Existem muitos boatos sobre a primeira compra online feita pela humanidade, o fato real é que a primeira compra foi feita por um amigo de Dan Kohn, em 1994. O produto, um tanto quanto inusitado, era um CD do “ex The Police”, Sting.
Na época, as compras não costumavam ser feitas dessa forma porque não havia autenticidade e segurança em transações realizadas na internet. O que diminuía a confiança do público.
Tá, mas como os restaurantes entram nessa história?
Como não haviam muitas confirmações e histórias publicadas sobre a história do amigo de Dan Kohn, a Pizza Hut lançou uma jogada de marketing muito importante para o avanço do e-commerce e das vendas online.
Fazendo sua primeira venda online em 94, assim como a compra do CD do Sting, a marca publicou em inúmeros veículos de imprensa que “fez a primeira venda online da história do mundo”.
O que gerou um grande boom entre todas as empresas do ramo (e também empresas de outros mercados) para descobrirem como isso tudo funcionava e como era realmente possível.
Inclusive, em 1994, existem registros de jornalistas e pessoas renomadas afirmando que “vendas online não dariam certo e isso era passageiro”. Mal sabiam eles…
Como a venda online transformou a Pizza Hut?
Desde 1994, quando atuava apenas nos EUA, a Pizza Hut já teve um crescimento considerável e hoje possui quase 15 mil restaurantes e quiosques em mais de 130 países.
Grande parte desses negócios aconteceram de forma online, através do setor interno de canais da Pizza Hut.
Mas, o ponto que mais faz diferença para a marca é o dia mundial da pizza, que acontece em 10 de julho.
A data é tão importante que aumenta em torno de 200% as vendas da empresa. Em apenas um dia, uma franquia da rede chega a vender 5.162 pizzas e fazer 2 mil entregas.
Tenho um restaurante, devo investir também em vendas online?
Sim! Com o crescimento de compradores de experiências nos canais digitais, é fundamental que você faça vendas online no seu estabelecimento. Muitas empresas costumam usar o “voucher” que dá direito a rodízios, sequências, pratos únicos e até mesmo a descontos especiais.
O perfil de quem compra experiências é já viajar para o seu destino com tudo organizado, por querer uma viagem mais “low cost”. Fazendo isso, ele evita possíveis gastos extras e também a fadiga de “rondar” a cidade em que está procurando onde comer.
Qual a forma mais rápida de começar a vender online?
A Planne possui uma plataforma que permite que você venda vouchers, sequências, pratos e muito mais! Conheça agora as oportunidades que a nossa plataforma, que é totalmente customizável, pode dar para você aumentar suas vendas e fazer com que a sua marca seja ainda mais consolidada e alcance cada vez mais pessoas.
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