Você sabe o que é UX?
Bom, UX ou User Experience, pode ser definido como: “tudo que envolve o modo como qualquer usuário interage com o mundo ao seu redor. Na verdade o termo user experience é muito amplo, mas quando falamos de marcas, produtos, sistemas e serviços, é importante entender que UX não envolve apenas o design do produto e seu desenvolvimento. Temos que observar todas as etapas do cliente junto à sua marca, desde o primeiro “encontro” até o pós uso ou consumo.”
Você pode ter lido esse primeiro parágrafo e pensado: “O que meu museu tem haver com isso?” ou até mesmo “Como a Planne pode fazer com que isso funcione no meu museu?”
Bom, como você leu no primeiro parágrafo, a experiência do usuário está ligada também ao “pós consumo” da sua experiência e, é aí, que entra tudo o que já falamos até aqui no nosso blog.
A experiência incrível que você já construiu no seu estabelecimento pode gerar novas vendas sem que você precise atrair clientes até o seu estabelecimento. É aí que vem a venda online!
Aquele mesmo produto que você costuma vender na loja de souvenirs pode somar ao seu caixa uma margem de lucro de 40 a 50% se for vendido em um e-commerce dentro do seu site. Além disso, você faz com que mais pessoas se tornem fiéis à sua marca por estarem sempre interagindo com ela de um modo tangível.
Mas como a experiência pode ser boa se meu site não é tão completo assim?
Bom, vamos lá: experiência não é só sobre ter um site com muitas features ou não, é sobre o sentimento que você gera no seu cliente enquanto ele interage com a sua marca.
Pensando nisso, também separamos algumas dicas para que a experiência proporcionada por você seja a melhor possível:
Confirme o pedido o quanto antes: encaminhe uma mensagem de whatsapp ou um e-mail para o seu cliente informando que o pedido dele deu certo, para tranquilizar ele de não ter caído em nenhum golpe online ou ter feito uma “falsa compra”;
Ofereça opções de upsell: seu cliente comprou um boné? Ofereça uma camiseta para combinar no look. Comprou um chaveiro? Ofereça personalizar ele com o nome do cliente e etc. Experiências assim mostram a sua preocupação com o cliente.;
Informe o cliente do envio: encaminhe e-mails com o código de rastreio e com cada nova atualização do envio, buscando gerar tranquilidade e proximidade com o seu cliente;
Já fez a entrega? Não deixe de perguntar como foi a sensação. Mostre que você não é só uma empresa vendendo e que está buscando dinheiro. Mostre o seu propósito de garantir a qualidade da entrega e do seu produto perguntando sobre a qualidade com que o seu produto chegou.
Depois de ler esse texto, sem dúvida a experiência do seu cliente será ainda melhor. Foque no seu propósito e em fazer com que os valores da sua marca estejam sempre presentes na mente do seu consumidor. Isso conecta pessoas, cria comunidades e engaja ainda mais as suas vendas.
Qualquer dúvida, conte com a nossa equipe!