Quando você está começando, a venda on-line pode ser intimidante. Mas a tecnologia está em nossa essência e, aos poucos, pode se tornar simples! Dê uma olhada nestas dicas e entenda como em poucos passos você se verá gerenciando seu próprio negócio online.
Passo 1: Conheça seus clientes
Então você quer ganhar dinheiro vendendo produtos e serviços online? Isso é possível, mas precisará conhecer seus clientes para atingir seu objetivo. Em vez de trabalhar incansavelmente para criar um negócio que se arrasta à medida que os lucros começam a diminuir, você precisa colocar o cliente no centro de seu plano de negócios. Aqui está o que falta na promoção de seu produto, muitos iniciantes não levam em conta a origem de seus clientes. Eles não sabem como os encontraram e o que os faz comprar. Se você não fizer ou não fez esta pesquisa, você pode trabalhar nos canais de marketing errados e perder muito tempo e dinheiro. A venda on-line é agora um fenômeno mundial e isso abriu muitas oportunidades. Para garantir que a linguagem não seja um problema, adicione legendas às suas promoções.
Etapa 2: Trabalhe em seu produto
Para começar as vendas online é preciso analisar o produto ou serviço que será vendido, a fim de adaptá-lo ou modificá-lo para ser “vendável” na internet. Por exemplo, se for um produto físico: como ele será entregue? Montado ou desmontado? Precisará de manual de instruções para montar? Cabe em uma caixa? Está de acordo com as regras de transporte? E se for um serviço: ele é de fácil compreensão para o cliente comprar? Como ele poderá usufruir do serviço? Quais as regras de compras? Estas são algumas das perguntas que você precisa fazer a si mesmo a fim de trabalhar em seu produto.
Passo 3: Conhecer o comércio eletrônico
Na realidade, a Associação de Marketing Direto informa que a cada seis meses, cerca da metade de todos os usuários da Internet fazem uma compra on-line. Com a indústria do comércio eletrônico em ascensão, é importante saber como funciona e como você pode se envolver. Se você está considerando abrir uma loja de comércio eletrônico, há algumas coisas que você precisa saber antes de começar. A venda on-line e os produtos digitais são os mais fáceis de vender on-line. Não é necessário grande capital para começar, mas você precisa avaliar questões sobre logística e atendimento ao cliente para se diferenciar dos concorrentes.
Etapa 4: Preparar o conteúdo
Faça uma lista dos tópicos que são relevantes para seus clientes e certifique-se de cobrir a maior parte dos tópicos. Isto pode incluir algumas pesquisas e entrevistas para garantir que o site tenha uma sensação autêntica. Explore diversos formatos de conteúdo para atingir todos os públicos possíveis dentro do seu universo. Você sabia que, nos últimos 3 anos, as visualizações de vídeo aumentaram 75%? O tempo de visualização do YouTube aumentou em 50% e o consumo de vídeos no celular aumentou 76%, de acordo com a comScore. A Revista INC informa que 90% dos consumidores consideram as informações sobre produtos e serviços em vídeos como confiáveis, em comparação com apenas 43% para textos. Você se concentra em criar conteúdo de vídeo para sua loja on-line? Se não, então você está perdendo muitos clientes importantes que preferem aprender sobre produtos a partir de vídeos e não de palavras.
Etapa 5: Publicidade e marketing
A publicidade e o marketing são essenciais para todas as empresas. Entretanto, muitas pequenas e médias empresas (SMBs) acham desafiador desenvolver uma estratégia de marketing eficaz. Todos nós sonhamos em obter lucros suficientemente grandes com nossos negócios on-line para que possamos expandir e crescer. E também sabemos que a publicidade boca-a-boca ainda é a melhor maneira de promover seu website ou produto. No mundo dos limites de caracteres da mídia social, algumas imagens podem falar mais alto do que as palavras. Por que não adicionar fotografias a seu vídeo? Você já viu essas imagens ou vídeos em alguns sites que aparecem coloridamente e fazem você querer comprar ou ler esse conteúdo em particular? Você notou como isso despertou sua atenção? Você adivinhou bem!
Passo 6: Acompanhe seus resultados
É crucial para os proprietários de lojas de e-commerce rastrear suas estatísticas e determinar o que é eficaz. Você pode passar muito tempo experimentando diferentes tipos de conteúdo para seu blog, incorporando novos produtos ou serviços em sua loja on-line, mas como você sabe se isso está realmente funcionando? Monitorar seu progresso e resultados é o maior componente de seu negócio de e-commerce. À medida que seu negócio online crescer, é importante acompanhar os resultados de seu marketing online.
Conteúdo originalmente escrito por VEED.