Você já sabe que a sua empresa turística pode vender mais no ambiente digital, né?
Grandes empresas do setor turístico, como por exemplo, companhias aéreas e redes hoteleiras, já fazem isso há um certo tempo, mas pequenas e médias empresas do mesmo segmento podem sentir certa dificuldade em impulsionar suas vendas online.
Isso acontece porque muitas delas ainda não contam com um site adequado, sistemas digitais que as apoiem nisso ou mesmo não sabem quais canais de venda realmente funcionam!
Além do seu próprio canal de vendas, é possível vender suas experiências turísticas em marketplaces de turismo de maneira fácil e segura. Vamos te contar como:
O que é um marketplace?
O marketplace é um “mercado online” que reúne produtos e serviços de diversos fornecedores diferentes em um mesmo ambiente.
São um tipo de comércio eletrônico multicanal, onde empresas terceiras vendem seus produtos e serviços para uma audiência bem robusta e pagam uma comissão por cada venda realizada naquele site.
No comércio varejista, os marketplaces são mais comuns, como por exemplo, Mercado Livre, Americanas.com, Submarino... mas já existem marketplaces nichados e focados em segmentos específicos como o turismo. É o caso de sites como Decolar.com, Expedia, Hurb e, até mesmo, TripAdvisor, que contam com a venda de hospedagens, passagens, ingressos, locação de automóveis etc.
Como funcionam os marketplaces?
O marketplace funciona com um grande shopping center online onde as lojas são as empresas vendedoras terceiras que estão expondo seus produtos e serviços para a mesma audiência. Vale lembrar que ali podem existir empresas dos mesmos segmentos disputando os mesmos clientes.
Por este motivo, é muito importante ter diferenciais que permitam que seus serviços tenham mais destaque diante da sua concorrência.
O marketplace não vende diretamente, nem é responsável pelo produto ou serviço ofertado ali. A responsabilidade do marketplace é oferecer aos vendedores um ambiente digital adequado, uma grande audiência, além de garantir a segurança das transações financeiras das vendas que ocorrem ali, tanto para as empresas quanto para os clientes delas.
Vamos dar um exemplo de como funciona: um museu que vende seus ingressos online deseja aumentar ainda mais sua receita e busca por outros canais de vendas para impulsionar seu negócio. Realiza, então, uma parceria com um marketplace e expõe nesse site terceiro os diversos tipos de ingressos e atrações do museu. Ao realizar a venda de um ingresso por ali, o museu paga uma comissão pré-acordada ao marketplace.
Vender em um marketplace compensa?
Muitas vezes, sim! Não somente, mas, principalmente para pequenas e médias empresas que ainda não conquistaram seu próprio público.
As comissões pagas aos marketplaces são relativamente vantajosas e eles podem ser considerados um bom caminho para iniciar suas vendas online e ir conquistando experiência e espaço no ambiente digital.
Por serem sempre grandes e investirem valores exorbitantes em mídia, os marketplaces acabam conquistando uma audiência muito grande e, com certeza, fornecerá uma quantidade boa de clientes.
Então, não preciso ter meu próprio e-commerce, certo?
Errado!
Os marketplaces são muito vantajosos, mas não substituem seu próprio canal de vendas. Isso porque, em um dado momento, o ideal é que suas vendas diretas, ou seja, aquelas realizadas diretamente em seu site sejam maiores do que os resultados obtidos pelos marketplaces.
Para isso, é importante traçar estratégias de vendas alinhadas a marketing para garantir isso.
Se a sua empresa ainda não vende online, é preciso mudar isso agora mesmo!
Conte com um e-commerce próprio para venda de serviços
Sabemos que os e-commerces surgiram com o principal objetivo de vender produtos físicos e que, por sua vez, contam com estoque. Por conta disso, muitas empresas que vendem serviços (como as empresas de turismo), tiveram que se adaptar para realizar suas vendas nesse tipo de site.
Mas, atualmente, já existem plataformas de e-commerce desenvolvidas exclusivamente para venda de serviços e, que neste caso, atuam com disponibilidade. É o caso da Planne!
A Planne conta com uma flexibilidade maior de configuração de regras de negócio que facilitam a venda de serviços turísticos. Essas configurações ocorrem, principalmente, em três grandes áreas:
- Disponibilidades: ao contrário das empresas que vendem produtos físicos e contam com estoque, as empresas turísticas que vendem serviços atuam com disponibilidade e precisam ter esse recurso nas configurações para indicar a quantidade que um determinado serviço pode ser vendido e em qual tempo. Por exemplo, um passeio no litoral que só ocorre na maré baixa: esse serviço só estará disponível para venda nas datas e horários configurados de acordo com a tábua da maré. Além disso, as empresas turísticas também atuam com as alta e baixa temporadas e podem diferenciar a disponibilidade de seus serviços de acordo com elas.
- Tarifas: empresas turísticas atuam com diferentes tarifas para cobrar por seus serviços, assim como já acontece com companhias aéreas e hotéis. Ao comprar o serviço de forma antecipada, é possível, adquiri-lo por uma tarifa promocional, ao comprar no momento de uso, esse serviço será cobrado de acordo com a chamada “tarifa balcão”. Além disso, as empresas turísticas também criam tarifas de acordo com o seu público, como por exemplo, tarifa criança, tarifa adulto, tarifa idoso, meia-entrada, entre outros.
- Agendamentos: esse recurso é muito utilizado por empresas turísticas e proporciona a venda antecipada de serviços. Ao disponibilizar um calendário inteligente em seu site, o cliente é capaz de verificar o valor do serviço de acordo com a data que deseja usufruir dele. A partir daí, ele mesmo poderá realizar o agendamento e pagar pelo serviço de forma antecipada, recebendo o seu voucher de confirmação em seu e-mail ou celular. Dessa forma, estará apto a utilizar pelo serviço no dia e hora agendados.
Adapte as estratégias para as vendas online
No momento que a empresa decide por iniciar as vendas online, é necessário revisitar as estratégias seguidas e, talvez, adaptá-las ao ambiente digital. Isso porque, às vezes, essas mesmas estratégias que funcionam perfeitamente bem para as vendas “físicas” não funcionarão de forma plena para as vendas online.
Por exemplo: se a empresa tem o hábito de divulgar seus serviços com panfletagem nas ruas mais visitadas pelos turistas para captar clientes, precisará repensar essa estratégia e dedicar algum esforço para a divulgação dos serviços online, no seu e-commerce.
Essa divulgação merece total atenção, afinal, o e-commerce será a vitrine de produtos da empresa. Apresente fotos bem-feitas dos serviços, com cores vivas e cenários bem elaborados. Invista na descrição desse serviço, colocando todos os detalhes necessários para que o cliente entenda de forma objetiva como ele funciona, inclua as respostas às dúvidas mais comuns para diminuir a necessidade de suporte ao cliente durante o processo de compra, deixe as regras claras e ofereça as formas de pagamento mais utilizadas para garantir a venda para a maior parte do público.
Outro exemplo: se a empresa normalmente atua com fila de espera e somente venda “na porta”, precisará adaptar seu processo para começar a vender antecipadamente e realizar esse controle de forma precisa.
Neste caso, será necessário, inclusive, rever prazos financeiros para que os recebíveis e as contas a pagar estejam no time perfeito e não cause atrasos. Aqui vale também contatar o gerente da conta da empresa e negociar com o banco prazos amigáveis e, quem sabe, taxas mais atrativas, uma vez que a empresa cumprirá com os prazos e poderá realizar os pagamentos de forma antecipada.
Essa estratégia influencia diretamente no fluxo de caixa da empresa, promovendo uma melhor rotatividade dos valores, tornando as finanças do negócio mais saudáveis e o saldo positivo.
Conclusão
Vender em marketplaces de turismo são uma ótima forma de ampliar as vendas contando com um canal de grande audiência.
Mas, essa é uma das estratégias de vendas que sua empresa pode seguir. Existem muitas outras estratégias, além de outros canais de vendas que podem fazer sentido para sua empresa.
Vale sempre ter em mente a importância de ter um canal de vendas próprio operando a pleno vapor para garantir suas vendas sem intermédios.