vendas
Fica muito difícil avaliar se uma parceria está dando certo se não tiver dados que comprovem o desempenho dela.
Uma parceria é uma via de mão dupla e precisa ser benéfica para ambas as partes.
Tendo um sistema que auxilie na gestão, fica mais fácil acompanhar as vendas como um todo.
Quais produtos ou serviços são mais ou menos vendidos pelos parceiros? Sabendo disso, é possível estudar os motivos para que um produto não tenha muitas vendas e adequar ou corrigir os problemas constatados.
Qual parceiro está vendendo mais e qual está estagnado? Olhando os números, vai ficar mais claro identificar qual parceria está dando mais resultados e qual parceiro está precisando de uma atenção maior da sua parte.
Quantas vendas seus parceiros estão gerando semanalmente ou mensalmente? Isso te ajuda a determinar se é preciso fechar mais parcerias ou criar outras estratégias que ajudem nas metas determinadas.
5) Pagamentos
Ter uma plataforma que calcule automaticamente a comissão e o valor final que cada parceiro deve receber pode economizar muitas horas do dia e ainda minimizar possíveis erros nas contas.
Dessa forma, os pagamentos podem ser realizados de maneira mais ágil, sem muitos entraves, tornando a relação com seus parceiros ainda melhor.
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