Você sabe o que é e-commerce e para que serve? Antes de mais nada, é comum que muita gente pense que loja virtual e e-commerce são a mesma coisa. Na verdade, um está integrado ao outro, mas o segundo termo representa algo muito mais completo e robusto.
Aliás, para que você entenda corretamente o que é um e-commerce e para que serve, é essencial ficar clara a diferença entre ele e uma loja virtual.
Por envolver vários processos (sobre os quais falaremos no decorrer desse texto), o e-commerce não se restringe apenas ao site hospedado. Isso, na verdade, é o que chamamos de loja virtual.
Assim, a loja virtual é uma parte do próprio e-commerce, mas não pode ser chamada de “e-commerce” no sentido literal da palavra.
Diferentemente do que algumas pessoas pensam, entende-se que a loja virtual é o único canal de vendas que um e-commerce possui, sendo as redes sociais, o e-mail marketing e os outros apenas meios de divulgação, visando levar o usuário à loja.
Então, o que é o e-commerce e para que serve? Siga conosco para conferir!
Afinal, o que é e-commerce e para que serve?
E-commerce (comércio eletrônico) é o termo usado para definir os negócios que estruturam processos de compra e venda de produtos e serviços na internet. Nessa linha, todas as transações comerciais são realizadas por intermédio de ferramentas online, digitalizando integralmente os processos básicos, como a venda e o atendimento ao cliente.
Com isso em mente, entende-se que o conceito de e-commerce envolve muito mais do que apenas a criação de um site. Trata-se de um tipo de empreendimento que se diferencia pela estrutura de funcionamento — altamente relacionada ao universo digital.
De forma geral, o e-commerce é um site que proporciona que os clientes comprem seus produtos sem sair de casa, com comodidade e atendimento “self-service”. Em muitos casos, eles compram e recebem seu produto sem nunca ter tido nenhum contato físico ou por telefone com a empresa.
Além disso, uma loja virtual pode funcionar em muitos cenários, visto que pode ser acessada em um escritório por meio de um computador, à beira da praia em uma tela de um iPad ou durante uma viagem, via celular.
Continue a leitura para conhecer os principais tipos de e-commerce e decidir se vale a pena criar o seu.
Quais os 7 tipos de e-commerce?
Para entender melhor o que é e-commerce e para que serve, vale conferir seus diferentes tipos:
- Business to Business (B2B): negócio entre empresas; - Business to Consumer (B2C): companhia vende para o consumidor final; - Consumer to Business (C2B): clientes vendem para uma empresa; - Consumer to Consumer (C2C): clientes vendem para clientes; - M-commerce: venda via smartphones e tablets; - Direct to Consumer (D2C): indústrias vendem ao consumidor final; - Business to Government (B2G): empresa vende ao governo.
Perceba que, diferentemente do que algumas pessoas acreditam, o e-commerce não é um negócio em que apenas produtos são comercializados entre uma empresa que oferece uma mercadoria ao comprador final.
Isso significa que independente do tipo de operação que você possui, também pode aproveitar o comportamento de compra online dos consumidores e investir em um novo canal de aquisição.
Entendeu o que é e-commerce e para que serve, assim como seus tipos? Então, a próxima pergunta é: será que vale a pena criar o seu? Continue lendo para conferir as vantagens!
Quais as vantagens de ter um e-commerce?
Na lista de vantagens de ter um e-commerce estão:
- alcance global; - disponibilidade para venda 24 horas por dia, nos 7 dias da semana; - baixo custo operacional; - maior escalabilidade; - acesso facilitado a dados sobre clientes e vendas; - menor barreira de entrada; - atendimento às demandas dos clientes.
Leia também: Veja como os sistemas de venda de ingressos online podem impulsionar suas vendas
Posso ter uma loja virtual dentro do meu e-commerce?
Sim, você pode ter uma loja virtual dentro do e-commerce. Ao lançar produtos que o público pode comprar dentro do seu e-commerce, você está montando sua loja virtual.
Assim, pessoas poderão chegar até a loja, realizar compras e receber seus pedidos sem sair do conforto da própria casa.
Na verdade, em muitas plataformas de loja virtual, você não precisa ter um CNPJ, sabia? Em alguns casos, o CPF e o nome completo, com dados reais, são suficientes para que você faça o cadastro em uma plataforma de construção de sites e comece a vender.
As melhores opções, caso você esteja buscando vender um produto, são as encontradas geralmente no Google, como:
- Nuvemshop: oferece uma ampla rede de soluções e serviços para lojas online;
- Shopify: a plataforma permite que você use suas soluções para vender produtos com o site, as redes sociais e em marketplaces.
- Woocommerce: O WooCommerce é um plugin para WordPress, com o poder de transformar seu site em uma plataforma de vendas poderosa;
- Planne: e-commerce para parques, museus, restaurantes e agências de turismo, que criam as próprias plataformas de venda de ingressos, vouchers e reservas.
Se você tem um negócio no setor de experiências, conheça os recursos da Planne e descubra como alavancar seus resultados usando todas as vantagens do e-commerce.
Como funciona a venda no e-commerce?
A venda no e-commerce funciona a partir da escolha da plataforma para criação do canal, seguindo para a configuração. Em paralelo, é preciso considerar o design, as informações sobre os produtos ou serviços, a seleção dos métodos de pagamento e a definição de opções de entrega do que foi adquirido.
Para estimular a compra, lembre-se de criar um layout atraente e incluir informações importantes sobre o que está sendo vendido.
Isso deve incluir elementos como:
- fotos de alta qualidade;
- vídeos;
- descrições detalhadas;
- especificações técnicas;
- informações de preço e formas de pagamento;
- variações;
- e mais.
Também é importante que o processamento dos pedidos e a integração das informações sejam feitas de maneira eficiente.
Por exemplo, em um e-commerce de produtos, é vital integrar a venda com o estoque para que o número de produtos disponíveis para a comercialização seja atualizado em tempo real.
Já em um e-commerce de serviços que venda ingressos para um museu, por exemplo, as informações integradas devem considerar o número de pessoas permitidas por horário e outros fatores.
Logo, quando um cliente compra um ingresso para um horário determinado, é preciso que essa informação seja atualizada no sistema, de modo que não sejam vendidos mais ingressos do que a capacidade do espaço.
Adicionalmente, vale considerar o sistema de entrega deste ingresso, que geralmente chega por e-mail ao comprador.
Nesse cenário, a dica é integrar os códigos emitidos de forma que seja possível verificar sua autenticidade na entrada do museu, restaurante, parque temático ou qualquer estabelecimento.
Leia também: Crie um site para seu restaurante e modernize a forma de vender reservas
Como impulsionar as vendas online de serviços?
Está buscando uma plataforma robusta para seu negócio que envolve vender ingressos, reservas online, tickets, vouchers e venda antecipada de serviços (inclusive os agendados)? Então, a Planne é a solução completa para você!
Somos uma plataforma de e-commerce completa para serviços e turismo, em especial para parques, museus, restaurantes temáticos e agências turísticas.
Seguimos os mais altos padrões de segurança e utilizamos as tecnologias mais modernas para alavancar as vendas online.
Quando saber a hora certa de começar um e-commerce?
“Daqui a um ano, você irá desejar ter começado agora”. Essa é uma das frases mais clichês da internet e das redes sociais, mas é muito verdadeira quando se trata de ter o próprio e-commerce.
Isso porque o envolvimento do seu site com otimização dos mecanismos de busca (SEO), autoridade de domínio, conteúdo e, principalmente, com a resolução dos problemas apresentados por clientes, aprimora-se a cada dia depois de abrir sua loja na internet.
Entenda que nunca estará 100% pronto, mas se tiver uma ideia, não deixe de colocá-la em prática o quanto antes.
Agora que você descobriu o que é e-commerce e para que serve, saiba que a Planne tem um sistema que te ajuda a implementar uma estratégia que considera o funil de vendas do e-commerce.
Tudo isso a partir de uma ferramenta que direciona os clientes para a compra e reserva antecipada, seja para parques, museus, restaurantes e muitos outros segmentos.
A interface faz com que você dê sua “assinatura” para um negócio online totalmente personalizado. Logo, que tal começar agora?
E lembre-se: a equipe de suporte da Planne está 100% disponível para te orientar.