Answer The Public: o que é e como usar essa ferramenta de SEO?

Autor do artigo
por Gregório Nardini
09/03/2023
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Answer The Public: o que é e como usar essa ferramenta de SEO?

Answer The Public é uma ferramenta de SEO muito útil, tanto é que diversos profissionais de marketing acabaram se especializando nela. Existem muitos motivos para isso, visto que sua proposta é diferente das soluções mais usadas.

Muitas organizações gostam dessa ferramenta porque ela traz excelentes resultados, quando bem aplicada. Isso porque prioriza um fator muito importante na hora de aplicar as estratégias de SEO: a intenção de busca do usuário.

Quando a marca se foca na intenção de busca de seu público-alvo em suas estratégias de otimização, consegue encurtar o caminho para gerar tráfego, converter mais leads e aumentar as vendas.

É importante compreender estes três processos porque, antes de vender, primeiro a marca precisa atrair visitantes para seus canais digitais, e as estratégias de SEO ajudam a fazer isso.

Mas além de atrair os visitantes, é necessário despertar o interesse deles e com isso convertê-los em leads. Só a partir daí é possível trabalhar as vendas e o answer the public ajuda muito em todas essas fases.

Para esclarecer dúvidas sobre o assunto, este artigo vai explicar o que é answer the public, como usar a ferramenta, de que maneira ajuda a melhorar o desempenho no Google e quais são os benefícios que ela traz.

Conceito de Answer The Public

Answer the Public é um recurso que ajuda a encontrar termos que vão auxiliar os criadores de conteúdo e outros profissionais de marketing a compreenderem as necessidades e questões do público-alvo.

O trabalho cria uma lista de perguntas sobre determinado assunto e a ferramenta também fornece dados visuais e intuitivos para enxergar questões e preocupações dos usuários de maneira mais clara.

Uma escola que oferece aula teórica auto escola online vai fazer isso por meio de gráficos e diagramas que mostram quais são as perguntas mais comuns sobre o assunto e com que frequência elas são feitas.

O processo é muito útil para quem deseja produzir artigos, vídeos e outros materiais que abordam as dúvidas do público. Seu funcionamento consiste na geração de uma lista de perguntas relacionadas à palavra-chave. Quando um usuário insere o termo e clica em pesquisar, a ferramenta mostra diversas perguntas agrupadas em categorias.

Essas categorias são “o que”, “por que”, “quando”, “onde”, “qual”, “como”, “quem”. Também é a partir do termo inserido que o answer the public vai informar outros tópicos relacionados às perguntas, que as pessoas normalmente procuram.

Depois que o termo é escrito, os resultados são exibidos em 5 seções diferentes, sendo elas:

  • Questions;
  • Prepositions;
  • Comparisons;
  • Alphabeticals;
  • Related;

O primeiro são as perguntas que as pessoas costumam fazer, enquanto as preposições estão relacionadas às variações dessas perguntas.

As comparações são resultados que contam com termos como “gostar”, “contra”, entre outros. Para facilitar o processo, os resultados aparecem em ordem alfabética, além de oferecer buscas relacionadas ao termo pesquisado.

Em cada uma dessas seções, os resultados são disponíveis como visualization (apresentando gráficos) e data (texto simples).

Como usar o Answer The Public

Para aproveitar todos os benefícios, um fabricante de móveis para closet planejado com penteadeira precisa saber usar o answer the public. Para isso, é importante trabalhar o seguinte passo a passo:

Acessar o answerthepublic.com

A ferramenta funciona online, por isso, não é necessário instalar nenhum lugar ou utilizar um tipo específico de software no dispositivo.

É necessário acessar sua página na internet que ali mesmo vai aparecer o campo para digitar a palavra-chave de preferência. Toda a plataforma é pensada para melhorar a experiência do usuário.

Selecionar idioma e país

Depois de acessar o site, é necessário configurar os idiomas das palavras-chave trabalhadas. Se isso não for feito, é possível encontrar resultados que, mesmo estando na língua desejada, não correspondem ao mesmo território da empresa.

Isso pode prejudicar a estratégia, a menos que a organização pretenda fazer SEO Internacional, caso contrário, é necessário configurar o idioma.

Inserir uma palavra-chave

Depois de definir país e língua de acesso, chegou o momento de fazer uma pesquisa, e logo abaixo do campo de busca para digitar a palavra, existe um alerta sugerindo o uso de apenas um ou dois termos.

Isso faz sentido porque o answer the public retorna palavras de cauda longa, como [laudo de periculosidade para eletricista]https://consultoria.marcelinosst.com.br/laudo-de-periculosidade-para-eletricista).

Não é proibido fazer pesquisas com mais de 3 palavras, mas elas aumentam as chances de aparecer termos que não estão relacionados ao assunto nos resultados.

Exportar os resultados

Se a empresa quiser, pode exportar uma lista de palavras-chave para um arquivo Excel e extensão CSV. Isso facilita na hora de organizar e desenvolver estratégias futuras de conteúdo, sem precisar fazer outras buscas no site.

Isso é importante porque existe um limite de duas buscas por dia na versão gratuita, e o usuário também pode passar a planilha gerada para a nuvem no Google planilhas ou qualquer outro serviço na nuvem.

Usar termos secundários

Dependendo do termo pesquisado, por exemplo, ltcat individual, é possível receber diversas palavras-chave. O ideal é revisar os resultados atentamente e selecionar apenas aquelas com mais potencial de atrair clientes.

Em outras palavras, o ideal é selecionar palavras que possam ser usadas como tópicos nos artigos. Mas podem haver situações em que a quantidade de perguntas será tão extensa que vai permitir criar até mesmo um ebook.

Como melhorar o desempenho no Google?

O answer the public é uma ferramenta que melhora o desempenho da empresa no Google porque pode ser usado em conjunto com várias outras estratégias de marketing de conteúdo.

Por exemplo, com seu auxílio, a organização pode criar respostas rápidas para perguntas mais comuns. Para uma empresa de instalação ar condicionado central, esse tipo de informação vale a pena porque gera postagens mais curtas.

O recurso também pode ser usado para otimizar o conteúdo e investir nas palavras-chave certas. Isso porque quando a empresa identifica os termos mais relevantes para o tópico, compreende as interações de busca dos usuários de maneira mais precisa.

Também é possível utilizar para gerar ideias de conteúdo, principalmente quando a intenção é continuar produzindo materiais sobre um tema central.

Às vezes, o produtor de conteúdo pode achar que já se esgotaram os temas relacionados, mas ao fazer uma pesquisa na ferramenta, descobre diversas sugestões para se aprofundar ainda mais.

Benefícios do Answer The Public

Utilizar essa ferramenta traz muitos benefícios para as empresas, e um dos que mais se destacam é o aumento da visibilidade de páginas individuais.

Dentro da ferramenta, as palavras escolhidas são as mais relevantes para a busca dos usuários, portanto, ao utilizá-la, uma empresa de controle de acesso consegue aumentar a visibilidade individual de cada página, de acordo com as interações.

Do ponto de vista do SEO, o Google valoriza materiais úteis e relevantes para as pessoas, por isso é fundamental trabalhar a qualidade do que é produzido, de modo a atender as expectativas dos leitores e resolver seus problemas e dúvidas.

O answer the public é muito bom para fazer otimizações nesse sentido, além disso, oferece um excelente ranqueamento nos resultados de busca.

Saber usar corretamente as palavras-chave na página é um critério extremamente importante para os algoritmos do Google e o answer the public mostra quais termos geram mais impactos e melhoram o posicionamento do site.

Se as páginas de uma empresa de higienização e impermeabilização de estofados estão bem posicionadas, consequentemente vão atrair mais tráfego.

Fazer os aprimoramentos necessários no SEO vai atrair mais visitantes, e pelo fato de que os conteúdos são mais direcionados para os interesses dos usuários e os termos escolhidos estão adequados ao tema, os usuários vão permanecer mais tempo navegando.

Também fica muito mais fácil identificar oportunidades para criar um bom conteúdo, e isso acontece ao analisar perguntas e palavras mais relevantes sobre determinado assunto.

Automaticamente, o gestor vai perceber lacunas de conteúdo e será capaz de planejar materiais que vão preencher o que está faltando.

Para um buffet que organiza micro wedding restaurante é uma forma de identificar novos tópicos capazes de enriquecer o blog ou site.

Outra possibilidade é criar conteúdos direcionados para melhorar ainda mais a segmentação do público, dessa forma, a equipe vai falar sobre tópicos relevantes para diversos públicos e no nicho em que a empresa é especialista.

Considerações finais

Quando se trata de SEO, uma das estratégias mais importantes é escolher a palavra-chave ideal para basear a criação do conteúdo e até mesmo a elaboração de uma página no site ou blog.

Para melhorar ainda mais o uso desse recurso, os negócios podem contar com o answer the public, que vai sugerir termos complementares a uma palavra-chave pesquisada, otimizando ainda mais o conteúdo e valorizando as estratégias de SEO.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


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