Afinal, day use em hotel, vale mesmo a pena?
Para responder a essa questão, sugerimos uma reflexão.
Já parou para pensar que muitas pessoas podem ter interesse em conhecer seu estabelecimento. Porém não têm tempo nem dinheiro para adquirir uma diária completa?
Ou então, que famílias e grupos de amigos gostariam de utilizar apenas a piscina do seu hotel durante um dia ensolarado?
Nunca pensou? Pois talvez você esteja perdendo uma boa oportunidade…Afinal, você pode incrementar seu orçamento, se oferecer a seus clientes experiências flexíveis de compra.
Se você ainda tem dúvida se deve abraçar o day use em seu hotel, basta seguir com sua leitura!
O que é day use em hotel?
Em linhas gerais, day use em hotel trata-se de um tipo de reserva que possibilita que os clientes desfrutem das instalações de um hotel, sem pernoite. Logo, a ideia é que os clientes aproveitem o espaço durante o dia, e à noite, retornem para suas casas. Vem daí o termo “day use”, isto é, uso diurno.
Já que o cliente, quase hóspede, não utiliza a diária completa, o day use em hotel tem um valor reduzido, tornando-se muito atrativo para pessoas com diferentes necessidades.
Essa reserva pode ser destinada para que os clientes usufruam de piscinas, academias, espaços de massagem, salas de jogos, saunas etc.
Além disso, é uma ótima opção para famílias que gostariam de sair da rotina.
O day use em hotel fazenda, por exemplo, permite que os pais relaxem em um ambiente diferente, enquanto a criançada se diverte com atividades em contato com a natureza, gincanas e outras atrações.
Há ainda os viajantes que desejam aproveitar o tempo de espera entre um voo e outro com mais conforto. Para isso, a reserva de hotel day use é perfeita para que aguardem sem o estresse e incômodo com as apertadas cadeiras de aeroportos e rodoviárias.
E, para a sua surpresa, essa modalidade não é exclusiva para hotéis, resorts e hotéis fazendas. É possível, também, explorar a área gastronômica. Confira!
Agora que você já sabe o que é day use em hotel, aproveite e confira: Aprenda a organizar a sua demanda de Day Use
O que é day use no restaurante?
O day use no restaurante é direcionado para experiências gastronômicas no hotel, principalmente para aqueles que contam com restaurantes renomados ou bem recomendados.
Os clientes que optam por utilizar o day use no restaurante desejam experimentar uma comida típica da região, ou almoçar e jantar em espaços com estruturas diferenciadas.
Essa é uma ótima oportunidade para garantir um bom fluxo em períodos de baixa procura. Mas essa não é a única vantagem, como você irá conferir no próximo tópico.
Quais são as vantagens de uma reserva de hotel day use?
Como você pôde perceber, as possibilidades com o day use para hotel são amplas, não é mesmo?
Porém, de que forma essa modalidade de reserva pode ser benéfica para o seu hotel ou resort?
Para o cliente, o day use representa uma oportunidade de apreciar as melhores instalações do hotel, sem a necessidade de se comprometer com uma diária.
Por se tratar de uma experiência de curta duração, podem realizar essa mesma reserva mais vezes em um ano, de diferentes formas, para objetivos distintos.
Já para os hoteleiros, o day use é crucial para:
- proteger da saúde financeira do negócio durante a baixa demanda;
- driblar as sazonalidades; -aumentar a receita sem a necessidade de elevar os preços ou a quantidade de quartos disponíveis;
- flexibilizar as vendas;
- atrair hóspedes para reservas com pernoite;
- reduzir gastos relacionados à manutenção dos quartos.
Agora que você já conhece as vantagens, que tal descobrir como montar o seu day use?
Como montar um day use?
Não é nada complicado, como você deve estar pensando. Veja, nas próximas linhas, um passo a passo prático para esse fim.
1. Conheça seu público
Para montar uma reserva day use em hotel, é primordial que você conheça o público-alvo que você deseja atingir.
É preciso entender quais são suas expectativas, necessidades, e sobretudo, quais áreas do hotel desejam utilizar.
Assim, no futuro, você poderá criar ofertas que realmente façam sentido para cada tipo de público adaptando as campanhas e as comodidades do seu hotel para atraí-los e recebê-los adequadamente.
Leia também: Saiba como é a segmentação baseada em localização geográfica
2. Considere sua estrutura
Agora que você já identificou o público para quem a reserva será destinada, você deve avaliar seu estabelecimento para verificar se é possível a esse tipo de demanda.
Se o seu público-alvo são profissionais que viajam muito e esperam descansar ou trabalhar no seu hotel, por exemplo, é importante oferecer espaços de trabalho adequados.
Essa área deve ser silenciosa, com conexão com a internet estável, tomadas, estações de café, mesas confortáveis e cadeiras ergonômicas.
É essencial pensar em todos os detalhes das instalações do hotel. Afinal, o day use é uma ferramenta estratégica para encantar um cliente e atraí-lo para diárias completas futuramente.
3. Defina as regras de uso do day use no hotel
Com o público e os serviços estabelecidos, é necessário criar as políticas de uso da sua reserva de hotel day use.
Na prática, isso significa que você deverá determinar:
- horários e processos de check-in e check-out;
- valor da reserva;
- serviços inclusos;
- duração da estadia;
- políticas de cancelamento;
- ferramentas de identificação dos clientes day use (como pulseiras, por exemplo);
- restrições (de instalações ou serviços).
Todos esses elementos devem ser estruturados para que não haja desentendimentos que geram frustração nos clientes.
4. Promova a reserva day use
Promover um novo serviço em seu hotel nem sempre é uma tarefa fácil, visto que sua equipe está toda focada em executar as tarefas daqueles serviços que já funcionam muito bem.
Contudo, uma boa estratégia de marketing pode ajudar você a alcançar um resultado positivo em suas reservas nesta modalidade.
Pensando nisso, separamos algumas dicas especiais para você aumentar a demanda de day use:
1. Invista em uma boa plataforma de vendas
Com certeza seu hotel já possui um PMS que faz a gestão das reservas dele, certo? Aqui, a sugestão é investir em uma plataforma dedicada à gestão de vendas de day use, como um e-commerce da Planne, por exemplo.
Dessa forma, fica mais fácil gerenciar esse tipo de venda sem interferir na gestão das reservas de quartos.
2. Crie uma landing page promocional
Uma boa campanha de vendas precisa ter uma série de recursos interligados que “cerquem”, instigando a compra.
No site da Planne, é possível criar formulários personalizados que podem ser veiculados em campanhas de mídia paga, simplificando a captação de leads para o seu hotel.
Saiba mais em: A importância de um site otimizado para vendas via mobile
3. Utilize tags e URL personalizadas
Uma vez que a landing page está criada, é importante que você crie a URL dela de forma a identificar mais facilmente no futuro sobre qual campanha ela faz parte.
A utilização de tags que fazem referência à campanha day use também pode ser uma ótima forma de identificar a origem da venda na plataforma de gestão Planne, garantindo um tracking perfeito para seus relatórios.
4. Aposte em Influencers
Pessoas compram de pessoas, você já deve ter ouvido falar isso aqui no blog da Planne. E isso é verdade!
Quando alguém que você confia indica algo, sua tendência de compra é bem maior. Portanto, aproveite a presença de influencers na cidade onde está o seu hotel e os convide via DM para conversar e oferecer uma parceria para divulgação.
5. Invista nas palavras-chave certas
Não é sempre que suas campanhas de mídia paga são tiro certeiro. Isso ocorre tanto no Google Ads, como no Facebook Ads.
Entretanto, saber quais palavras-chave utilizar pode fazer com que o seu investimento tenha um excelente retorno. Por isso, use e abuse de palavras como “o que é day use”, “day use em (localidade)”, “hotel day use”, “day use hotel fazenda”, “hotel para passar o dia” e muito mais!
6. Utilize seu blog
Conte como é a experiência de day use no hotel. Mostre todos os seus diferenciais, os principais pontos, a qualidade do atendimento e as “regalias” que o cliente poderá ter. Estratégia ganha jogo, e a Planne pode te ajudar com isso!
Conte com as nossas soluções tecnológicas para promover uma experiência de compra ainda melhor para os seus visitantes. Com desenvolvimento whitelabel, nossa plataforma é dinâmica, personalizável e oferece rápido atendimento, para que você possa criar o seu site e aumentar o seu número de vendas online.
5. Invista na recepção do hotel
Por fim, é fundamental caprichar na recepção do hotel para encantar e oferecer uma experiência diferenciada para os clientes com reservas day use.
E esse assunto é tão importante que merece um tópico em destaque só para ele. Confira a seguir.
Por que investir no serviço de recepção do hotel?
Não adianta oferecer reservas de hotel day use fortemente atrativas, utilizar as melhores plataformas para gerar leads e gerenciar suas vendas se, ao chegar no seu estabelecimento, o cliente não receber uma recepção acolhedora, calorosa e de alta qualidade.
Deixar de investir no serviço de recepção do hotel é um enorme desperdício de esforço e dinheiro.
Isso porque a recepção é o primeiro contato com o seu espaço físico, e causar uma boa primeira impressão é determinante para promover uma experiência cativante para o cliente. Até porque, a primeira impressão é a que fica, concorda?
Logo, é muito importante que sua equipe:
- esteja devidamente treinada para receber os clientes;
- assuma uma postura cortês, prestativa, e esteja genuinamente preocupada em resolver quaisquer problemas que surgirem;
- informe o cliente e dê as orientações necessárias para que possa tirar o máximo de proveito do hotel.
Com essas práticas, você poderá fidelizar clientes, e ainda transformá-los em promotores da sua marca!
Ficou claro o que é day use e como implementar essa modalidade no seu hotel?
Está pronto para alcançar um público mais amplo e impulsionar suas vendas com a praticidade das reservas online, acessíveis a qualquer hora e em qualquer lugar?
Então, conheça agora mesmo a plataforma de e-commerce especializada em reservas day use e saiba como ela pode te ajudar.
Quer implementar essa nova estratégia? Então, converse agora mesmo com a nossa equipe. Estamos prontos para te receber e esclarecer qualquer dúvida.
Boas vendas!