Um levantamento da Math Ads mostrou que nove em cada dez brasileiros pesquisam na internet antes de realizar uma compra. Talvez isso não seja uma novidade para você como consumidor, pois é provável que também tenha esse hábito.
Entretanto, qual é o seu comportamento como empreendedor? E qual é a importância da internet na estratégia da sua empresa? Será que você sabe como vender mais no e-commerce?
Mesmo que você tenha uma operação física, como é o caso de restaurantes, parques temáticos e museus, usar as lojas virtuais para vender mais tende a ampliar seu faturamento e atrair mais compradores.
A primeira razão para isso é a presença digital. Ela coloca você no mapa das pessoas que usam a internet para encontrar soluções para suas necessidades e desejos. Como vimos acima, 90% dos brasileiros fazem isso.
Logo, se a empresa não tiver uma boa presença online, será dificilmente encontrada e considerada por essas pessoas.
A propósito, saiba que os canais digitais não são feitos apenas para o marketing, mas também podem e devem ser usados para gerar receita.
Isso é verdade mesmo para negócios que não tenham um produto para ser comercializado online. Uma empresa de serviços, por exemplo, pode vender e ampliar o ticket médio do negócio usando a loja virtual.
No caso de um restaurante ou bar, a sugestão é usar o sistema de reservas online ou criar um espaço para vendas antecipadas de vouchers, entradas, presentes, brindes e mais!
E, para fazer tudo isso dar certo, é preciso ir muito além de colocar o site no ar, lançar os produtos e deixar acontecer. Siga conosco para conhecer as ações que devem ser consideradas e, finalmente, aprender como vender mais no e-commerce.
Por que é importante saber como vender mais no e-commerce?
Bom, vamos lá: ninguém cria um e-commerce e lança produtos apenas porque acha bonito e quer “status” para sua marca. Todos avaliam e concretizam esse investimento por um bem comum da empresa: mais dinheiro! E, para gerar vendas, um e-commerce requer manutenção, tanto quanto uma loja física.
Enquanto em um ponto comercial você pagará aluguel, conta de luz, internet, água, salário dos colaboradores e afins, em um e-commerce, terá custos como:
- domínio;
- hospedagem;
- plataforma de gestão;
- investimento em mídia paga;
- lançamento de produtos.
Até mesmo se você for a pessoa responsável por lançar os produtos, saiba que o tempo dedicado nisso também custará dinheiro.
Leia também: Crie um site para o seu restaurante e modernize a forma de vender reservas
Por que ter um e-commerce?
Começamos o texto dando uma ótima razão para você começar a vender online: ser encontrado por potenciais compradores. Em paralelo, vale considerar o crescimento do setor de e-commerce, visto que há novos compradores entrando nos canais digitais e, consequentemente, fazendo mais e melhores compras.
Nessa linha, a pesquisa da ABComm Forecast, Associação Brasileira de Comércio Eletrônico, mostrou que o faturamento do e-commerce em 2022 foi de R$ 169.59 bilhões no Brasil, uma diferença de mais de 18 bilhões em relação ao faturamento de 2021.
Outro dado - desta vez relacionado a um setor no qual os empreendedores ainda costumam ter o pé atrás com a venda online - envolve a comercialização de alimentos e bebidas. Segundo o relatório da Nielsen|Ebit, esse setor foi o que apresentou um maior crescimento de pedidos online em 2022, com um impulsionamento de 82,8%!
Essa movimentação deve servir como um estímulo para você que trabalha com um restaurante, por exemplo, criar seu site com um sistema de reservas online em que seus clientes possam escolher uma mesa, comprar brindes e aproveitar ofertas e promoções especiais.
Uma sugestão para um restaurante temático, por exemplo, é criar uma bebida especial que só pode ser comprada pelas reservas online. Isso estimula que os clientes acessem o site e, ainda, ajuda a aumentar o ticket médio (e a receita da empresa).
Mais reservas significam um melhor planejamento e uma maior previsibilidade do movimento de cada noite.
Esse é apenas um exemplo de como e porque você deve aprender como vender mais no e-commerce, independente do formato de negócio.
Leia também: Quer aumentar o número de clientes? Ofereça reservas antecipadas e garanta seu faturamento
Como fazer meu e-commerce vender mais?
Fazer seu e-commerce vender mais depende da criação de um canal seguro e com usabilidade fácil para os clientes, contando com ferramentas de pagamento online eficientes e simples de usar. Além disso, é necessário investir em marketing digital para aumentar o tráfego e criar bons atrativos dentro da loja virtual.
Esses atrativos podem ser descontos, combos especiais e exclusivos, produtos e serviços premium.
Lembre-se que é preciso pensar no funil de vendas de maneira global, incluindo ações de:
- atração: como mídia paga, otimização dos mecanismos de busca (SEO), marketing de conteúdo e redes sociais;
- conversão: remarketing, com pop-up com descontos e e-mail marketing;
- venda: depoimentos e avaliações de clientes, promoções e serviços exclusivos;
- fidelização: e-mail, marketing de conteúdo e mais.
Considerar esse caminho é uma das formas mais eficientes e atuais de vender mais no e-commerce.
Como se destacar nas vendas online?
Para se destacar nas vendas online é preciso conhecer o perfil do público, entender o tipo de produto ou serviço que é seu diferencial e, ainda, produzir conteúdo e anúncios que conectem sua oferta aos compradores certos. Ter um canal de vendas e investir em marketing são dois passos obrigatórios.
Para te ajudar a dar os primeiros passos, separamos algumas ações primordiais, que devem estar em seu plano de ação. Confira!
Mídia paga
Conhecer as estratégias de Google Ads e Facebook Ads pode fazer a diferença no seu resultado.
Com essas ferramentas, você alcançará um público específico que já foi pré-definido quando definiu o perfil de cliente que quer impactar.
Influenciadores digitais
Se você conhece perfis do Instagram ou de outras redes sociais que falam diretamente com seu público, aposte neles!
Influenciadores são pessoas falando com pessoas, o famoso “human-to-human”.
Crie conteúdo
Contar para seu público como você pode “solucionar a dor” dele estimula a fidelização e, na hora que realmente precisar, ele se lembrará de você. Isso vai te ajudar a vender mais pela internet, aproveitando as diferentes etapas da jornada de compra dos clientes.
Nessa perspectiva, ter um blog no seu e-commerce permitirá que você coloque os links diretos dos seus produtos em hyperlinks, aumentando as chances de serem vistos.
Há uma série de estratégias que podem ser tomadas e combinadas entre si para te ajudar a vender mais no e-commerce.
O importante é sempre estar aberto a testar novas ideias, entendendo a receptividade do seu público para cada uma delas.
E, para que tudo isso aconteça, é essencial ter uma plataforma de gestão que lhe auxilie na implementação dessas estratégias e ofereça relatórios de análise sobre suas conversões.
A Planne é a ferramenta ideal para ajudar empresas a vender mais no e-commerce, por meio de um sistema de reservas e ferramentas de pagamento online.
E, se você é gestor de um restaurante, bar, parque, museu ou outros espaços como esses, pode contar com nossa solução para oferecer uma experiência de alta qualidade aos clientes que chegam até seu site.
Nossa ferramenta é fácil de usar e te ajuda em diversas estratégias, desde aumentar a previsibilidade de vendas do negócio até elevar o ticket médio, ampliar o leque de produtos e, claro, vender mais! Acesse o site e conheça nossos preços e planos.