A digitalização dos mais diversos setores vem crescendo constantemente.
Há muitas formas de estar presente na internet, mas para quem trabalha com venda de produtos ou serviços, o e-commerce é um dos meios mais importantes, principalmente quando estamos falando de aumentar vendas e o faturamento do seu negócio.
O Brasil possui o segundo lugar do mundo no ranking de Índice de Qualidade do E-commerce, ficando atrás apenas dos Estados Unidos.
Apesar do bom rankeamento, o resultado não é tão expressivo como poderia ser.
Por conta disso, podemos destacar dois pontos importantes:
O primeiro deles é que a concorrência está cada vez mais forte e você precisa acompanhá-la.
O segundo é que há muita margem para melhorar ainda mais a qualidade dos e-commerces e deixá-los cada vez mais profissionais.
Vendo essa oportunidade de crescimento e melhora, estar atento à qualidade de prestação de serviço é fundamental para liderar seu setor num mercado competitivo.
Pensando nisso, nós preparamos esse artigo com dicas para aumentar a qualidade das características que melhoram a experiência do usuário no seu e-commerce.
Você precisa saber disso:
Tenha um layout responsivo
Pode parecer um bicho de sete cabeças, mas calma.
O layout responsivo é algo simples de compreender e de implementar. Esse é um aspecto bem importante para um e-commerce e trata principalmente sobre o tempo de carregamento das informações e adaptação delas aos diferentes formatos de tela em que seu site será visto e acessado.
Não existe nada mais chato do que ficar esperando algo carregar, seja uma informação da descrição ou preço do produto, imagem, mudança de página e tantas outras situações no momento da navegação.
Quando essa experiência acontece pelo celular fica ainda mais importante, precisando que tudo se adeque ao formato da tela e ao espaço menor.
É muito grande a desistência da compra pelo motivo de o site ser lento, ou porque o formato não se adequou ao smartphone.
Portanto, não tenha medo de investir em um bom e rápido layout. Procure bons profissionais para garantir que o site do seu e-commerce ofereça a melhor experiência de compra.
Estudos realizados pelo Google mostram que se o site demora em torno de 3 segundos para carregar uma informação, 32% dos usuários abandonam a página; Se essa demora for de até 5 segundos, 90% abandonam.
Ou seja, são números muito expressivos sobre a forma como o consumidor se comporta quanto a responsividade do seu site.
Usabilidade: e-commerce com navegação intuitiva
Além de um tempo de resposta rápido ao clique do usuário, a usabilidade do site precisa ser simples. O caminho para realizar a compra deve ser descomplicado. Com apenas quatro ou cinco cliques, o cliente deve conseguir encontrar o produto que deseja comprar.
Tão importante como encontrar facilmente um produto, é um checkout simplificado.
O processo de pagamento da compra realizada, também deve possuir poucos passos. Retire todos os links e informações desnecessárias, ofereça processos de preenchimento automatizados e mantenha o foco na conversão da compra.
Para facilitar a navegação no seu e-commerce há algumas ferramentas que devem ser implementadas, tornando a jornada de compra mais agradável e minimizando as chances de abandono do site.
Confira quais são:
- Utilize botões de ação visíveis e objetivos;
- Botão de compra com um clique;
- Filtros para busca inteligentes;
- Layout com todas as informações bem organizadas;
- Filtro para conferência de valor de frete;
- Visualização do carrinho de compras;
- Espaço para adicionar cupons de desconto;
- Fácil checkout para pagamento;
- Opção de armazenamento de dados para compras futuras;
- Fácil visualização do prazo de entrega;
- Pop-up de atendimento online;
- Aba de confirmação de endereço.
São muitos pontos que, apesar de simples, acabam passando em branco na hora de desenvolver seu site.
Imagine-se realizando uma compra e pense em todas as etapas, estude sites concorrentes e veja o que agrada - ou não - como consumidor. Por fim, busque profissionais competentes para o desenvolvimento do seu e-commerce.
Flexibilidade
Atualmente, assumir funções mais estratégicas e menos operacionais é a forma mais inteligente de se trabalhar e aumentar o faturamento do seu negócio.
Associe à sua plataforma, portanto, meios de flexibilizar o seu trabalho e melhorar a experiência do cliente.
As formas pelas quais você pode implementar isso no seu e-commerce é diversificando os meios de pagamentos, automatizando processos e liberando recursos estratégicos para seu modelo de negócio.
A interação desenvolvedor - contratante (você, neste caso) e consumidor final (seu cliente), precisa ser rápida e simplificada. Se a comunicação for boa entre essas três vertentes, um e-commerce bem estruturado e lucrativo é a realidade mais plausível.
E-commerce whitelabel
Um e-commerce whitelabel quer dizer, no português, etiqueta branca ou marca branca. Ou seja, algo “sem marca”. É um termo utilizado para relacionar a terceirização de produtos ou serviços.
Basicamente, é uma plataforma de loja pronta para que você utilize na sua empresa.
São plataformas e produtos criados por empresas especializadas que são vendidos de forma padrão para várias empresas.
Apesar do layout ser similar, é possível personalizar e deixar tudo com a cara da sua marca. Cores, logotipo, layout, botões personalizados e outras infinidades de opções que irão variar de acordo com a empresa contratada.
A grande sacada aqui é a possibilidade de possuir um e-commerce de qualidade sem precisar investir muita grana no desenvolvimento do site.
Você utiliza uma plataforma já desenvolvida e apenas a adapta às suas necessidades, customizando a plataforma e adicionando os itens para a venda.
Como o principal objetivo de um plataforma whitelabel é ser versátil e mais acessível, o modelo de software difere de desenvolvedor para desenvolvedor, além dos diferentes modelos, de acordo com o tipo de e-commerce.
Sistemas como o da Planne são ótimas opções, com interfaces interativas e personalizáveis.
Conclusão
Parte essencial e muito importante do encantamento do cliente, conversão e para a venda final é proporcionar um bom atendimento.
Quando estamos falando de bom atendimento em e-commerces, o layout do site, responsividade e flexibilidade são meio caminho andado para gerar uma boa experiência.
Poder contar com profissionais atualizados e que dão suporte é essencial para um bom trabalho em conjunto, resultando em um e-commerce simples e personalizado com a sua marca.
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Garantindo boas experiências dentro do seu e-commerce para os seus clientes, com certeza, além de garantir a venda, fará com que ele volte mais vezes e indique para amigos e familiares próximos.
Agora que ficou mais claro como melhorar a experiência de compra, é hora de investir nas estratégias corretas e aumentar seus lucros.